PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Mestrado em Educação/Par nº 34/2022 |
PROFESSOR |
Rafael Araldi Vaz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Elaboração e Defesa Pública de Dissertação III |
0-20028 |
3° |
2 |
30 |
EMENTA |
|||
undefined |
OBJETIVO GERAL |
Realizar Exame de Qualificação e envio para o CEP do Projeto de Dissertação |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Realizar e Preparar Exame de Qualificação; Realizar mudanças sugeridas pela Banca; Encaminhar Projeto de Dissertação para o CEP; Participar de Atividades no Grupo de Pesquisa; Participar de Eventos Científicos; Participar de atividades Orientação Individuais e Coletivas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Exame de Qualificação; 6 |
30 |
|
TOTAL DE HORAS |
30 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Escrita científica, normas técnicas do trabalho científico, base teórico-metodológica da pesquisa. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Escrita adequada de acordo com as normas técnicas e pesquisa em bases de dados com autonomia. |
|||||||||||
ATITUDES |
Autonomia como pessoa pesquisadora e atitude ética na realização da pesquisa. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Escrita do Anteprojeto |
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
||||
Participação em atividades de pesquisa |
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2000. 120 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080607-7. |
|||||||||||
2 |
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri, SP: Atlas, 2022. 186 p. ISBN 978-65-597-7163-9. |
|||||||||||
3 |
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. Porto Alegre: ArtMed, 2008. 1 recurso online. ISBN 9788536318523. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 207 p. ISBN 8586583367 |
|||||||||||
2 |
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 23.ed. São Paulo: Editora Graal, 2007. 295 p. ISBN 9788570380746 |
|||||||||||
3 |
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. São Paulo: Autêntica, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788582172513. |
|||||||||||
4 |
CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo negro, 2001. 213 p. ISBN 858747814-1 |
|||||||||||
5 |
BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. São Paulo: Autêntica, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788551303382. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |