PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Mestrado em Educação/Par nº 34/2022 |
PROFESSOR |
Rafael Araldi Vaz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Elaboração e Defesa Pública de Dissertação I |
0-20024 |
1° |
1 |
15 |
EMENTA |
|||
A atividade curricular consiste na primeira parte do processo de elaboração da Dissertação, na qual está prevista a participação em atividades junto ao grupo de pesquisa e/ ou eventos científicos, a elaboração do anteprojeto de pesquisa e o início da revisão da literatura, conforme perspectiva epistemológica adotada. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a primeira parte da dissertação em orientações, a partir das perspectivas epistemológicas adotadas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Descrever o anteprojeto proposto para a pesquisa; Estruturar a revisão da literatura a partir das bases epistemológicas; Participar das atividades do grupo de pesquisa. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Anteprojeto de pesquisa |
15 |
|
TOTAL DE HORAS |
15 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Escrita científica, normas técnicas do trabalho científico, base teórico-metodológica da pesquisa. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Escrita adequada de acordo com as normas técnicas e pesquisa em bases de dados com autonomia. |
|||||||||||
ATITUDES |
Autonomia como pessoa pesquisadora e atitude ética na realização da pesquisa. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Escrita do Anteprojeto |
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
||||
Participação em atividades de pesquisa |
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559771653. |
|||||||||||
2 |
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788565848138. |
|||||||||||
3 |
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2002. 408 p. ISBN 8532802516 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 23.ed. São Paulo: Editora Graal, 2007. 295 p. ISBN 9788570380746 |
|||||||||||
2 |
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6. São Paulo: Autêntica, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788551301708. |
|||||||||||
3 |
LARROSA, Jorge (org.). Elogio da escola. São Paulo: Autêntica, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788551302880. |
|||||||||||
4 |
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. São Paulo: Autêntica, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788582172513. |
|||||||||||
5 |
BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. São Paulo: Autêntica, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788551303382. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |