UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Design de Interiores - Cultura, Diferença e Cidadania - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Biomedicina

ESTRUTURA CURRICULAR

Biomedicina Par039/22

PROFESSOR

Makhelly de Liz Pessoa


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cultura, Diferença e Cidadania

0-17512

4

80


EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.


OBJETIVO GERAL

Compreender que as diferenças sociais, éticas e culturais no contexto social-histórico em que estão inseridas, são fundamentais para se alcançar a cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Reconhecer que as diferenças entre os indivíduos é o que os une, e estão inseridas na cultura que cada um vivencia; • Compreender a natureza e a cultura, respeitando a identidade e as diferenças; • Promover uma visão de atitudes e valores, que repensem o modelo de sociedade atual, buscando o exercício da cidadania; • Refletir o panorama dos direitos humanos no contexto atual, contemplando a sua evolução histórica e a globalização.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Abordagem conceitual
• Cultura, etnocentrismo e relativismo cultural;
• A diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural;
• Conceitos de Ciência Política.

20

2

Identidade Cultural
• Raça, racismo e relações étnico-raciais;
• Identidade e diferença: gênero e sexualidade.

20

3

Cidadania no Brasil
• Desafios e conquistas;
• Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos;
• Saberes necessários a uma cidadania planetária.

20

4

Direitos humanos
• Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil;
• Estatuto do idoso (Lei 10.741/2003);
• Processos sociais inclusivos e de acessibilidade;
• Estatuto da pessoa com deficiência (Lei 13.146/2015).

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Tarefa Fórum temático Produção textual Mapa conceitual


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas.

HABILIDADES

Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede.

ATITUDES

Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens.

OUTRAS

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. ³ A avaliação final e a recuperação da avaliação final acontecerá de forma presencial conforme agendamento prévio, de acordo com data e horário escolhido pelo aluno. Período de agendamentos avaliação final: 27/10/2025 a 02/11/2025 no AVA. Período de agendamento da recuperação da avaliação final: 10/11/2025 a 16/11/2025 no AVA.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Final

Todas

x

x

x

5.1

10/11/2025

x

24/11/2025

1.5 Fórum

1 e 2

x

x

x

1.0

18/07/2025

1.7 Atividade avaliativa

1

x

x

x

0.8

25/07/2025

x

22/09/2025

2.5 Atividade avaliativa

2

x

x

x

0.7

01/08/2025

x

22/09/2025

3.3 Fórum

3 e 4

x

x

x

1.0

12/09/2025

3.5 Atividade avaliativa

3

x

x

x

0.7

12/09/2025

x

20/10/2025

4.5 Atividade avaliativa

4

x

x

x

0.7

22/09/2025

x

20/10/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9.ed. Campinas: Papirus, 2012. 111p. ISBN 978-85-308-0291-2.

2

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. 254 p. ISBN 9788520005651.

3

SANDRO ALEX DE SOUZA SIMÕES.; JEAN CARLOS DIAS. Direito, políticas públicas e desenvolvimento. 1. Rio de Janeiro: Método, 2013. PDF. ISBN 978-85-309-4981-5. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-309-4981-5.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA; ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013. Número de chamada: 907 P699

2

DEUS, Zélia Amador de. Caminhos trilhados na luta antirracista. São Paulo: Autêntica, 2020. 1 Recurso online.

3

DIAS, Reinaldo; MATOS, Fernanda Costa de. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012. 1 Recurso online

4

MOREIRA, Tales Willyan Fornazier. Serviço social e luta antirracista: contribuição das entidades da categoria no combate ao racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2020. Número de chamada: 305.8 M835s

5

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. Número de chamada: 302 S586i

obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. * Tarefa: construção de um texto ou dissertação em formato de arquivo ou on-line. * Glossário: criação de conceitos-significados sobre o conteúdo estudado. * Mapa mental: elaboração de um diagrama que conecta as informações em torno de um tema central. 

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