PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Patrick Alexander Giusti Naufel |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Marketing para Profissionais de Design |
0-20308 |
4º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Conceitos básicos de marketing e comunicação de marketing. Importância do marketing e comunicação de marketing para profissionais de design. Fundamentos de pesquisa e análise de mercado. Posicionamento de mercado. Conceitos básicos de branding. Estratégias de marketing digital para designers. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar os principais conceitos e melhores práticas do marketing digital. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Mostrar as diferenças e a complementaridade do marketing tradicional com o marketing digital. Promover o entendimento da importância das empresas serem focadas em marketing. Apresentar estratégias, ferramentas e melhores práticas de mercado. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Conceituação de marketing. Conceitos básicos relaci-onados ao processo de marketing. Necessidades, de-sejos e demanda. O composto de marketing. Relação entre o marketing tradicional e digital. Integração entre marketing tradicional e marketing digital. Passagem do marketing tradicional ao digital |
8 |
2 |
Pesquisa de mercado. Métodos de pesquisa de mer-cado e forma de entender o consumidor. Culturas, comunidades e influenciadores digitais. O caminho de compra do consumidor. Assimilação, atração, argui-ção, ação e apologia. Definição de personas. |
20 |
3 |
Posicionamento de mercado. Definição de posiciona-mento de mercado e conceito de marca. Propósito da marca. Estratégias de posicionamento de mercado. Definição de estratégia de posicionamento. |
12 |
4 |
Branding. Conceito de marcas. A importância da mar-ca para empresas em consumidores. Processo de cri-ação de marcas. A marcas nos ambientes digitais. |
12 |
5 |
Estratégias de marketing e comunicação digital. Pro-cesso do marketing digital. Marketing centrado no ser humano. Marketing de conteúdo. Marketing onicanal. Marketing de engajamento. Funil de marketing e vendas. |
20 |
6 |
Mensuração de resultados. Métricas de produtividade do marketing. Coeficiente da ação de compra. Coefici-ente de defesa da marca. |
8 |
7 |
Atividades extraclasse: exercícios relacionados aos itens da disciplina. Pesquisas complementares. |
17 |
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TOTAL DE HORAS |
97 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cum-prirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares. |
Estratégias:ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades base-adas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Ex-traclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Di-rigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
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HABILIDADES |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
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ATITUDES |
Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Pos-tura ética. Colaboração. |
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OUTRAS |
As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
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Avaliação 1 |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
|
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Avaliação 2 |
4, 5 e 6 |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
DAVID AAKER. On branding. 1. Porto Alegre: Bookman, 2015. E-Book. ISBN 9788582603222. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582603222. |
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2 |
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 720 p. ISBN 8536306505. |
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3 |
SANDRA R. TURCHI. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. São Paulo: Atlas, 2018. E-Book. ISBN 9788597015409. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597015409. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ASSAD, Nancy. Marketing de conteúdo como fazer sua empresa decolar no meio digital. Rio de Janeiro: Atlas, 2016. |
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2 |
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2012. |
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3 |
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. Rio de Janei-ro: Atlas, 2019. |
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4 |
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Porto Alegre: Bookman, 2019. |
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5 |
WHITE, Andrew. Midias digitais e sociedade (Digital media and society). São Paulo: Saraiva, 2017. |
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obs:Não será permitido o uso de telefones celulares em sala de aula, salvo para o uso pedagógico. A proibição está amparada pela Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, do Estado de Santa Catarina. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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