UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Enfermagem - Farmacologia II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Enfermagem

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

Vanessa Cruz Correa


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Farmacologia II

0-18069

ES

2

40


EMENTA

Drogas anti-inflamatórias, Drogas Antimicrobianas, Drogas do SNC, Drogas

Gastrointestinais, Drogas Sistema Pulmonar. Drogas Cardiovasculares.


OBJETIVO GERAL

Compreender o mecanismo de ação, indicações, contra indicações, reações adversas e as interações medicamentosas das classes terapêutica abordadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender o mecanismo de ação dos principais fármacos e suas ações fisiológicas. Agrupar os principais grupos de fármacos de acordo com suas propriedades farmacológicas e ação específica nos diversos sistemas. Indicar a natureza da aplicação terapêutica de cada grupo de fármacos/drogas. Averiguar os critérios utilizados para formulação da posologia e sua relação com o tratamento. Conhecer a importância da farmacologia na prática da enfermagem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do Plano de Ensino e Cronograma

2

2

Drogas anti-inflamatórias e analgésicas-antipiréticas não esteroidais (AINES). Drogas anti-inflamatórias esteroidais (glicocorticoides).

6

3

Fármacos que atuam como antimicrobianos, antiparasitários, antifúngicos e antivirais.

4

4

Avaliação I

2

5

Fármacos que atuam na função Gastrointestinais: Antiácidos e Citoprotetores.

6

6

Fármacos que atuam na função Respiratória

4

7

Avaliação II

2

8

Fármacos que atuam na função Cardiovascular: cardiotônicos, anti-hipertensivos, diuréticos e anticoagulantes.

6

9

Fármacos que atuam o Sistema Nervoso Central (SNC): sedativos, ansiolíticos, anticonvulsivantes, antidepressivos, neurolépticos e opiódes.

6

10

Avaliação III

2

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Serão avaliados através de avaliações teóricas, orais e práticas e de estudos dirigidos, estudo de caso e seminários, avaliando a capacidade de correlação entre teoria e prática profissional, levando em consideração a assimilação, reflexão, participação e interesse dos acadêmicos.

HABILIDADES

Capacidade de concentração, discussão e assimilação do conteúdo.

ATITUDES

Pontualidade e assiduidade; Interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo; Manifestações e atitudes éticas.

OUTRAS

Não uso de celular e/ou qualquer dispositivo eletrônico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação I

1,2,3

x

x

x

2.5

04/04/2025

x

18/04/2025

Avaliação II

5, 6

x

x

x

2.5

09/05/2025

x

23/05/2025

Avaliação III

8,9

x

x

x

2.5

19/06/2025

x

26/06/2025

Seminário

1,2

x

x

x

1.5

03/07/2025

Integrativa

1, 2

x

x

x

1.0

04/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ASPERHEIM, Mary Kane. Farmacologia para enfermagem. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2004. 256 p. ISBN 8527708507

2

CRAIG, Charles R.; STITZEL, Robert E. Farmacologia moderna. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 1996. 825 p. 10174

3

RANG,Humphrey Peter. Farmacologia. 8ª. Elsevier 2016


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KATZUNG, Bertram. Farmacologia básica e clínica. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2003. 1054 p. ISBN 8527707462

2

RANG DALE. Farmacologia Básica. 7°.

3

SILVA, Penildon. Farmacologia. Rio de Janeiro Guanabara Koogan

4

ARMONIA, Paschoal Laércio. Farmacologia geral : princípios básicos que regem os efeitos benéficos e adversos dos medicamentos. Santos

5

MILLER, Otto. Farmacologia clínica e terapêutica. 14. ed. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 1988. 606 p.

obs:

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