UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Arquitetura e Urbanismo - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/2


CURSO

Arquitetura e Urbanismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Arquitetura e Urbanismo Par038/22

PROFESSOR

Mariana Campos de Andrade


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19551

2

40


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver práticas extensionistas aplicadas à realidade regional, com ênfase na relação entre infraestrutura urbana de saúde e o acolhimento das famílias, por meio da observação crítica, diagnóstico e proposição de soluções arquitetônicas e urbanas que melhorem os fluxos de permanência, deslocamento e acolhimento nos entornos de equipamentos de saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender o papel da arquitetura regional na organização de fluxos urbanos relacionados à saúde. Identificar lacunas físicas e sociais na infraestrutura de apoio a pacientes e acompanhantes. Estimular o pensamento crítico e coletivo na construção de soluções baseadas em práticas extensionistas. Aplicar metodologias participativas e observacionais em campo. Elaborar proposta arquitetônica ou urbanística viável e contextualizada. Desenvolver relatório técnico de práticas e síntese visual (banner para simpósio ou mostra).


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Aula teórica e contextual:
- O que é extensão universitária@p0
- Fundamentos do regionalismo na arquitetura.
- Introdução ao tema da saúde e estrutura urbana de Lages.
- Apresentação das situações-problema.
- Construção de pré-projetos em sala

10

2

Aulas em campo:
- Visita aos principais hospitais públicos e privados.
- Entrevistas com usuários e acompanhantes.
- Mapeamento de acessibilidade, permanência e deslocamento.
- Coleta de dados e registros fotográficos.

20

3

Orientações e construção do relatório:
- Organização do relatório
- Orientações técnicas (metodologia, diagnóstico, proposta)

6

4

Devolutiva e socialização:
- Apresentação das propostas para os colegas em formato de banner para simpósios

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Propiciar o desenvolvimento de conhecimentos relacionados à extensão universitária e sua função social no ensino superior, aos conceitos de regionalismo aplicados à arquitetura e ao urbanismo, bem como à compreensão da estrutura urbana de Lages e sua relação com os equipamentos de saúde. Também contempla noções de urbanismo social, acessibilidade, métodos de observação e levantamento de dados em campo, e a elaboração de propostas técnicas a partir da realidade local.

HABILIDADES

Buscar desenvolver nos estudantes a capacidade de identificar problemas reais do território, mapear fluxos urbanos e propor soluções arquitetônicas ou urbanísticas contextualizadas. Os alunos deverão ser capazes de aplicar metodologias de campo, trabalhar de forma colaborativa em grupos, sistematizar dados e elaborar relatórios técnicos com clareza, além de representar suas propostas em formatos gráficos e apresentá-las de forma oral e escrita.

ATITUDES

São esperadas atitudes pautadas no compromisso com o processo de aprendizagem e com a realidade observada, valorizando o respeito às comunidades envolvidas, a escuta ativa, a empatia e a responsabilidade social. A disciplina também estimula o engajamento ético e coletivo, a participação ativa nas atividades propostas, o cumprimento de prazos, a valorização da cultura local e o reconhecimento do papel social da arquitetura na promoção do bem-estar urbano.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

2

A definir

Participação das atividades em campo

2

04/10/2025

Pré-projetos (organização das informações)

2

04/10/2025

x

18/10/2025

Relatório final, banner e apresentação

4

01/11/2025

x

29/11/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. 2.ed. São Paulo: Editora Ática, 1987. 93 p. (Série Princípios) 14187 ISBN 8508019629

2

PEIXER, Zilma Isabel. A cidade e seus tempos: o processo de constituição do espaço urbano em Lages. Lages: UNIPLAC, 2002. 269 p. ISBN 858923701X

3

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE. Catálogo das atividades de extensão: UNIPLAC. Lages: SN Ltda, 1998. 23 p.

4

RONALD DE GÓES. Manual prático de arquitetura hospitar. 2. São Paulo: Blucher, 2001. PDF. ISBN 9788521217091. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788521217091.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LOPES, Rodrigo de Almeida. O Regionalismo na Arquitetura de Santa Catarina. Dissertação (UFSC, 2007).

2

COSTA, Nilza Maria Vilhena da. Saúde Urbana: desafios e possibilidades. Salvador: EDUFBA, 2008

3

BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Saúde Pública – Acolhimento e Humanização no SUS.

4

GEHL, Jan. Cidades para pessoas. Tradução de Anita Di Marco. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

5

CARLA A. L. ALLEGRETTI.; JULIANA WAGNER; VANESSA G. SCOPEL. Teoria e história da arquitetura e urbanismo, v. 1. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2018. PDF. ISBN 9788595024250. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595024250.

obs:

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