PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Priscila Schneider |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Neuropsicologia |
0-19194 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Princípios de neuroanatomia e neurofisiologia. Conceito e Histórico de Neuropsicologia. funções psicológicas elementares e superiores. Síndromes, disfunções neurológicas e repercussões em funções psicológicas. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender os fundamentos da morfofisiologia encefálica e sua relação com as funções neuropsicológicas, juntamente com as bases da avaliação e das intervenções da neuropsicologia. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Estudar o histórico e principais conceitos da neuropsicologia; - Compreender os princípios de anatomia e fisiologia; - Entender as estruturas neuroanatômicas e a neurofisiologia; - Compreender as Funções Neuropsicológicas; - Relacionar as estruturas de neuroanatomia e a neurofisiologia com as funções neuropsicológicas e distingui-las; - Conhecer principais síndromes, disfunções neurológicas e suas repercussões em funções neuropsicológicas. - Compreender o papel do psicólogo na avaliação e na reabilitação neuropsicológica e suas implicações éticas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Histórico e principais conceitos da neuropsicologia |
8 |
2 |
Introdução à anatomia e fisiologia |
8 |
3 |
Introdução à Neuroanatomia, células do sistema nervoso, neurotransmissores e transmissão sináptica |
8 |
4 |
Introdução à Neurofisiologia: Sistema Nervoso Central e Periférico (sistema simpático e parassimpático) |
8 |
5 |
Funções Neuropsicológicas |
12 |
6 |
Alterações neuropsicológicas nas enfermidades neurológicas em crianças e adolescentes |
8 |
7 |
Alterações cognitivas e comportamentais associadas aos quadros neurológicos e neuropsiquiátricos em adultos |
8 |
8 |
Alterações cognitivas e comportamentais associadas aos quadros neurológicos e neuropsiquiátricos em idosos |
8 |
9 |
Avaliação e reabilitação neuropsicológica |
8 |
10 |
Ética do psicólogo na neuropsicologia |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão as seguintes Atividades Práticas Extraclasse: Leitura de um livro; participação em seminário de estágios do curso de Psicologia. |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; DF – Discussão de Filme; CC – Confecção de modelo de cérebro; |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca da Neuropsicologia; estabelecer relações entre os diversos pontos de vista e concisão das ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Aplicar os conceitos sobre Neuropsicologia na prática clínica e social, relacionando as estruturas cerebrais com elementos das funções cognitivas superiores e a compreensão dos elementos psíquicos. Produzir textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisar para responder às questões propostas; Participar efetiva, crítica e coerentemente durante as aulas; Articular, sintetizar e avaliar os conteúdos relativos à Neuropsicologia. |
|||||||||||
ATITUDES |
Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina, colegas, professor e outros sujeitos envolvidos nos estudos para essa disciplina; Ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; Desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; Realizar leitura sistemática dos textos trabalhados em aula. Demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; Em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico. E também deverão colaborar com o grupo em todas as atividades. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
1.5 |
14/06/2024 |
|
|
||||
Prova I |
1,2,3,4 |
x |
|
|
2.0 |
28/03/2025 |
x |
11/04/2025 |
||||
Prova II |
5 |
x |
|
|
2.0 |
09/05/2025 |
x |
23/05/2025 |
||||
Seminário do livro |
1,2,3,4,5,6,7,8,9,10 |
x |
x |
x |
1.5 |
27/06/2025 |
|
|
||||
Cérebro/Encéfalo Humano |
2,3 |
|
|
|
1.0 |
14/03/2025 |
|
|
||||
Seminário de Casos Clínicos |
6,7,8,9,10 |
|
|
|
2.0 |
06/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ARCHANJO, Daniela Resende; CORRÊA, Clynton Lourenço. As ciências neurológicas sob a perspectiva humanista: uma experiência pedagógica utilizando filmes. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.18, n.2 , p. 110-115, abr. 2011. |
|||||||||||
2 |
MIOTTO, Eliane Correa; LUCIA, Mara Cristina Souza de; SCAFF, Milberto. Neuropsicologia clínica. 2. Rio de Janeiro: Roca, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527730976. |
|||||||||||
3 |
COSENZA, Ramons M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação.. Porto Alegre Artmed 2011 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FICHMAN, Helenice Charchat (ed.). Neuropsicologia clínica. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555763157. |
|||||||||||
2 |
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Editora Atheneu, 2005. 698 p. ISBN 857379383x |
|||||||||||
3 |
KANDEL, Eric R. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2000. 591 p. ISBN 8527706121 |
|||||||||||
4 |
KREBS, Claudia. Neurociências ilustrada. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788565852661. |
|||||||||||
5 |
FUENTES, Daniel et al. Neuropsicologia: teoria e prática. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788582710562. |
|||||||||||
6 |
MALLOY-DINIZ, Leandro F et al. Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: ArtMed, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788582712917. |
|||||||||||
7 |
SANTOS, Flávia Heloísa dos; ANDRADE, Vivian Maria; BUENO, Orlando Francisco Amodeo. Neuropsicologia hoje. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582712214. |
|||||||||||
8 |
CAIXETA, Marcelo. Neuropsicologia dos transtornos mentais. São Paulo: Artes Médicas Sul, 2007. 327p. ISBN 8536700580 |
|||||||||||
9 |
BEAR, Mark F. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002. 855 p. ISBN 8573079118 |
|||||||||||
10 |
SACKS, Oliver. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu: e outras histórias clínicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. 264 p. ISBN 978-85-7164-689-6. |
|||||||||||
11 |
SACKS, Oliver. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu: e outras histórias clínicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. 264 p. ISBN 978-85-7164-689-6. |
|||||||||||
obs:- Aula inaugural: 18 de março - Semana Acadêmica e Seminário de Estágios: 02-06/06 - CARTILHA DE NEUROPSICOLOGIA: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Neuropsicologia: Ciência e Profissão. Brasília/DF: Conselho Federal de Psicologia. 2023. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publicacao/cartilha-neuropsicologia/ Acesso em 04/02/2024. - Sugestão de Filmes: Meu Pai; Tempo de despertar; Iris; Para Sempre Alice; O óleo de Lorenzo, Uma mente brilhante; Divertidamente; Temple Grandin; Shine. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |