UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Psicologia - Processos Psicológicos Básicos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Estela Maris Camargo Bernardelli


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Processos Psicológicos Básicos

0-19192

4

80


EMENTA

Processos psicológicos e determinação social da organização cerebral. Funções cerebrais superiores.

Processos psicológicos básicos e fundamentos (sensação, percepção, atenção, linguagem,

pensamento, memória, inteligência, aprendizagem, motivação e emoção).


OBJETIVO GERAL

Conhecer os pressupostos epistemológicos relativos à organização cerebral, funções psicológicas superiores e os processos psicológicos básicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender os mecanismos de funcionamento das funções cerebrais superiores e dos processos psicológicos; - Identificar diferentes concepções teóricas sobre sensação e percepção, atenção, linguagem, pensamento, memória, inteligência, aprendizagem, motivação e emoção. - Relacionar os processos psicológicos com as bases biológicas de funcionamento e as influências ambientais e comportamentais no desenvolvimento humano.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

PROCESSOS PSICOLÓGICOS: ORGANIZAÇÃO CEREBRAL
1.1 Processos psicológicos: desenvolvimento humano e organização cerebral
1.2 Funções cerebrais superiores

04

2

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
2.1Conceitos: limiares, detecção de sinais, adaptação sensorial, ilusões perceptuais
2.2 Visão, audição, tato, paladar e olfato
2.3 Leis da Gestalt

08

3

ATENÇÃO
3.1 Funções da atenção e consciência
3.2 Tenacidade e vigilância

08

4

LINGUAGEM
4.1 Unidades básicas da linguagem
4.2 Significados da linguagem
4.3 Aquisição e desenvolvimento da linguagem
4.4 Transtornos de linguagem

12

5

PENSAMENTO
5.1 Consciência
5.2 Resolução de problemas
5.3 Raciocínio e tomada de decisões

12

6

MEMÓRIA
6.1 Fundamentos e construção da memória
6.2 Aquisição, armazenamento, recuperação e esquecimento da memória

12

7

APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIA
7.1 Condicionamento clássico e operante
7.2 Abordagens cognitivas da aprendizagem
7.3 Desenvolvimento cognitivo
7.4 Teorias da inteligência
7.5 Avaliação da inteligência

12

8

MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO
8.1 Diferentes abordagens da motivação
8.2 Conceitos motivacionais
8.3 Compreendendo as experiências emocionais

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: ´ ET – estudo de texto Unidade 1 – leitura prévia e preparação material TIG – Trabalho integrado em grupo Unidade 2 ED/TE – Filmes – Unidades 4,5,8


Estratégias:AEX - aula expositiva ARM - aula com recursos multimídia ED - estudo dirigido AI - avaliação individual TE - trabalho escrito MAC - mapa conceitual


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação ocorrerá pela geração de conhecimentos em atividades práticas e teóricas: apresentação e articulação de trabalhos, debates, busca e uso do conhecimento científico.

HABILIDADES

Serão avaliados os seguintes domínios: conhecimento científico, organização de trabalhos escritos, apresentação estruturada e articulada com a realidade estudada.

ATITUDES

Serão considerados aspectos relativos à responsabilidade, senso crítico, investigativo, postura ética, respeito ao professor e aos colegas. Também assiduidade, pontualidade, criatividade, interesse, autonomia

OUTRAS

Poderá haver alterações na sistemática de avaliação conforme necessidades forem apresentadas no decorrer do semestre letivo

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

AI - Avaliação individual

01 a 06

3.0

03/05/2024

x

24/05/2024

ED - Estudo dirigido filmes

04 e 05

3.0

26/04/2024

x

10/05/2024

MAC – Mapa conceitual

07

2.5

07/06/2024

AI - avaliação integrativa

01 a 08

1.5

28/05/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FELDMAN, Robert S. Introdução à psicologia. 10. Porto Alegre: AMGH, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788580554892.

2

NOLEN-HOEKSEMA, Susan et al. Introdução à psicologia: Atkinson & Hilgard. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788522127177.

3

MYERS, David G; DEWALL, C. Nathan. Psicologia. 11. Rio de Janeiro: LTC, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788521634614.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GLEITMAN, Henry; REISBERG, Daniel; GROSS, James. Psicologia. 7. Porto Alegre: ArtMed, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788536321400.

2

MARQUES, Ana Paula Pissarra; AMARAL, Alison Vanessa Morroni; PANTANO, Telma. Treino de funções executivas e aprendizado. 2. Barueri: Manole, 2022. 1 recurso online. (Psicologia e neurociências). ISBN 9786555768121.

3

NOLEN-HOEKSEMA, Susan et al. Introdução à psicologia: Atkinson & Hilgard. 2. São Paulo: Cengage Learning, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788522127177.

4

HASSON, Marjorie B. Courvoisier; MACEDO, Jussara Engel. Estimulação da linguagem e da memória, v. 5: treinamento prático. Rio de Janeiro: ThiemeBrazil, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555720914.

5

MENEZES, Angela Oliveira. Atenção, memória e aprendizagem: aspectos teóricos e instrumentos de avaliação. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786553560154.

obs:OBSERVAÇÕES 1 - Será ignorado qualquer contato realizado com o professor por meio de redes sociais, ou aplicativo de mensagens. Qualquer requerimento/solicitação deverá ser formalizado(a) exclusivamente via e-mail institucional (estela.bernardelli@uniplaclages.edu.br), ou diretamente com a secretaria acadêmica e/ou coordenação do curso. 2 - As justificativas de faltas deverão ser encaminhadas pela Coordenação. Não será aceita justificativa fora da Resolução nº 619/2024 da Universidade. A presença será analisada todos os dias, ao término da aula, mediante chamada nominal a ser lançada simultaneamente no portal acadêmico. 3 - A aferição da presença será realizada pelo professor diretamente no portal acadêmico, no início ou final da aula. Acadêmicos(as) que não estiverem presentes no momento da chamada terão a falta registrada, independentemente do horário de entrada e/ou saída da sala de aula.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática