UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Psicologia dos Ambientes - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Mariana Campos de Andrade


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia dos Ambientes

0-20311

2

40


EMENTA

Análise e definição de materiais. Especificidade do ambiente. Referenciais estéticos, simbólicos,

socioculturais e psicológicos da ambientação de interiores. Atributos emocionais, sensoriais e

geradores de conforto.


OBJETIVO GERAL

Analisar a relação entre o comportamento humano e os espaços construídos, integrando fundamentos da Psicologia dos Ambientes ao Design de Interiores, com ênfase em aspectos sensoriais, emocionais, sociais e culturais, a fim de capacitar os acadêmicos a projetar ambientes que promovam bem-estar, identidade, vínculo afetivo e qualidade de vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Capacitar o aluno a analisar e selecionar materiais, elementos de ambientação e configurações espaciais a partir dos princípios da Psicologia dos Ambientes, considerando as especificidades dos usos residenciais e comerciais, bem como aspectos estéticos, étnico-raciais, socioculturais e ambientais que influenciam o conforto e o bem-estar nos espaços internos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da disciplina ementa e metodologia

4

2

Fundamentação teórica de conceitos básicos da psicologia dos ambientes e suas relações com a prática profissional

16

3

Aplicabilidade dos conceitos

10

4

Trabalhos práticos, individuais e em grupo de acordo com os estudos levantados

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Analisar e compreender criticamente a relação entre a função dos ambientes e os comportamentos, necessidades e percepções dos seus usuários, considerando variáveis físicas, cognitivas, sensoriais e emocionais, de modo a embasar decisões projetuais fundamentadas nos princípios da Psicologia dos Ambientes.

HABILIDADES

Demonstrar capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemáticas projetuais, articulando teoria e prática de forma criativa e crítica. Evidenciar domínio no uso de ferramentas e técnicas que envolvam a análise sensorial, emocional e funcional dos ambientes, aprimorando soluções de design centradas no usuário.

ATITUDES

Demonstrar comprometimento com o processo de aprendizagem por meio da assiduidade, pontualidade e participação ativa nas aulas. Cumprir os prazos estabelecidos para as atividades e entregas. Manter postura ética e respeitosa no relacionamento com professores, colegas e demais envolvidos no ambiente acadêmico, contribuindo de forma colaborativa para o bom andamento das atividades da disciplina.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Trabalho sobre os ambientes e funções

1

30/07/2025

Resenha - A moça do brinco de pérolas

1

20/08/2025

Exposição de Ambientes - Arquétipos de personalidade

3

17/09/2025

Contando uma história de amor

1

08/10/2025

Prova do Conteúdo programático

2

29/10/2025

x

05/11/2025

Conceituando um ambiente do trabalho final

1

26/11/2025

x

03/12/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FOLHA DE SÃO PAULO (JORNAL). Cores e texturas. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. 109p. (Coleção Folha Decoração e Design) ISBN 9788563270085

2

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 6. ed. São Paulo: SENAC SP, 2012. 301 p. ISBN 9788573596342

3

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais. São Paulo: Editora Senac, 2005. 224 p. ISBN 8573594500

4

OKAMOTO, Jun. Percepção ambiental e comportamento: visão holística da percepção ambiental na arquitetura e na comunicação. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002. 261 p. ISBN 858773909-3


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PAPANEK, Victor. Arquitectura e design: Ecologia e ética. Lisboa: Edições 70, 2007. 284p. ISBN 978859724414966

2

CARVALHO, Vânia Brina Corrêa Lima de. Desenvolvimento humano e psicologia: generalidades, conceitos, teorias. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1996. 239 p. 10175 ISBN 85-7041-116-2

3

MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2011. 345 p. ISBN 8533606354

4

GRIMLEY, Chris; LOVE, Mimi. Cor, espaço e estilo: todos os detalhes que os designers de interiores precisam saber, mas que nunca conseguem encontrar. São Paulo: Olhares, 2022. 287 p. ISBN 978-65-88280-36-2.

5

GIBBS, Jenny. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. ISBN 9788425223587

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática