PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Rafael Gattino Furtado |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Algoritmos |
0-19203 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Elementos básicos da construção de algoritmos. Estrutura sequencial. Estruturas de seleção. Estruturas de repetição. Estruturas de dados homogêneas. Modularização. |
OBJETIVO GERAL |
Ao final da disciplina os alunos devem ter a capacidade de analisar, expressar e resolver problemas através de algoritmos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Dotar os alunos de capacidade de entendimento de problemas e a forma como estes podem ser expressos através de algoritmos. - Possibilitar aos alunos a prática das etapas de desenvolvimento de algoritmos, usando princípios de modelagem de sistemas. - Oportunizar aos alunos o contato com tecnologias de informação para expressarem seus algoritmos. - Desenvolver nos alunos o pensamento algorítmico por meio da lógica de programação. - Despertar nos alunos capacidade na resolução de problemas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da Disciplina: professor, alunos, plano de ensino, forma de trabalho. |
2 |
2 |
Elementos básicos da construção de algoritmos |
12 |
3 |
Estruturas de Seleção |
20 |
4 |
Estruturas de Repetição |
20 |
5 |
Estruturas de Dados Homogêneas |
18 |
6 |
Introdução à Modularização de Programas |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: PROJETO INTEGRADOR. |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; AI - Atividade Individual; APE - Atividades Práticas Extraclasse; ARM - Aula com Recursos Multimídia; ED - Estudo Dirigido; EX - Exercício de Fixação; LAB - Aula em Laboratório; PAL - Palestra; SE - Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TIG - Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conteúdo proposto na ementa e no conteúdo programático, verificando através de avaliações se o aluno atingiu aos objetivos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de Resolução das atividades propostas e qualidade dos trabalhos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Frequência em sala de aula, interesse e participação das aulas, assiduidade, responsabilidade e compromisso do aluno. |
|||||||||||
OUTRAS |
Cooperação para construção de uma disciplina e curso melhor. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
2, 3, 4 |
x |
x |
|
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
2, 3, 4, 5 |
x |
x |
|
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Listas de Exercícios |
Todas |
x |
x |
x |
1 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CORMEN, Thomas H. et al. Algoritmos: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 916 p. ISBN 9788535236996. |
|||||||||||
2 |
OLIVEIRA, Álvaro Borges de; BORATTI, Isaias Camilo. Introdução à programação: algoritmos. Florianópolis: Bookstore, 1999. 163 p. ISBN 8585943661. |
|||||||||||
3 |
SANDRA PUGA; GERSON RISSETTI. Lógica de programação e estruturas de dados com aplicações em Java. 2ª. Pearson Prentice Hall 2009 ISBN 9788576052074 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
DEITEL. C++: COMO PROGRAMAR. 5. PEARSON (NACIONAIS) 2006 |
|||||||||||
2 |
JAMSA, Kris A.; KLANDER, Lars. Programando em c/c ++: a bíblia. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 1999. 1012 p. 13988 ISBN 853461025-8 |
|||||||||||
3 |
MANZANO, José Augusto N. G. Programação de computadores com C/C++. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519487. |
|||||||||||
4 |
MANZANO, José Augusto N. G; OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 29. São Paulo: Erica, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788536531472. |
|||||||||||
5 |
MARTINS, Juliano Vieira et al. Raciocínio algorítmico. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492915. |
|||||||||||
obs: Os materiais da disciplina e atividades serão disponibilizados na plataforma Google Classroom, o código da turma será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |