UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Elaboração e Defesa Pública de Dissertação III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

ESTRUTURA CURRICULAR

Mestrado em Educação/Par nº 34/2022

PROFESSOR

Rafael Araldi Vaz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Elaboração e Defesa Pública de Dissertação III

0-20028

2

30


EMENTA

undefined


OBJETIVO GERAL

Realizar Exame de Qualificação e envio para o CEP do Projeto de Dissertação

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Realizar e Preparar Exame de Qualificação; Realizar mudanças sugeridas pela Banca; Encaminhar Projeto de Dissertação para o CEP; Participar de Atividades no Grupo de Pesquisa; Participar de Eventos Científicos; Participar de atividades Orientação Individuais e Coletivas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Exame de Qualificação; 6
2 Realizar mudanças sugeridas pela Banca; 6
3 Organizar Projeto de Dissertação para o CEP; 6
4 Participar de Atividades no Grupo de Pesquisa; 4
5 Participar de Eventos Científicos; 4
6 Participar de atividades Orientação Individuais e Coletivas

30

 

TOTAL DE HORAS

30 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Escrita científica, normas técnicas do trabalho científico, base teórico-metodológica da pesquisa.

HABILIDADES

Escrita adequada de acordo com as normas técnicas e pesquisa em bases de dados com autonomia.

ATITUDES

Autonomia como pessoa pesquisadora e atitude ética na realização da pesquisa.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Escrita do Anteprojeto

A definir

Participação em atividades de pesquisa

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2000. 120 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080607-7.

2

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri, SP: Atlas, 2022. 186 p. ISBN 978-65-597-7163-9.

3

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. Porto Alegre: ArtMed, 2008. 1 recurso online. ISBN 9788536318523.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 207 p. ISBN 8586583367

2

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 23.ed. São Paulo: Editora Graal, 2007. 295 p. ISBN 9788570380746

3

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. São Paulo: Autêntica, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788582172513.

4

CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo negro, 2001. 213 p. ISBN 858747814-1

5

BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. São Paulo: Autêntica, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788551303382.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática