PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Design de Interiores |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Design de Interiores Par058/22 |
PROFESSOR |
Mariana Campos de Andrade |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Noções do Paisagismo |
0-19365 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Educação ambiental. Elementos paisagísticos, plantas e mobiliário. Composição e planejamento paisagístico interior e exterior. Integração paisagística ao partido arquitetônico e a decoração de espaços. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao aluno uma compreensão introdutória sobre a relação entre a natureza e a ação antrópica na conformação da paisagem, reconhecendo os principais elementos naturais e suas transformações. Analisar, ao longo da história, os diferentes estilos de jardins e suas evoluções estéticas, culturais e funcionais no tempo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar e selecionar espécies vegetais adequadas ao paisagismo, considerando suas características estéticas, funcionais e ambientais, visando a aplicação coerente no desenvolvimento de projetos paisagísticos sustentáveis e contextualizados. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Aula teórica – História do Paisagismo |
20 |
2 |
Fichário de Paisagismo de plantas gerais |
25 |
3 |
Graficação de vegetações (para estudo em projeto) |
10 |
4 |
Visita a loja de Paisagismo e vídeo Burle Maxx |
10 |
5 |
Projetos de paisagismo |
15 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolver a capacidade de identificar estilos paisagísticos, conhecer e selecionar espécies vegetais adequadas e planejar a organização espacial com atenção aos elementos compositivos e detalhes técnicos que qualificam o projeto paisagístico. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Desenvolver a habilidade de planejar e identificar áreas potenciais para intervenção paisagística, considerando as características físicas, funcionais e ambientais do espaço, de forma integrada ao processo de elaboração do projeto. |
|||||||||||
ATITUDES |
Demonstrar compromisso com o processo de aprendizagem por meio da assiduidade, pontualidade e participação ativa nas aulas. Cumprir os prazos estabelecidos para a entrega das atividades, manter postura ética e respeitosa com colegas e professores, e colaborar de forma propositiva para o bom andamento das dinâmicas em sala de aula. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
|
|
|
1 |
A definir |
|
|
||||
Handout de um Jardim |
|
|
|
|
1 |
05/08/2025 |
|
|
||||
Resenha Crítica da História de Roberto Burle Marx |
|
|
|
|
1 |
18/08/2025 |
|
|
||||
Prova do Conteúdo programático |
|
|
|
|
3 |
16/09/2025 |
x |
23/09/2025 |
||||
Fichário de plantas |
|
|
|
|
1.5 |
07/10/2025 |
|
|
||||
Graficação de plantas |
|
|
|
|
0.5 |
28/10/2025 |
|
|
||||
Projeto de Paisagismo |
|
|
|
|
2 |
18/11/2025 |
x |
25/11/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
LORENZI, Harri. Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. 4.ed. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudo da Flora, 2008. 1000p. ISBN 8586714306 |
|||||||||||
2 |
BARBOSA, Antonio Carlos da Silva. Paisagismo, Jardinagem, plantas ornamentais. 7.ed. São Paulo: Iglu, 2010. 225p. ISBN 8585631856. |
|||||||||||
3 |
MOXON, Siân. Sustentabilidade no design de interiores. Amadora: Gustavo Gili, 2010. 192p. ISBN 9788425224836 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
LUCAS MARTINS DE OLIVEIRA.; VANESSA GUERINI SCOPEL; CARINE RUSIN. Floricultura e paisagismo. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2021. PDF. ISBN 9786556902630. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9786556902630. |
|||||||||||
2 |
GISELLE SMOCKING ROSA BERNARDES RIBEIRO.; VIVIANE JAPIASSÚ VIANA. Cultivo de plantas ornamentais. 1. São Paulo: Érica, 2014. PDF. ISBN 9788536520605. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788536520605. |
|||||||||||
3 |
LORENZI, Harri. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas do Brasil. 2.ed. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2002. 368 p. ISBN 8586714143 |
|||||||||||
4 |
JAQUELINE R. GRABASCK.; VANESSA G. SCOPEL; ANNA C. M. GALINATTI. Projeto de paisagismo, v. 1. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2019. PDF. ISBN 9788533500051. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788533500051. |
|||||||||||
5 |
CÁSSIA M. MANO.; PAULA B. OLIVO. Composição paisagística, v. 1. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2019. PDF. ISBN 9788595028951. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595028951. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |