UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Tecnologias Educacionais - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Dejenane de Souza Monteiro


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Tecnologias Educacionais

0-20056

2

40


EMENTA

Tecnologia, escola e trabalho docente: a quebra de paradigmas. Integração das diferentes

tecnologias usadas na educação e sua avaliação. Metodologia de ensino e uso de novas

tecnologias.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver no acadêmico a capacidade de buscar, testar e aplicar recursos tecnológicos e ferramentas computacionais para utilização em sala de aula.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desmistificar o uso de tecnologia no ambiente educacional; • Desenvolver a capacidade de busca e análise de recursos tecnológicos educacionais; • Utilizar de forma prática de ferramentas computacionais para o ensino de matemática; • Conhecer e utilizar as tecnologias de informação e comunicação voltadas à educação; • Conhecer e praticar métodos avaliativos utilizando a tecnologia educacional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da Disciplina: professor, alunos, plano de ensino, forma de trabalho.

2

2

Tecnologia, escola e trabalho docente: a quebra de paradigmas
- Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);
- Recursos computacionais;
- Docência na área de tecnologia.

12

3

Integração das diferentes tecnologias usadas na Educação
- Softwares e plataformas educacionais;
- Avaliação das ferramentas;
- Utilização em ambiente educacional

12

4

Metodologia de ensino e uso de novas tecnologias
- Como utilizar as ferramentas;
- Como dimensionar as aulas;
- Prática em Laboratório.

14

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Apresentação do Plano de Ensino, Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Avaliação Integrativa do Semestre.


Estratégias:ARS, AGM, AGC, APE, EX


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conteúdo proposto na ementa e no conteúdo programático, verificando através de avaliações se o acadêmico atingiu aos objetivos da disciplina

HABILIDADES

Capacidade de Resolução das atividades propostas e qualidade dos trabalhos

ATITUDES

Frequência em sala de aula, interesse e participação das aulas, assiduidade, responsabilidade e compromisso do acadêmico.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1, 2, 3 e 4

x

x

x

2

A definir

Avaliação 1

1

x

x

x

2

A definir

Avaliação 2

2

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação 3

3

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação 4

4

x

x

x

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PEIXOTO, Joana; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, v.33, n.118 , p. 253-268, jan. 2012.

2

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2006. 137 p.

3

GOULART, Mailza Maria Rosa; BORGES, Gilberto Borges. Cursos de formação continuada: novas tecnologias aplicadas à educação e seus impactos na prática docente no.... Lages, 2003. 46 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

VALÉRIA OLIVEIRA DO CARMO. Tecnologias educacionais. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2015. PDF. ISBN 9788522123490. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522123490.

2

BÁRBARA ALESSANDRA GONÇALVES PINHEIRO YAMADA.; BENEDITO FULVIO MANFREDI; NANCI APARECIDA DE ALMEIDA. Tecnologia na Escola: Abordagem Pedagógica e Abordagem Técnica. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2014. PDF. ISBN 9788522116454. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522116454.

3

COUTO, Heloisa Helena Oliveira de Magalhães. Jovens professores no contexto da prática e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, v.35, n.126 , p. 257-272, jan. 2014.

4

FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora Senac, 2004. 215 p. ISBN 857359370-9

5

SANTOS, Dieisy Ghizoni. Formação de professores para a apropriação das tecnologias digitais educacionais. 237 p. (Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2024.

obs:1)Padronização para trabalhos referentes aos pedidos de justificativa de faltas – Curso de Administração. O aluno deve apresentar oralmente o trabalho protocolado para justificativa de faltas, sendo que o tema deve compreender o assunto abordado em sala na data em que ocorreu a falta. 2) A entrada dos alunos após o horário, em dias de realização de provas, somente será permitida enquanto não houver entrega da prova por parte dos alunos em sala. 3) As atividades e trabalhos realizados pelos alunos poserão ser condiserados como Bônus de prova, quando houver, serão aceito somente quando realizados com qualidade e entregues no prazo estipulado. 4) A chamada ocorrerá em 2 momentos, às 19h e 20h10

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática