UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Projeto Comercial - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Marcela Seeber Biazotto


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Projeto Comercial

0-20309

4

80


EMENTA

Projeto de interiores para ambientes comerciais e de serviços considerando as etapas e metodologia

utilizada no desenvolvimento de projetos. Definição de conceito atrelada a marca e ao perfil do

público a ser atendido. Dimensionamento e setorização de ambientes com ênfase a valorização dos

produtos e serviços, considerando os aspectos ergonômicos e de acessibilidade. Análise de fluxos e

circulações, adequação de mobiliário e equipamentos. Estudo e aplicação das técnicas de visual

merchandising e concepção de vitrines. Representação de projeto para execução de interiores

comerciais e/ou de prestação de serviços. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Capacitar a observar, analisar criticamente e intervir no espaço interno edificado, tendo como meta a geração de conforto. Concluir o processo construtivo de criação e idealização de um projeto de interiores comercial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Incentivar no aluno o interesse pela disciplina, destacando sua importância e aplicabilidade analisando concepções de projetos de interiores comerciais. 2- Pesquisar inovações conceituais, tecnológicas e comportamentais dos diversos segmentos da sociedade para composição espacial de interiores. 3- Orientar o aluno na concepção de um projeto de interiores comercial buscando sustentabilidade, funcionalidade e conforto.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do plano de ensino da disciplina, procedimentos e
formas de avaliação. Princípios básicos de projeto comercial

4

2

Ambientes comerciais/tendências comerciais. Avaliação: Análise de marcas.

8

3

Perfil de cliente.

4

4

Criação e layout.
Ferramentas técnicas.

8

5

Desenvolvimento de Projeto Comercial I

28

6

Desenvolvimento de Projeto Comercial II

28

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Verificação do aproveitamento e da capacitação atingida pelo desenvolvimento no estudo, pela apresentação da produção.

HABILIDADES

Atendimento às tarefas solicitadas e correspondência aos objetivos propostos utilizando como meio de expressão o desenho.

ATITUDES

Frequência, participação e produção das atividades ao longo do semestre, assim como cumprimento dos prazos estabelecidos para os trabalhos.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

1-6

1.0

A definir

Avaliação 01 – Análise de marcas

1-2

1.0

21/07/2025

x

A definir

Avaliação 02 – Elab. De projeto comercial 3D+Detalh.+Apresentar

1-6

4.0

04/08/2025

x

A definir

Avaliação 03 – Elab. De projeto comercial/fachada 3D+apresentar

1-6

4.0

13/10/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FERRARA, Lucrécia D`aléssio. Design em espaços. São Paulo: Rosari, 2002. 190 p. (Coleção TextosDesign) ISBN 8588343088

2

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4.ed. São Paulo: Editora Senac, 2012. 224 p. ISBN 8573594500

3

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais. São Paulo: Editora Senac, 2005. 224 p. ISBN 8573594500


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Visual merchandising: vitrines e interiores comerciais

2

FRANÇA, Ana Judite Galbiatti Limongi; ORNSTEIN, Sheila Walbe; VILLA, Simone Barbosa; ONO, Rosaria. Avaliação pós-ocupação: na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2018. 1 recurso online (132 p. ISBN 9788579753138.

3

GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais. São Paulo: Editora Senac, 2005. 224 p. ISBN 8573594500

4

GURGEL, Miriam. Design passivo: guia para conhecer, entender e aplicar conforto ambiental com baixo consumo energético. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2021. 175 p. ISBN 978-65-5536-570-2.

5

MOXON, Siân. Sustentabilidade no design de interiores. Amadora: Gustavo Gili, 2010. 192p. ISBN 9788425224836

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática