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Uniplac - Graduação - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Elaboração e Defesa Pública de Dissertação I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

ESTRUTURA CURRICULAR

Mestrado em Educação/Par nº 34/2022

PROFESSOR

Rafael Araldi Vaz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Elaboração e Defesa Pública de Dissertação I

0-20024

1

15


EMENTA

A atividade curricular consiste na primeira parte do processo de elaboração da Dissertação, na qual  está prevista a participação em atividades junto ao grupo de pesquisa e/ ou eventos científicos, a elaboração do anteprojeto de pesquisa e o início da revisão da literatura, conforme perspectiva epistemológica adotada.

 


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a primeira parte da dissertação em orientações, a partir das perspectivas epistemológicas adotadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Descrever o anteprojeto proposto para a pesquisa; Estruturar a revisão da literatura a partir das bases epistemológicas; Participar das atividades do grupo de pesquisa.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Anteprojeto de pesquisa
Revisão de literatura
Participação em grupo de pesquisa

15

 

TOTAL DE HORAS

15 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Escrita científica, normas técnicas do trabalho científico, base teórico-metodológica da pesquisa.

HABILIDADES

Escrita adequada de acordo com as normas técnicas e pesquisa em bases de dados com autonomia.

ATITUDES

Autonomia como pessoa pesquisadora e atitude ética na realização da pesquisa.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Escrita do Anteprojeto

A definir

Participação em atividades de pesquisa

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559771653.

2

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788565848138.

3

BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002. 408 p. ISBN 8532802516


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 23.ed. São Paulo: Editora Graal, 2007. 295 p. ISBN 9788570380746

2

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6. São Paulo: Autêntica, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788551301708.

3

LARROSA, Jorge (org.). Elogio da escola. São Paulo: Autêntica, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788551302880.

4

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. São Paulo: Autêntica, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788582172513.

5

BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. São Paulo: Autêntica, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788551303382.

obs:

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