PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Mariana Campos de Andrade |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia dos Ambientes |
0-20311 |
4º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Análise e definição de materiais. Especificidade do ambiente. Referenciais estéticos, simbólicos, socioculturais e psicológicos da ambientação de interiores. Atributos emocionais, sensoriais e geradores de conforto. |
OBJETIVO GERAL |
Analisar a relação entre o comportamento humano e os espaços construídos, integrando fundamentos da Psicologia dos Ambientes ao Design de Interiores, com ênfase em aspectos sensoriais, emocionais, sociais e culturais, a fim de capacitar os acadêmicos a projetar ambientes que promovam bem-estar, identidade, vínculo afetivo e qualidade de vida. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Capacitar o aluno a analisar e selecionar materiais, elementos de ambientação e configurações espaciais a partir dos princípios da Psicologia dos Ambientes, considerando as especificidades dos usos residenciais e comerciais, bem como aspectos estéticos, étnico-raciais, socioculturais e ambientais que influenciam o conforto e o bem-estar nos espaços internos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina ementa e metodologia |
4 |
2 |
Fundamentação teórica de conceitos básicos da psicologia dos ambientes e suas relações com a prática profissional |
16 |
3 |
Aplicabilidade dos conceitos |
10 |
4 |
Trabalhos práticos, individuais e em grupo de acordo com os estudos levantados |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Analisar e compreender criticamente a relação entre a função dos ambientes e os comportamentos, necessidades e percepções dos seus usuários, considerando variáveis físicas, cognitivas, sensoriais e emocionais, de modo a embasar decisões projetuais fundamentadas nos princípios da Psicologia dos Ambientes. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Demonstrar capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemáticas projetuais, articulando teoria e prática de forma criativa e crítica. Evidenciar domínio no uso de ferramentas e técnicas que envolvam a análise sensorial, emocional e funcional dos ambientes, aprimorando soluções de design centradas no usuário. |
|||||||||||
ATITUDES |
Demonstrar comprometimento com o processo de aprendizagem por meio da assiduidade, pontualidade e participação ativa nas aulas. Cumprir os prazos estabelecidos para as atividades e entregas. Manter postura ética e respeitosa no relacionamento com professores, colegas e demais envolvidos no ambiente acadêmico, contribuindo de forma colaborativa para o bom andamento das atividades da disciplina. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Trabalho sobre os ambientes e funções |
|
|
|
|
1 |
30/07/2025 |
|
|
||||
Resenha - A moça do brinco de pérolas |
|
|
|
|
1 |
20/08/2025 |
|
|
||||
Exposição de Ambientes - Arquétipos de personalidade |
|
|
|
|
3 |
17/09/2025 |
|
|
||||
Contando uma história de amor |
|
|
|
|
1 |
08/10/2025 |
|
|
||||
Prova do Conteúdo programático |
|
|
|
|
2 |
29/10/2025 |
x |
05/11/2025 |
||||
Conceituando um ambiente do trabalho final |
|
|
|
|
1 |
26/11/2025 |
x |
03/12/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FOLHA DE SÃO PAULO (JORNAL). Cores e texturas. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. 109p. (Coleção Folha Decoração e Design) ISBN 9788563270085 |
|||||||||||
2 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas residenciais. 6. ed. São Paulo: SENAC SP, 2012. 301 p. ISBN 9788573596342 |
|||||||||||
3 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais. São Paulo: Editora Senac, 2005. 224 p. ISBN 8573594500 |
|||||||||||
4 |
OKAMOTO, Jun. Percepção ambiental e comportamento: visão holística da percepção ambiental na arquitetura e na comunicação. São Paulo: Editora Mackenzie, 2002. 261 p. ISBN 858773909-3 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
PAPANEK, Victor. Arquitectura e design: Ecologia e ética. Lisboa: Edições 70, 2007. 284p. ISBN 978859724414966 |
|||||||||||
2 |
CARVALHO, Vânia Brina Corrêa Lima de. Desenvolvimento humano e psicologia: generalidades, conceitos, teorias. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 1996. 239 p. 10175 ISBN 85-7041-116-2 |
|||||||||||
3 |
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2011. 345 p. ISBN 8533606354 |
|||||||||||
4 |
GRIMLEY, Chris; LOVE, Mimi. Cor, espaço e estilo: todos os detalhes que os designers de interiores precisam saber, mas que nunca conseguem encontrar. São Paulo: Olhares, 2022. 287 p. ISBN 978-65-88280-36-2. |
|||||||||||
5 |
GIBBS, Jenny. Design de interiores: guia útil para estudantes e profissionais. São Paulo: Gustavo Gili, 2015. ISBN 9788425223587 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |