PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Mestrado em Educação/Par nº 34/2022 |
PROFESSOR |
Rafael Araldi Vaz |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Michel Foucault e a Pesquisa em Educação |
1-10081 |
Tu |
2 |
30 |
EMENTA |
|||
Arqueologia e Genealogia. Poder, saber e verdade. Subjetividade e governamentalidade. A escola como tecnologia e dispositivo de poder. Educação, heterotopia e práticas de liberdade. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender as contribuições de Michel Foucault e do pós-estruturalismo para a construção da pesquisa em Educação. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Reconhecer a importância do pensamento de Michel Foucault para as Ciências Humanas e para o campo da Educação. Perceber na abordagem arqueológica e genealógica uma saída metodológica para a compreensão da constituição histórica do sujeito. Entender como se constrói na abordagem arqueológica as noções de discurso e análise do discurso. Entender como se desenvolve na abordagem genealógica a constituição histórica dos sujeitos e dos dispositivos de poder sobre o corpo (poder disciplinar) e as populações (biopolítica). Analisar as formas de poder, seus dispositivos e tecnologias, e sua atuação micropolítica sobre o corpo e a subjetividade. Apreender as relações entre formas de poder (poder disciplinar e biopoder), tipos de saber e regimes de verdade. Apropriar-se do debate sobre as práticas de liberdade, estéticas da existência e heterotopias. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Arqueologia e Genealogia. |
32 |
|
TOTAL DE HORAS |
32 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- Conceitos de poder, saber e subjetividade em Michel Foucault - Abordagem arqueológica e genealógica - Escola e educação como tecnologias e dispositivos de poder - A educação como prática de liberdade |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Utilização de linguagem adequada ao ambiente acadêmico. - Compreensão conceitual. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Participação efetiva nas aulas e nas atividades propostas. - Realização das atividades conforme cronograma. - Postura acadêmica. - Disposição para o estudo e para o trabalho em grupo. |
|||||||||||
OUTRAS |
- Respeito, relações interpessoais, ética. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Leitura, participação qualificada na discussão e apropriação dos textos |
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
||||
Fichamento de dois (2) textos de apoio (livre escolha) |
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
||||
Resenha de um dos objetos de pesquisa |
|
|
|
|
|
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6.ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 2000. 239 p. 23022 ISBN 852180261-7 |
|||||||||||
2 |
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 23.ed. São Paulo: Editora Graal, 2007. 295 p. ISBN 9788570380746 |
|||||||||||
3 |
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 13. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014. 277 p. ISBN 9788532605095. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
SILVA, Tomaz Tadeu da. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1995. 258 p. (Coleção Ciências Sociais Da Educação) 358 ISBN 85-326-1317-9 |
|||||||||||
2 |
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: I : vontade de saber. 16.ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2005. 152 p. (Biblioteca de Filosofia e História das Ciências) ISBN 8570380100 |
|||||||||||
3 |
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: 2 : o uso dos prazeres. 11.ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2006. 232 p. (Biblioteca de Filosofia e História das Ciências) ISBN 8521903073 |
|||||||||||
4 |
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: 3 : o cuidado de si. 8.ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2005. 246 p. ISBN 8570380119 |
|||||||||||
5 |
RESENDE, Haroldo de (org.). Michel Foucault: o governo da infância. São Paulo: Autêntica, 2015. 1 recurso online. (Estudos Foucaultianos). ISBN 9788582172858. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |