PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Marcela Seeber Biazotto |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas II |
0-20312 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender o conceito de extensão universitária desenvolvendo atividades e projetos de forma a envolver a sociedade, criando condições para a difusão do conhecimento acadêmico de forma integradora, articulada e multidisciplinar. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender a função e responsabilidade social da Universidade e particularmente da Extensão Universitária. Discutir o significado da Extensão Universitária em uma perspectiva articuladora com o Ensino e a Pesquisa, assim como suas implicações no processo de formação acadêmico profissional e de transformação social. Divulgar o conhecimento científico produzido às comunidades acadêmicas e grupos sociais. Entender as possibilidades para o desenvolvimento social do Design de Interiores. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino e encaminhamentos relativos a disciplina. |
4 |
2 |
Áreas da extensão universitária. |
4 |
3 |
|
4 |
4 |
Elaboração de atividades de extensão. |
68 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Serão avaliados através da aplicação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do semestre ao desenvolvimento de trabalhos em grupo. |
|||||||||||
HABILIDADES |
A avaliação das habilidades será focada na capacidade dos acadêmicos de atender as demandas relacionadas ao projeto de extensão em desenvolvimento. |
|||||||||||
ATITUDES |
Serão considerados como critérios para a avaliação de atitudes: - Pro atividade - Participação - Cumprimento de Prazos - Frequência |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa² |
1 a 4 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Etapa 01 e 02: Cliente/contato/briefing/necessidades/medição |
1 a 4 |
|
|
|
2.0 |
25/07/2025 |
|
|
||||
valiação Etapa 03 e 04 Projeto3D/Detalhamentos |
1 a 4 |
|
|
|
5.0 |
01/08/2025 |
x |
A definir |
||||
Avaliação Etapa 05 – Orçamentos e cotações |
1 a 4 |
|
|
|
1.0 |
24/10/2025 |
x |
A definir |
||||
Avaliação Etapa 06 - Apresentação |
1 a 4 |
|
|
|
1.0 |
14/11/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CALDERON, Adolfo Ignacio; SAMPAIO, Helena. Experiências universitárias: Experiências solidárias. 2.ed. São Paulo: Olho Dágua, 2001. 149 p. ISBN 858542873-2 |
|||||||||||
2 |
AMILTON ARRUDA. Design & inovação social. 1. São Paulo: Blucher, 2017. PDF. ISBN 9788580392647. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788580392647. |
|||||||||||
3 |
LUCIANE MARIA FADEL.; VANIA RIBAS ULBRICHT; CLAUDIA REGINA BATISTA. Design para acessibilidade e inclusão. 1. São Paulo: Blucher, 2017. PDF. ISBN 9788580393040. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788580393040. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
SILVANA L. REMORINI. Projetos de interiores especiais. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2019. PDF. ISBN 9788595029095. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595029095. |
|||||||||||
2 |
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO. Fórum de extensão universitária da Acafe (4.:set 2003 : Caçador,SC): interfaces da extensão para a sociedade sustentável. Caçador: A Universidade, 2003. 247 p. |
|||||||||||
3 |
FOLHA DE SÃO PAULO (JORNAL). Interiores sempre atuais. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. 109p. (Coleção Folha Decoração e Design) ISBN 9788563270085 |
|||||||||||
4 |
GURGEL, Miriam. Projetando espaços: design de interiores. 4.ed. São Paulo: Editora Senac, 2012. 224 p. ISBN 8573594500 |
|||||||||||
5 |
HURLBURT, Allen. Layout: O Design da Página Impressa. ISBN 8521304269 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |