PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
PROFESSOR |
Dejenane de Souza Monteiro |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Tecnologias Educacionais |
0-20056 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Tecnologia, escola e trabalho docente: a quebra de paradigmas. Integração das diferentes tecnologias usadas na educação e sua avaliação. Metodologia de ensino e uso de novas tecnologias. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de buscar, testar e aplicar recursos tecnológicos e ferramentas computacionais para utilização em sala de aula. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Desmistificar o uso de tecnologia no ambiente educacional; • Desenvolver a capacidade de busca e análise de recursos tecnológicos educacionais; • Utilizar de forma prática de ferramentas computacionais para o ensino de matemática; • Conhecer e utilizar as tecnologias de informação e comunicação voltadas à educação; • Conhecer e praticar métodos avaliativos utilizando a tecnologia educacional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da Disciplina: professor, alunos, plano de ensino, forma de trabalho. |
2 |
2 |
Tecnologia, escola e trabalho docente: a quebra de paradigmas |
12 |
3 |
Integração das diferentes tecnologias usadas na Educação |
12 |
4 |
Metodologia de ensino e uso de novas tecnologias |
14 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Apresentação do Plano de Ensino, Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Avaliação Integrativa do Semestre. |
Estratégias:ARS, AGM, AGC, APE, EX |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conteúdo proposto na ementa e no conteúdo programático, verificando através de avaliações se o acadêmico atingiu aos objetivos da disciplina |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de Resolução das atividades propostas e qualidade dos trabalhos |
|||||||||||
ATITUDES |
Frequência em sala de aula, interesse e participação das aulas, assiduidade, responsabilidade e compromisso do acadêmico. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
1, 2, 3 e 4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 |
2 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
3 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 4 |
4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PEIXOTO, Joana; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos. Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo. Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, v.33, n.118 , p. 253-268, jan. 2012. |
|||||||||||
2 |
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2006. 137 p. |
|||||||||||
3 |
GOULART, Mailza Maria Rosa; BORGES, Gilberto Borges. Cursos de formação continuada: novas tecnologias aplicadas à educação e seus impactos na prática docente no.... Lages, 2003. 46 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
VALÉRIA OLIVEIRA DO CARMO. Tecnologias educacionais. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2015. PDF. ISBN 9788522123490. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522123490. |
|||||||||||
2 |
BÁRBARA ALESSANDRA GONÇALVES PINHEIRO YAMADA.; BENEDITO FULVIO MANFREDI; NANCI APARECIDA DE ALMEIDA. Tecnologia na Escola: Abordagem Pedagógica e Abordagem Técnica. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2014. PDF. ISBN 9788522116454. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788522116454. |
|||||||||||
3 |
COUTO, Heloisa Helena Oliveira de Magalhães. Jovens professores no contexto da prática e as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, v.35, n.126 , p. 257-272, jan. 2014. |
|||||||||||
4 |
FILATRO, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora Senac, 2004. 215 p. ISBN 857359370-9 |
|||||||||||
5 |
SANTOS, Dieisy Ghizoni. Formação de professores para a apropriação das tecnologias digitais educacionais. 237 p. (Mestrado em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2024. |
|||||||||||
obs:1)Padronização para trabalhos referentes aos pedidos de justificativa de faltas – Curso de Administração. O aluno deve apresentar oralmente o trabalho protocolado para justificativa de faltas, sendo que o tema deve compreender o assunto abordado em sala na data em que ocorreu a falta. 2) A entrada dos alunos após o horário, em dias de realização de provas, somente será permitida enquanto não houver entrega da prova por parte dos alunos em sala. 3) As atividades e trabalhos realizados pelos alunos poserão ser condiserados como Bônus de prova, quando houver, serão aceito somente quando realizados com qualidade e entregues no prazo estipulado. 4) A chamada ocorrerá em 2 momentos, às 19h e 20h10 |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |