PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Estela Maris Camargo Bernardelli |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Processos Psicológicos Básicos |
0-19192 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Processos psicológicos e determinação social da organização cerebral. Funções cerebrais superiores. Processos psicológicos básicos e fundamentos (sensação, percepção, atenção, linguagem, pensamento, memória, inteligência, aprendizagem, motivação e emoção). |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os pressupostos epistemológicos relativos à organização cerebral, funções psicológicas superiores e os processos psicológicos básicos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender os mecanismos de funcionamento das funções cerebrais superiores e dos processos psicológicos; - Identificar diferentes concepções teóricas sobre sensação e percepção, atenção, linguagem, pensamento, memória, inteligência, aprendizagem, motivação e emoção. - Relacionar os processos psicológicos com as bases biológicas de funcionamento e as influências ambientais e comportamentais no desenvolvimento humano. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
PROCESSOS PSICOLÓGICOS: ORGANIZAÇÃO CEREBRAL |
04 |
2 |
SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO |
08 |
3 |
ATENÇÃO |
08 |
4 |
LINGUAGEM |
12 |
5 |
PENSAMENTO |
12 |
6 |
MEMÓRIA |
12 |
7 |
APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIA |
12 |
8 |
MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: ´ ET – estudo de texto Unidade 1 – leitura prévia e preparação material TIG – Trabalho integrado em grupo Unidade 2 ED/TE – Filmes – Unidades 4,5,8 |
Estratégias:AEX - aula expositiva ARM - aula com recursos multimídia ED - estudo dirigido AI - avaliação individual TE - trabalho escrito MAC - mapa conceitual |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
A avaliação ocorrerá pela geração de conhecimentos em atividades práticas e teóricas: apresentação e articulação de trabalhos, debates, busca e uso do conhecimento científico. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Serão avaliados os seguintes domínios: conhecimento científico, organização de trabalhos escritos, apresentação estruturada e articulada com a realidade estudada. |
|||||||||||
ATITUDES |
Serão considerados aspectos relativos à responsabilidade, senso crítico, investigativo, postura ética, respeito ao professor e aos colegas. Também assiduidade, pontualidade, criatividade, interesse, autonomia |
|||||||||||
OUTRAS |
Poderá haver alterações na sistemática de avaliação conforme necessidades forem apresentadas no decorrer do semestre letivo |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
AI - Avaliação individual |
01 a 06 |
|
|
|
3.0 |
03/05/2024 |
x |
24/05/2024 |
||||
ED - Estudo dirigido filmes |
04 e 05 |
|
|
|
3.0 |
26/04/2024 |
x |
10/05/2024 |
||||
MAC – Mapa conceitual |
07 |
|
|
|
2.5 |
07/06/2024 |
|
|
||||
AI - avaliação integrativa |
01 a 08 |
|
|
|
1.5 |
28/05/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FELDMAN, Robert S. Introdução à psicologia. 10. Porto Alegre: AMGH, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788580554892. |
|||||||||||
2 |
NOLEN-HOEKSEMA, Susan et al. Introdução à psicologia: Atkinson & Hilgard. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788522127177. |
|||||||||||
3 |
MYERS, David G; DEWALL, C. Nathan. Psicologia. 11. Rio de Janeiro: LTC, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788521634614. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GLEITMAN, Henry; REISBERG, Daniel; GROSS, James. Psicologia. 7. Porto Alegre: ArtMed, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788536321400. |
|||||||||||
2 |
MARQUES, Ana Paula Pissarra; AMARAL, Alison Vanessa Morroni; PANTANO, Telma. Treino de funções executivas e aprendizado. 2. Barueri: Manole, 2022. 1 recurso online. (Psicologia e neurociências). ISBN 9786555768121. |
|||||||||||
3 |
NOLEN-HOEKSEMA, Susan et al. Introdução à psicologia: Atkinson & Hilgard. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788522127177. |
|||||||||||
4 |
HASSON, Marjorie B. Courvoisier; MACEDO, Jussara Engel. Estimulação da linguagem e da memória, v. 5: treinamento prático. Rio de Janeiro: ThiemeBrazil, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555720914. |
|||||||||||
5 |
MENEZES, Angela Oliveira. Atenção, memória e aprendizagem: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786553560154. |
|||||||||||
obs:OBSERVAÇÕES 1 - Será ignorado qualquer contato realizado com o professor por meio de redes sociais, ou aplicativo de mensagens. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a) exclusivamente via e-mail institucional (estela.bernardelli@uniplaclages.edu.br), ou diretamente com a secretaria acadêmica e/ou coordenação do curso. 2 - As justificativas de faltas deverão ser encaminhadas pela Coordenação. Não será aceita justificativa fora da Resolução nº 619/2024 da Universidade. A presença será analisada todos os dias, ao término da aula, mediante chamada nominal a ser lançada simultaneamente no portal acadêmico. 3 - A aferição da presença será realizada pelo professor diretamente no portal acadêmico, no início ou final da aula. Acadêmicos(as) que não estiverem presentes no momento da chamada terão a falta registrada, independentemente do horário de entrada e/ou saída da sala de aula. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |