UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação - Metodologia da Pesquisa em Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

ESTRUTURA CURRICULAR

Mestrado em Educação 2025

PROFESSOR

Jaime Farias Dresch, Madalena Pereira da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Metodologia da Pesquisa em Educação

0-178855

Tu

4

16


EMENTA

O estado da arte da produção do conhecimento no campo educacional; As dimensões da Pesquisa em Educação; Abordagens qualitativas e quantitativas; Metodologia de pesquisa e instrumentos de coleta e tratamento de dados comuns às diferentes linhas de pesquisa; Ética na pesquisa.


OBJETIVO GERAL

Compreender e refletir criticamente sobre a pesquisa científica, enfatizando a área de concentração do Programa: Educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

I. Discutir pressupostos teóricos, problemas e perspectivas de pesquisa relacionados às temáticas educacionais. II. Utilizar adequadamente os instrumentos da pesquisa científica (normas técnicas, ética na pesquisa, ferramentas digitais etc.). III. Aprofundar estudos referentes às tendências teórico-metodológicas da pesquisa em educação (método e metodologia). IV. Debater as modalidades e procedimentos de pesquisa em educação. V. Elaborar do pré-projeto de pesquisa em consonância com a área de concentração e respectivas linhas de pesquisa.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Pressupostos teóricos, problemas e perspectivas de pesquisa relacionados às temáticas educacionais.

12

2

Modalidades e procedimentos de pesquisa em educação.

8

3

Instrumentos da pesquisa científica (normas técnicas, ética na pesquisa, ferramentas digitais etc.).

16

4

Tendências teórico-metodológicas da pesquisa em educação (método e metodologia).

8

5

Elaboração de pré-projeto de pesquisa em consonância com a área de concentração e respectivas linhas de pesquisa.

16

 

TOTAL DE HORAS

60 h


Estratégias:Leitura de textos. Aula expositiva dialogada. Roda de conversa. Trabalho em grupo. Oficina de utilização dos instrumentos da Pesquisa Científica. Elaboração do projeto de pesquisa (Template PPGE). Painel temático. Apresentação de pré-projeto. Debate.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apreensão de conteúdo. Articulação de conhecimentos prévios com novos conhecimentos; curiosidade para busca de conhecimentos.

HABILIDADES

Capacidade de organização e síntese, de comunicação e expressão nas mais diversas formas como: oral, escrita interpretativa e representativa. Reflexão crítica.

ATITUDES

Assiduidade; Participação ativa e comprometimento com as atividades da disciplina; Interesse; Pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.

OUTRAS

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Participação nas aulas*

1, 2, 3, 4, 5

x

x

x

1

A definir

Pré-Projeto de Pesquisa

5

x

x

x

5

A definir

x

A definir

Trabalho em grupo

5

x

x

x

2

A definir

Trabalho Normatização Científica

3

x

x

x

2

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788565848138.

2

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020991.

3

SILVIA H. KOLLER; MARIA CLARA P. DE PAULA COUTO; JEAN VON HOHENDORFF. Manual de Produção Científica. Porto Alegre Penso 2014 ISBN 9788565848916


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 15. São Paulo: Cortez, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788524925306.

2

CRESWELL, John W; CRESWELL, J. David. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 5. Porto Alegre: Penso, 2021. 1 recurso online. (Métodos de pesquisa). ISBN 9786581334192.

3

DRESCH, Jaime Farias. Performatividade discursiva e avaliação da educação: uma análise político-epistemológicado SARESP na Folha de São Paulo e no Jornal da APEOESP (1995-2010). São Paulo: Pimenta Cultural, 2024. 282 p. ISBN 978-85-7221-279-3.

4

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559771653.

5

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. São Paulo: Cortez, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788524920905.

6

TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2013. 175 p. ISBN 97885-224-0273-1

7

AQUINO, Julio Groppa. Educação pelo arquivo: ensinar, pesquisar, escrever com Foucault. São Paulo: Intermeios, 2019.

8

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. V. 3. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023. [livro eletrônico]. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/etica_e_pesquisa_em_educacao_volume_3_2023_1.pdf

9

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

10

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

11

CALDEIRA, Maria Carolina da Silva; PARAÍSO, Marlucy Alves. Etnografia educacional e análise de discurso: uma bricolagem metodológica para pesquisar currículos. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 1499-1526, out./dez. 2016.

12

CAMPOS, Alessandra Freire Magalhães de; CAETANO, Luís Miguel Dias; GOMES, Victor Márcio Laus Reis. Revisão sistemática de literatura em educação: características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Linguagens, Educação & Sociedade, v. 27, n. 54, p. 139–169, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2702

13

DINIZ, Debora. Carta de uma orientadora: sobre pesquisa e escrita acadêmica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2024.

14

FAZENDA, Ivani (org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

15

FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade@p0 2. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

16

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed., 1. ed. eletr. Tradução Joice Elias Costa. Porto Alegre: Armed, 2017.

17

GATTI, B. A. A construção metodológica da pesquisa em educação: desafios. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36066

18

KRAMER, Sonia; PENA, Alexandra; TOLEDO, Maria Leonor P. B.; BARBOSA, Silvia Néli Falcão (org.). Ética: pesquisa e práticas com crianças na Educação Infantil. Campinas: Papirus, 2019.

19

LOPES, Bernarda Elane Madureira. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Revista Educação e Políticas em Debate, n. 2, ago./dez, 2024.

20

MEYER, Dagmar Estermann PARAISO, Marlucy Alves (org). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 3. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021.

21

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 1. ed., 1. reimp. Petrópolis: Vozes, 2018.

22

MOROSINI, Marília; KOHLS-SANTOS, Priscila; BITTENCOURT, Zoraia. Estado do conhecimento: teoria e prática. Curitiba-PR: CRV, 2021.

23

PEREIRA, Josilaine Antunes. Economia solidária e emancipação social: uma estratégia educativa de enfrentamento às violências de gênero contra as mulheres na região serrana de Santa Catarina. São Paulo: Pimenta Cultural, 2024. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/economia-solidaria/

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