PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Glaucia Machado Moreira Domingues |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia, Ciência e Profissão |
0-19191 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Constituição da psicologia na área de conhecimento científico. Ciência básica e ciência aplicada em psicologia. Níveis de organização da formação e pesquisa em psicologia no Brasil. Organização profissional, entidades e associações representativas na psicologia e níveis de participação. Critérios científicos e profissionais de validação de teorias e técnicas em Psicologia. Relação entre desenvolvimento científico e práticas profissionais. Atividades extensionistas. |
OBJETIVO GERAL |
Adquirir uma visão ampliada da psicologia como ciência e profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer um panorama geral da Psicologia no Brasil; - Obter informações relevantes sobre a formação do psicólogo e seu papel na identidade de sua profissão; - Aprender quais os princípios norteadores da Psicologia como ciência e como profissão; - Adquirir conhecimento a respeito do exercício profissional do psicólogo, bem como suas áreas de atuação, campo de conhecimento, seus desafios teóricos e metodológicos contemporâneos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Psicologia: conhecimento científico e sua organização |
10 |
2 |
2. Ciência básica e aplicada em Psicologia |
15 |
3 |
3. Psicologia no Brasil: formação e pesquisa |
15 |
4 |
4. Organização profissional, entidades e associações relacionadas à Psicologia |
15 |
5 |
5. Critérios científicos e profissionais para validação da teoria e da técnica |
10 |
6 |
6. Desenvolvimento científico e mercado profissional |
15 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os acadêmicos deverão estabelecer relação entre os conhecimentos teóricos e práticos, além de relatar com clareza os fenômenos observados e as atividades realizadas. Consistência teórica. Produção de conhecimento e análise crítica sobre o assunto. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Embasamento científico; coerência; boa explanação; criatividade; capacidade de trabalhar em equipe. |
|||||||||||
ATITUDES |
Demonstrar cuidado ético com as informações coletadas e atividades realizadas; Participação em sala de aula, pontualidade, assiduidade, elaboração e entrega pontual de trabalhos, leitura da bibliografia Indicada, postura ética e comprometida. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Trabalho em grupo sobre o exercício profissional do psicólogo/Seminários |
4,5,6 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação integrativa |
|
x |
x |
x |
1.5 |
10/06/2025 |
|
|
||||
Entrevista com psicólogos |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Prova de múltipla escolha |
1,2,3,4,5,6 |
x |
x |
x |
2.0 |
27/05/2025 |
x |
03/06/2025 |
||||
Resenha Filme |
|
x |
x |
x |
1.0 |
15/04/2025 |
|
|
||||
Painel da História da Psicologia |
|
x |
x |
x |
0.5 |
25/02/2025 |
|
|
||||
Mapa conceitual |
|
x |
x |
x |
1.0 |
25/03/2025 |
x |
08/04/2025 |
||||
Quiz código de Ética |
|
x |
x |
x |
0.5 |
22/04/2025 |
|
|
||||
Carta ao Psicólogo do Futuro |
|
x |
x |
x |
0.5 |
24/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
WEITEN, Wayne. Introdução à psicologia: temas e variações. 3. São Paulo: Cengage Learning, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788522126675. |
|||||||||||
2 |
SPINK, Mary Jane P. Psicologia social e saúde: práticas, saberes e sentidos. 7. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010. 339 p. (Psicologia social) ISBN 9788532628817 |
|||||||||||
3 |
XAVIER, Cesar Rey. A psicologia e o problema mente-corpo: uma nova proposta para a imponderável epistemologia da consciência. Curitiba: Editora Juruá, 2012. 205p. ISBN 9788536235387. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
5007580 |
|||||||||||
2 |
GRIGGS, Richard A. Psicologia: uma abodagem concisa. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 432p. ISBN 9788536320120 |
|||||||||||
3 |
MYERS, David G. Psicologia social. 10. Porto Alegre: AMGH, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788580553390. |
|||||||||||
4 |
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologia. 2. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. (Em foco). ISBN 9788571440678. |
|||||||||||
5 |
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2005. 368 p. ISBN 85-02-02900-2. |
|||||||||||
obs:CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. A regulação dos serviços de saúde mental no Brasil: inserção da psicologia no sistema único de saúde e na saúde suplementar. Pesquisa e Redação Fernando Mussa Abujamra Aith (coordenador) Marco Aurélio Antas Torronteguy Gabriela Barros de Luca. Brasília: 2013. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Contribuições do Conselho Federal de Psicologia à discussão sobre a formação da(o) psicóloga(o). Brasília: CEP. 2013. CRUZ, Roberto Moraes. Formação científica e profissional em Psicologia. In: Psicologia ciência e profissão. vol.36. n.1 Brasília: DOI, 2016. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |