UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Marketing para Profissionais de Design - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Design de Interiores

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Design de Interiores Par058/22

PROFESSOR

Patrick Alexander Giusti Naufel


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Marketing para Profissionais de Design

0-20308

4

80


EMENTA

Conceitos básicos de marketing e comunicação de marketing. Importância do marketing e

comunicação de marketing para profissionais de design. Fundamentos de pesquisa e análise de

mercado. Posicionamento de mercado. Conceitos básicos de branding. Estratégias de marketing

digital para designers.


OBJETIVO GERAL

Apresentar os principais conceitos e melhores práticas do marketing digital.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Mostrar as diferenças e a complementaridade do marketing tradicional com o marketing digital. Promover o entendimento da importância das empresas serem focadas em marketing. Apresentar estratégias, ferramentas e melhores práticas de mercado.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceituação de marketing. Conceitos básicos relaci-onados ao processo de marketing. Necessidades, de-sejos e demanda. O composto de marketing. Relação entre o marketing tradicional e digital. Integração entre marketing tradicional e marketing digital. Passagem do marketing tradicional ao digital

8

2

Pesquisa de mercado. Métodos de pesquisa de mer-cado e forma de entender o consumidor. Culturas, comunidades e influenciadores digitais. O caminho de compra do consumidor. Assimilação, atração, argui-ção, ação e apologia. Definição de personas.

20

3

Posicionamento de mercado. Definição de posiciona-mento de mercado e conceito de marca. Propósito da marca. Estratégias de posicionamento de mercado. Definição de estratégia de posicionamento.

12

4

Branding. Conceito de marcas. A importância da mar-ca para empresas em consumidores. Processo de cri-ação de marcas. A marcas nos ambientes digitais.

12

5

Estratégias de marketing e comunicação digital. Pro-cesso do marketing digital. Marketing centrado no ser humano. Marketing de conteúdo. Marketing onicanal. Marketing de engajamento. Funil de marketing e vendas.

20

6

Mensuração de resultados. Métricas de produtividade do marketing. Coeficiente da ação de compra. Coefici-ente de defesa da marca.

8

7

Atividades extraclasse: exercícios relacionados aos itens da disciplina. Pesquisas complementares.

17

 

TOTAL DE HORAS

97 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cum-prirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares.


Estratégias:ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades base-adas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Ex-traclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Di-rigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

HABILIDADES

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

ATITUDES

Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Pos-tura ética. Colaboração.

OUTRAS

As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

x

x

x

3

A definir

Avaliação 1

1, 2 e 3

x

x

x

3.5

A definir

Avaliação 2

4, 5 e 6

x

x

x

3.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DAVID AAKER. On branding. 1. Porto Alegre: Bookman, 2015. E-Book. ISBN 9788582603222. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788582603222.

2

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 720 p. ISBN 8536306505.

3

SANDRA R. TURCHI. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. São Paulo: Atlas, 2018. E-Book. ISBN 9788597015409. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788597015409.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ASSAD, Nancy. Marketing de conteúdo como fazer sua empresa decolar no meio digital. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.

2

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2012.

3

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. Rio de Janei-ro: Atlas, 2019.

4

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Porto Alegre: Bookman, 2019.

5

WHITE, Andrew. Midias digitais e sociedade (Digital media and society). São Paulo: Saraiva, 2017.

obs:Não será permitido o uso de telefones celulares em sala de aula, salvo para o uso pedagógico. A proibição está amparada pela Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, do Estado de Santa Catarina.

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