PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Marcela Seeber Biazotto |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Projeto Comercial |
0-20309 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Projeto de interiores para ambientes comerciais e de serviços considerando as etapas e metodologia utilizada no desenvolvimento de projetos. Definição de conceito atrelada a marca e ao perfil do público a ser atendido. Dimensionamento e setorização de ambientes com ênfase a valorização dos produtos e serviços, considerando os aspectos ergonômicos e de acessibilidade. Análise de fluxos e circulações, adequação de mobiliário e equipamentos. Estudo e aplicação das técnicas de visual merchandising e concepção de vitrines. Representação de projeto para execução de interiores comerciais e/ou de prestação de serviços. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Capacitar a observar, analisar criticamente e intervir no espaço interno edificado, tendo como meta a geração de conforto. Concluir o processo construtivo de criação e idealização de um projeto de interiores comercial. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Incentivar no aluno o interesse pela disciplina, destacando sua importância e aplicabilidade analisando concepções de projetos de interiores comerciais. 2- Pesquisar inovações conceituais, tecnológicas e comportamentais dos diversos segmentos da sociedade para composição espacial de interiores. 3- Orientar o aluno na concepção de um projeto de interiores comercial buscando sustentabilidade, funcionalidade e conforto. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino da disciplina, procedimentos e |
4 |
2 |
Ambientes comerciais/tendências comerciais. Avaliação: Análise de marcas. |
8 |
3 |
Perfil de cliente. |
4 |
4 |
Criação e layout. |
8 |
5 |
Desenvolvimento de Projeto Comercial I |
28 |
6 |
Desenvolvimento de Projeto Comercial II |
28 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Verificação do aproveitamento e da capacitação atingida pelo desenvolvimento no estudo, pela apresentação da produção. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Atendimento às tarefas solicitadas e correspondência aos objetivos propostos utilizando como meio de expressão o desenho. |
|||||||||||
ATITUDES |
Frequência, participação e produção das atividades ao longo do semestre, assim como cumprimento dos prazos estabelecidos para os trabalhos. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa² |
1-6 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 – Análise de marcas |
1-2 |
|
|
|
1.0 |
21/07/2025 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 – Elab. De projeto comercial 3D+Detalh.+Apresentar |
1-6 |
|
|
|
4.0 |
04/08/2025 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 – Elab. De projeto comercial/fachada 3D+apresentar |
1-6 |
|
|
|
4.0 |
13/10/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FERRARA, Lucrécia D`aléssio. Design em espaços. São Paulo: Rosari, 2002. 190 p. (Coleção TextosDesign) ISBN 8588343088 |
|||||||||||
2 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4.ed. São Paulo: Editora Senac, 2012. 224 p. ISBN 8573594500 |
|||||||||||
3 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais. São Paulo: Editora Senac, 2005. 224 p. ISBN 8573594500 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
Visual merchandising: vitrines e interiores comerciais |
|||||||||||
2 |
FRANÇA, Ana Judite Galbiatti Limongi; ORNSTEIN, Sheila Walbe; VILLA, Simone Barbosa; ONO, Rosaria. Avaliação pós-ocupação: na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2018. 1 recurso online (132 p. ISBN 9788579753138. |
|||||||||||
3 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: guia de arquitetura de interiores para áreas comerciais. São Paulo: Editora Senac, 2005. 224 p. ISBN 8573594500 |
|||||||||||
4 |
GURGEL, Miriam. Design passivo: guia para conhecer, entender e aplicar conforto ambiental com baixo consumo energético. 2. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2021. 175 p. ISBN 978-65-5536-570-2. |
|||||||||||
5 |
MOXON, Siân. Sustentabilidade no design de interiores. Amadora: Gustavo Gili, 2010. 192p. ISBN 9788425224836 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |