UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Seminário Temático: Michel Foucault e a Pesquisa em Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

ESTRUTURA CURRICULAR

Mestrado em Educação 2025

PROFESSOR

Rafael Araldi Vaz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Seminário Temático: Michel Foucault e a Pesquisa em Educação

4-00002

Tu

2

30


EMENTA

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OBJETIVO GERAL

Compreender as contribuições de Michel Foucault e do pós-estruturalismo para a construção da pesquisa em Educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer a importância do pensamento de Michel Foucault para as Ciências Humanas e para o campo da Educação. Perceber na abordagem arqueológica e genealógica uma saída metodológica para a compreensão da constituição histórica do sujeito. Entender como se constrói na abordagem arqueológica as noções de discurso e análise do discurso. Entender como se desenvolve na abordagem genealógica a constituição histórica dos sujeitos e dos dispositivos de poder sobre o corpo (poder disciplinar) e as populações (biopolítica). Analisar as formas de poder, seus dispositivos e tecnologias, e sua atuação micropolítica sobre o corpo e a subjetividade. Apreender as relações entre formas de poder (poder disciplinar e biopoder), tipos de saber e regimes de verdade. Apropriar-se do debate sobre as práticas de liberdade, estéticas da existência e heterotopias.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Arqueologia e Genealogia.
Poder, saber e verdade.
Subjetividade e governamentalidade.
A escola como tecnologia e dispositivo de poder.
Educação, heterotopia e práticas de liberdade.

35

 

TOTAL DE HORAS

35 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Conceitos de poder, saber e subjetividade em Michel Foucault - Abordagem arqueológica e genealógica - Escola e educação como tecnologias e dispositivos de poder - A educação como prática de liberdade

HABILIDADES

- Utilização de linguagem adequada ao ambiente acadêmico. - Compreensão conceitual.

ATITUDES

- Participação efetiva nas aulas e nas atividades propostas. - Realização das atividades conforme cronograma. - Postura acadêmica. - Disposição para o estudo e para o trabalho em grupo.

OUTRAS

- Respeito, relações interpessoais, ética.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1 – Leitura, participação qualificada na discussão e apropriação dos textos

A definir

Avaliação 2 – Fichamento de dois (2) textos de apoio (livre escolha)

A definir

Avaliação 3 – Resenha de um dos objetos de pesquisa

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6.ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 2000. 239 p. 23022 ISBN 852180261-7

2

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 21.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. 277 p. 71

3

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 23. ed. São Paulo: Editora Graal, 2012. 295 p. ISBN 9788570380746


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

RESENDE, Haroldo de (org.). Michel Foucault: o governo da infância. São Paulo: Autêntica, 2015. 1 recurso online. (Estudos Foucaultianos). ISBN 9788582172858.

2

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: I : vontade de saber. 16.ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2005. 152 p. (Biblioteca de Filosofia e História das Ciências) ISBN 8570380100

3

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: I : vontade de saber. 16.ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2005. 152 p. (Biblioteca de Filosofia e História das Ciências) ISBN 8570380100

4

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: 2 : o uso dos prazeres. 11.ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2006. 232 p. (Biblioteca de Filosofia e História das Ciências) ISBN 8521903073

5

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: 3 : o cuidado de si. 8.ed. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2005. 246 p. ISBN 8570380119

obs:

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