PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Biomedicina |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Biomedicina Par039/22 |
PROFESSOR |
Makhelly de Liz Pessoa |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cultura, Diferença e Cidadania |
0-17512 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender que as diferenças sociais, éticas e culturais no contexto social-histórico em que estão inseridas, são fundamentais para se alcançar a cidadania. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Reconhecer que as diferenças entre os indivíduos é o que os une, e estão inseridas na cultura que cada um vivencia; • Compreender a natureza e a cultura, respeitando a identidade e as diferenças; • Promover uma visão de atitudes e valores, que repensem o modelo de sociedade atual, buscando o exercício da cidadania; • Refletir o panorama dos direitos humanos no contexto atual, contemplando a sua evolução histórica e a globalização. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Abordagem conceitual |
20 |
2 |
Identidade Cultural |
20 |
3 |
Cidadania no Brasil |
20 |
4 |
Direitos humanos |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:Tarefa Fórum temático Produção textual Mapa conceitual |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas. |
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HABILIDADES |
Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede. |
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ATITUDES |
Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens. |
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OUTRAS |
¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. ³ A avaliação final e a recuperação da avaliação final acontecerá de forma presencial conforme agendamento prévio, de acordo com data e horário escolhido pelo aluno. Período de agendamentos avaliação final: 27/10/2025 a 02/11/2025 no AVA. Período de agendamento da recuperação da avaliação final: 10/11/2025 a 16/11/2025 no AVA. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Final |
Todas |
x |
x |
x |
5.1 |
10/11/2025 |
x |
24/11/2025 |
||||
1.5 Fórum |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
18/07/2025 |
|
|
||||
1.7 Atividade avaliativa |
1 |
x |
x |
x |
0.8 |
25/07/2025 |
x |
22/09/2025 |
||||
2.5 Atividade avaliativa |
2 |
x |
x |
x |
0.7 |
01/08/2025 |
x |
22/09/2025 |
||||
3.3 Fórum |
3 e 4 |
x |
x |
x |
1.0 |
12/09/2025 |
|
|
||||
3.5 Atividade avaliativa |
3 |
x |
x |
x |
0.7 |
12/09/2025 |
x |
20/10/2025 |
||||
4.5 Atividade avaliativa |
4 |
x |
x |
x |
0.7 |
22/09/2025 |
x |
20/10/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 2012. 111p. ISBN 978-85-308-0291-2. |
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2 |
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. 254 p. ISBN 9788520005651. |
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3 |
SANDRO ALEX DE SOUZA SIMÕES.; JEAN CARLOS DIAS. Direito, políticas públicas e desenvolvimento. 1. Rio de Janeiro: Método, 2013. PDF. ISBN 978-85-309-4981-5. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-309-4981-5. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BRASIL; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA; ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013. Número de chamada: 907 P699 |
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2 |
DEUS, Zélia Amador de. Caminhos trilhados na luta antirracista. São Paulo: Autêntica, 2020. 1 Recurso online. |
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3 |
DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda Costa de. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012. 1 Recurso online |
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4 |
MOREIRA, Tales Willyan Fornazier. Serviço social e luta antirracista: contribuição das entidades da categoria no combate ao racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2020. Número de chamada: 305.8 M835s |
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5 |
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. Número de chamada: 302 S586i |
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obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. * Tarefa: construção de um texto ou dissertação em formato de arquivo ou on-line. * Glossário: criação de conceitos-significados sobre o conteúdo estudado. * Mapa mental: elaboração de um diagrama que conecta as informações em torno de um tema central. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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