UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Pesquisa e Prática Pedagógica I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Pesquisa e Prática Pedagógica I

0-19975

2

40


EMENTA

Pesquisa em educação. Pesquisa educacional no Brasil. Pesquisa no processo ensino aprendizagem.

 

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar o processo de reflexão/ação acerca da prática pedagógica, através de experiências de pesquisa na realidade escolar, enfatizando a formação docente para atuação na educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Entender a pesquisa como possibilidade de produção de conhecimento. - Conhecer os principais procedimentos da pesquisa em educação. - Conhecer e estabelecer diferenças/aproximações entre pesquisa quantitativa e qualitativa; - Promover a aproximação dos acadêmicos com a realidade escolar através de pesquisa da prática pedagógica; - Vivenciar situações no campo da educação com vistas à identificação de problemáticas de pesquisa; - Conhecer e utilizar normas na apresentação de trabalhos científicos com base na ABNT;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I - 1 Universidade: produção e
socialização do conhecimento.
1.1 Conceitos de Universidade, ciência, pesquisa, método científico, extensão universitária, prática pedagógica, ensino e conhecimento.
1.1.2 A Pesquisa: princípio científico e educativo.
1.2 - Organização de trabalhos acadêmicos.
1.2.1 - Técnicas de leitura/estudo;
1.2.2 Esquema;
1.2.3 Resumo;
1.2.4 Fichamento;

14

2

UNIDADE II - 2. A pesquisa educacional no
Brasil: principais tendências.
2.1 - Pesquisa quantitativa/qualitativa
(quanti-qualitativa);
2.2 Procedimentos de pesquisa;

10

3

UNIDADE III - 3. Pesquisa em educação
3.1 - Iniciação à prática de pesquisa em
educação.
3.1.1 - Aproximação do aluno com a
realidade escolar.
3.1.2 - Roteiro de observação;
3.1.3 - Atividade de pesquisa (observação
sistemática) nas escolas de Lages e região;
3.1.4 - Problematização das observações
realizadas.

16

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Estratégias: - Aula expositiva/dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Produção de textos; - Saída à campo; - Elaboração e desenvolvimento de instrumentos de coleta de dados (observação sistemática).


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Domínio dos conceitos. - Elaborar técnicas de leitura e estudo (Esquema, Resumo, Fichamento). Elaborar roteiros de instrumentos de coleta de dados (observação sistemática). - Conhecer e utilizar Normas básicas da ABNT (citações e referências).

HABILIDADES

- Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

- Responsabilidade em relação às tarefas individuais e de grupo. - Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. - Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos. - participação.

OUTRAS

- Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; - Apresentação de trabalho na Mostra Científica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 - Produção de texto (conceitos)

I

x

x

x

2.0

13/08/2025

Avaliação 02 - Elaboração de Esquema, resumo; Fichamento

I

x

x

x

2.0

03/09/2025

x

17/09/2025

Avaliação 03 - Elaboração de instrumentos de coleta de dados

II e III

x

x

x

2.0

01/10/2025

x

22/10/2025

Avaliação 04 - Exercício sobre as normas da ABNT (citações e referências)

II e III

x

x

x

2.0

05/11/2025

Avaliação 05 - avaliação integrativa

TODAS

x

x

x

2.0

19/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006. 120 p. ISBN 85-249-0282-5.

2

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas: Papirus, 2012. 193 p. (Coleção magistério). ISBN 853080307-8.

3

SANTOS FILHO, José Camilo dos; GAMBOA, Silvio Sánchez (org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 111 p. (Questões da nossa época). ISBN 9788524905537.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, n. 7, 2012.

2

LÜDKE, Menga; CRUZ, Giseli Barreto. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, 2005.

3

MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.

4

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013. Disponível em CC Prodanov, EC de Freitas - 2013 - books.google.com

5

SAMPIERI, Roberto Hernández. Metodologia da pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2013

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática