PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharelado Par769/17 |
PROFESSOR |
Mara Shirley Rossi |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado IV |
0-18059 |
8º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Estágio de prática profissional nas instituições de saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Fundamentar teórico-metodologicamente os acadêmicos do curso de Educação Física com vistas a compreensão e vivências de estágio no campo da reabilitação e manutenção da saúde. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1.Compreender os diferentes conceitos das atividades realizadas e das atribuições e funções do profissional de Educação Física junto às instituições de saúde; 2. Discutir sobre o processo de atuação do Profissional de Educação Física na área da reabilitação; 3. Possibilitar vivências/intervenção de Estágio nos diferentes espaços (clínicas, postos de saúde, hospitais), a partir da observação e contextualização da realidade em questão; 4. Elaborar plano de trabalho/intervenção; 5 Avaliar o processo desenvolvido, tendo por base os referenciais teórico-práticos que subsidiaram o processo; 6. Compreender as dimensões sociais, políticas, culturais e pedagógicas que envolvem o processo de atuação no campo de estágio; 7. Apresentar relatório de estágio. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Estágio de prática profissional em Educação Física na área da reabilitação e manutenção da saúde. |
40 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aulas expositivo/dialogadas; Trabalho individual; Trabalho em grupo; Saída à campo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina. Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso. Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Elaboração referencial Teórico |
1 |
x |
x |
x |
1.5 |
04/09/2025 |
x |
18/09/2025 |
||||
Elaboração do Plano de Trabalho |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
25/09/2025 |
x |
02/10/2025 |
||||
Prática de Estágio |
1 |
x |
x |
x |
4.0 |
20/11/2025 |
|
|
||||
Relatórui de Estágio |
|
x |
x |
x |
3.5 |
20/11/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos; UNIFIEO, Centro Universitário. Desenvolvimento do pensamento crítico-criativo e os estágios curriculares na área da educação física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, p.37-43. |
|||||||||||
2 |
ANDREWS, James R.; HARRELSON, Gary L.; WILK, Kevin. Reabilitaçãoo física ds lesões desportivas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2000. 504p. ISBN 8527705613 |
|||||||||||
3 |
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA: ATIVIDADES ESPECIAIS. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
MALINA, Robert M.; BOUCHARD, Claude. Atividade física do atleta jovem: do crescimento à maturação. São Paulo: Editora Roca Ltda., 2002. 480 p. ISBN 8572413936 |
|||||||||||
2 |
RAMOS, Alexandre Trindade. Atividade física: diabéticos, gestantes, 3ª idade, criança, obesos. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2002. 114 p. ISBN 857332045-1 |
|||||||||||
3 |
BARBOZA, Daianne Machado; NASCIMENTO, Gesiele Alice do. Promovendo educação em saúde através da atividade física para idosos hipertensos. Lages, 2005. 166 p. |
|||||||||||
4 |
MARCON, Gizelle; ARANHA, Eduardo E. Atividade física regular e hipertensão arterial sistêmica. Lages, 2005. 60 p. |
|||||||||||
5 |
THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K. Métodos de pesquisa em atividade física. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 419 p. ISBN 8573079444 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |