PLANO DE ENSINO |
2025/2 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par038/22 |
PROFESSOR |
Mariana Campos de Andrade |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19551 |
6º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver práticas extensionistas aplicadas à realidade regional, com ênfase na relação entre infraestrutura urbana de saúde e o acolhimento das famílias, por meio da observação crítica, diagnóstico e proposição de soluções arquitetônicas e urbanas que melhorem os fluxos de permanência, deslocamento e acolhimento nos entornos de equipamentos de saúde. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender o papel da arquitetura regional na organização de fluxos urbanos relacionados à saúde. Identificar lacunas físicas e sociais na infraestrutura de apoio a pacientes e acompanhantes. Estimular o pensamento crítico e coletivo na construção de soluções baseadas em práticas extensionistas. Aplicar metodologias participativas e observacionais em campo. Elaborar proposta arquitetônica ou urbanística viável e contextualizada. Desenvolver relatório técnico de práticas e síntese visual (banner para simpósio ou mostra). |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Aula teórica e contextual: |
10 |
2 |
Aulas em campo: |
20 |
3 |
Orientações e construção do relatório: |
6 |
4 |
Devolutiva e socialização: |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Propiciar o desenvolvimento de conhecimentos relacionados à extensão universitária e sua função social no ensino superior, aos conceitos de regionalismo aplicados à arquitetura e ao urbanismo, bem como à compreensão da estrutura urbana de Lages e sua relação com os equipamentos de saúde. Também contempla noções de urbanismo social, acessibilidade, métodos de observação e levantamento de dados em campo, e a elaboração de propostas técnicas a partir da realidade local. |
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HABILIDADES |
Buscar desenvolver nos estudantes a capacidade de identificar problemas reais do território, mapear fluxos urbanos e propor soluções arquitetônicas ou urbanísticas contextualizadas. Os alunos deverão ser capazes de aplicar metodologias de campo, trabalhar de forma colaborativa em grupos, sistematizar dados e elaborar relatórios técnicos com clareza, além de representar suas propostas em formatos gráficos e apresentá-las de forma oral e escrita. |
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ATITUDES |
São esperadas atitudes pautadas no compromisso com o processo de aprendizagem e com a realidade observada, valorizando o respeito às comunidades envolvidas, a escuta ativa, a empatia e a responsabilidade social. A disciplina também estimula o engajamento ético e coletivo, a participação ativa nas atividades propostas, o cumprimento de prazos, a valorização da cultura local e o reconhecimento do papel social da arquitetura na promoção do bem-estar urbano. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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2 |
A definir |
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Participação das atividades em campo |
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2 |
04/10/2025 |
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Pré-projetos (organização das informações) |
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2 |
04/10/2025 |
x |
18/10/2025 |
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Relatório final, banner e apresentação |
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4 |
01/11/2025 |
x |
29/11/2025 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CORRÊA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. 2.ed. São Paulo: Editora Ática, 1987. 93 p. (Série Princípios) 14187 ISBN 8508019629 |
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2 |
PEIXER, Zilma Isabel. A cidade e seus tempos: o processo de constituição do espaço urbano em Lages. Lages: UNIPLAC, 2002. 269 p. ISBN 858923701X |
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3 |
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE. Catálogo das atividades de extensão: UNIPLAC. Lages: SN Ltda, 1998. 23 p. |
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4 |
RONALD DE GÓES. Manual prático de arquitetura hospitar. 2. São Paulo: Blucher, 2001. PDF. ISBN 9788521217091. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788521217091. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
LOPES, Rodrigo de Almeida. O Regionalismo na Arquitetura de Santa Catarina. Dissertação (UFSC, 2007). |
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2 |
COSTA, Nilza Maria Vilhena da. Saúde Urbana: desafios e possibilidades. Salvador: EDUFBA, 2008 |
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3 |
BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de Saúde Pública – Acolhimento e Humanização no SUS. |
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4 |
GEHL, Jan. Cidades para pessoas. Tradução de Anita Di Marco. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013. |
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5 |
CARLA A. L. ALLEGRETTI.; JULIANA WAGNER; VANESSA G. SCOPEL. Teoria e história da arquitetura e urbanismo, v. 1. 1. Porto Alegre: SAGAH, 2018. PDF. ISBN 9788595024250. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/books/9788595024250. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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