PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia Par055/22 |
PROFESSOR |
Anne Caroline da Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Epistemiologia e História da Psicologia |
0-19193 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Epistemologia e história das ideias psicológicas. Determinações econômicas, culturais, políticas e científicas das principais correntes teóricas em psicologia. História da psicologia brasileira. |
OBJETIVO GERAL |
Avaliar o desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento científico e como profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender o processo histórico de surgimento do pensamento psicológico; - Entender o nascimento e a consolidação da Psicologia como ciência; - Comparar estruturalismo e funcionalismo, e estabelecer suas consequências na formação das teorias e práticas psicológicas contemporâneas; - Relacionar o surgimento dos principais tipos de conhecimento em Psicologia com o contexto histórico e cultural; - Dimensionar diferentes tipos de conhecimento e de atuação profissional ao longo da história da Psicologia e atendimento de demandas sociais. - Analisar os principais aspectos da história da Psicologia no Brasil e a influência dos principais tipos de conhecimento e atuação produzidos no Brasil. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Epistemologia e história das ideias psicológicas. |
28 |
2 |
Determinações econômicas, culturais, políticas e científicas das principais correntes teóricas em psicologia. |
28 |
3 |
História da psicologia brasileira. |
24 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; Estudo de Filme – EF; Debate - DB . |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações, de acordo com os seguintes critérios: Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca da epistemologia e história da psicologia. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisa para responder às questões propostas; Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas. Articulação, síntese e avaliação dos conteúdos relativos à construção histórica da Psicologia |
|||||||||||
ATITUDES |
Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa com a disciplina, os colegas e a professora; ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico. |
|||||||||||
OUTRAS |
Trabalhos que forem totais ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet sem a devida indicação das referências não serão avaliados! |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3 |
x |
x |
x |
1.5 |
16/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 01- Resenha Critica |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
03/03/2025 |
x |
24/03/2025 |
||||
Avaliação 02 – Prova |
2 |
x |
x |
x |
4.0 |
28/04/2025 |
x |
12/05/2025 |
||||
Avaliação 03 – Seminário |
3 |
x |
x |
x |
2.0 |
23/06/2025 |
|
|
||||
Avaliação 04 – Exercícios realizados em sala |
1,2,3 |
x |
x |
x |
0.5 |
30/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2005. 368 p. ISBN 85-02-02900-2. |
|||||||||||
2 |
MASSIMI, Marina. História da psicologia brasileira: da época colonial até 1934. São Paulo: Almed, 1990. 82 p. 22963 ISBN 851260660-7 |
|||||||||||
3 |
SCHULTZ, Duane P; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788522127962. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FIGUEIREDO, Luis Cláudio Mendonça; SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Psicologia. 2.ed. São Paulo: Não Cadastrada, 2000. 98 p. (Uma Nova Introdução) 18718 ISBN 852830129-X |
|||||||||||
2 |
BENJAMIN JUNIOR, Ludy T. Uma breve história da psicologia moderna. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 190 p. ISBN 978521616801 |
|||||||||||
3 |
FIGUEIREDO, Luís Claudio. Matrizes do pensamento psicológico. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 223 p. ISBN 9788532604675. |
|||||||||||
4 |
JACO-VILELA, Ana Maria; FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PORTUGAL, Francisco Teixeira. História da Psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2007. 615p. (Ensino da Psicologia) ISBN 9788585936662 |
|||||||||||
5 |
YAMAMOTO, Oswaldo H.; GOUVEIA, Valdiney Veloso. Construindo a psicologia brasileira: desafios da ciência e prática psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. 320 p. ISBN 857396239-1 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |