UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Estágio Supervisionado IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Mara Shirley Rossi


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Supervisionado IV

0-18059

2

40


EMENTA

Estágio de prática profissional nas instituições de saúde.


OBJETIVO GERAL

Fundamentar teórico-metodologicamente os acadêmicos do curso de Educação Física com vistas a compreensão e vivências de estágio no campo da reabilitação e manutenção da saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.Compreender os diferentes conceitos das atividades realizadas e das atribuições e funções do profissional de Educação Física junto às instituições de saúde; 2. Discutir sobre o processo de atuação do Profissional de Educação Física na área da reabilitação; 3. Possibilitar vivências/intervenção de Estágio nos diferentes espaços (clínicas, postos de saúde, hospitais), a partir da observação e contextualização da realidade em questão; 4. Elaborar plano de trabalho/intervenção; 5 Avaliar o processo desenvolvido, tendo por base os referenciais teórico-práticos que subsidiaram o processo; 6. Compreender as dimensões sociais, políticas, culturais e pedagógicas que envolvem o processo de atuação no campo de estágio; 7. Apresentar relatório de estágio.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Estágio de prática profissional em Educação Física na área da reabilitação e manutenção da saúde.

1.1 Aspectos introdutórios acerca das atividades para a reabilitação e manutenção da saúde;
1.2 Atribuições do profissional de Educação Física em instituições de saúde;
1.3 Observação nos diversos locais de estágio;
1.4 Definição dos campos de estágio;
1.5 Organização de convênios e contratos;
1.6 Elaboração dos planos de trabalho;
1.7 Discussões e troca de experiências sobre as questões relativas ao estágio;
1.8 Vivência (prática) de Estágio nos diversos campos de estágio;
1.9 Orientações sobre o relatório;
1.10 Elaboração de Relatório e apresentação dos resultados do estágio;
1.11Entrega dos documentos e planos de trabalho.

40

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aulas expositivo/dialogadas; Trabalho individual; Trabalho em grupo; Saída à campo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina. Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado.

HABILIDADES

Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita.

ATITUDES

Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso. Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Elaboração referencial Teórico

1

x

x

x

1.5

04/09/2025

x

18/09/2025

Elaboração do Plano de Trabalho

1

x

x

x

1.0

25/09/2025

x

02/10/2025

Prática de Estágio

1

x

x

x

4.0

20/11/2025

Relatórui de Estágio

x

x

x

3.5

20/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; UNIFIEO, Centro Universitário. Desenvolvimento do pensamento crítico-criativo e os estágios curriculares na área da educação física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, p.37-43.

2

ANDREWS, James R.; HARRELSON, Gary L.; WILK, Kevin. Reabilitaçãoo física ds lesões desportivas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2000. 504p. ISBN 8527705613

3

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: ATIVIDADES ESPECIAIS.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MALINA, Robert M.; BOUCHARD, Claude. Atividade física do atleta jovem: do crescimento à maturação. São Paulo: Editora Roca Ltda., 2002. 480 p. ISBN 8572413936

2

RAMOS, Alexandre Trindade. Atividade física: diabéticos, gestantes, 3ª idade, criança, obesos. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2002. 114 p. ISBN 857332045-1

3

BARBOZA, Daianne Machado; NASCIMENTO, Gesiele Alice do. Promovendo educação em saúde através da atividade física para idosos hipertensos. Lages, 2005. 166 p.

4

MARCON, Gizelle; ARANHA, Eduardo E. Atividade física regular e hipertensão arterial sistêmica. Lages, 2005. 60 p.

5

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 419 p. ISBN 8573079444

obs:

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