PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par786/17 |
PROFESSOR |
Patrick Alexander Giusti Naufel |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Design de Interação |
2-17060 |
8º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Conceitos básicos de Interação. Processo de design com foco na perspectiva do usuário. Métodos e princípios utilizados para projeto de interação. Métodos de coleta de dados do usuário. Avaliação de usabilidade de interfaces. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar técnicas e métodos utilizados no projeto e avaliação de sistemas interativos com o objetivo de se produzir interfaces de sistemas computacionais de alta qualidade. A disciplina foca na qualidade sob o ponto de vista do usuário de forma a se atingir interfaces que sejam mais eficientes, eficazes e tragam maior satisfação dos usuários e clientes. Ao final do curso o aluno ou aluna deverá conhecer as principais técnicas utilizadas no projeto de interface com o usuário e ser capaz de aplicar essas técnicas no contexto de um processo de desenvolvimento de software. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Compreender a importância da visão do usuário • Entender sua aplicação nas interfaces • Ter percepção de interação • Projetar de forma a pensar no usuário • Humanização da tecnologia trazendo aspectos físicos e cognitivos • O aluno ser capaz de aplicar isso em seu dia a dia • Estimular o pensamento crítico |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Introdução a Design de Interfaces |
8 |
2 |
2. Interfaces e Usuários |
16 |
3 |
3. Técnicas de Concepção |
16 |
4 |
4. Técnicas de Pesquisa com Usuários |
16 |
5 |
Técnicas de Avaliação de interfaces físicas e digitais |
22 |
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TOTAL DE HORAS |
78 h |
Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: PROJETO INTEGRADOR |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: *Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Conhementos gerais em Design de Interação e Experiência de Uso |
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HABILIDADES |
Projetar, Analisar e Avaliar uma interface de usuário |
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ATITUDES |
Curiosidade, Participação e Questionamentos |
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OUTRAS |
Se interessar a ponto de ampliar o conhecimento por meio de leitura e estudo complementar |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
|
x |
|
x |
3 |
A definir |
|
|
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Trabalho Prático |
3 a 5 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Prova Teórica |
1 a 5 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Projeto Final |
|
x |
x |
|
2 |
A definir |
|
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Usabilidade na WEB: projetando websites com qualidade. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 296 p. ISBN 9788535221909 |
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2 |
WALTER CYBIS, ADRIANA HOLTZ BETIOL, RICHARD FAUST. ERGONOMIA E USABILIDADE - CONHECIMENTOS, MÉTODOS E APLICAÇÕES. 1ª. NOVATEC 2007 |
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3 |
KRUG, Steve. Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 195p. ISBN 9788576082712 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
LOWDERMILK, Travis. Design Centrado no Usuário: Um guia para o Desenvolvimento de aplicativos amigáveis. São Paulo: Novatec, 2019. |
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2 |
ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jenny. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador. 3a ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. |
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3 |
NORMAN, Donald. O Design do Dia a Dia. 1a Ed. Rio de Janeiro: Anfiteatro Rocco, 2006. |
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4 |
TEIXEIRA, Fabrício. Introdução a Boas Práticas de UX. 1a Ed. São Paulo: Casa do Código, 2014. |
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5 |
BARANAUSKAS, M. C. C. et al Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. São Paulo: UNICAMP, 2000. |
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obs:As aulas remotas síncronas respeitarão o horário cadastrado da disciplina e serão realizadas através da ferramenta Google Meet. O link fixo da disciplina será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp e Google Classroom. Os materiais da disciplina, atividades e as aulas síncronas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Google Classroom, o código da turma será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp. A frequência deverá ser indicada pelo(a) aluno(a), através do chat da ferramenta Google Meet utilizada para as aulas síncronas. Ao final da aula será conferida pelo professor, que lançará seu registro no diário de classe. A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). De acordo com o Art. 2o, Parágrafo único, da Resolução no 435/2020: O(a) aluno(a) ao ingressar na sala de aula aceita a gravação e que esta será disponibilizada no Google Classroom por 30 dias, e que sua reprodução fora deste ambiente é vedada. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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