PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Enfermagem |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Enfermagem:Bacharel Par771/17 |
PROFESSOR |
Vanessa Cruz Correa |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Farmacologia II |
0-18069 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Drogas anti-inflamatórias, Drogas Antimicrobianas, Drogas do SNC, Drogas Gastrointestinais, Drogas Sistema Pulmonar. Drogas Cardiovasculares. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender o mecanismo de ação, indicações, contra indicações, reações adversas e as interações medicamentosas das classes terapêutica abordadas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender o mecanismo de ação dos principais fármacos e suas ações fisiológicas. Agrupar os principais grupos de fármacos de acordo com suas propriedades farmacológicas e ação específica nos diversos sistemas. Indicar a natureza da aplicação terapêutica de cada grupo de fármacos/drogas. Averiguar os critérios utilizados para formulação da posologia e sua relação com o tratamento. Conhecer a importância da farmacologia na prática da enfermagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do Plano de Ensino e Cronograma |
2 |
2 |
Drogas anti-inflamatórias e analgésicas-antipiréticas não esteroidais (AINES). Drogas anti-inflamatórias esteroidais (glicocorticoides). |
6 |
3 |
Fármacos que atuam como antimicrobianos, antiparasitários, antifúngicos e antivirais. |
4 |
4 |
Avaliação I |
2 |
5 |
Fármacos que atuam na função Gastrointestinais: Antiácidos e Citoprotetores. |
6 |
6 |
Fármacos que atuam na função Respiratória |
4 |
7 |
Avaliação II |
2 |
8 |
Fármacos que atuam na função Cardiovascular: cardiotônicos, anti-hipertensivos, diuréticos e anticoagulantes. |
6 |
9 |
Fármacos que atuam o Sistema Nervoso Central (SNC): sedativos, ansiolíticos, anticonvulsivantes, antidepressivos, neurolépticos e opiódes. |
6 |
10 |
Avaliação III |
2 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Serão avaliados através de avaliações teóricas, orais e práticas e de estudos dirigidos, estudo de caso e seminários, avaliando a capacidade de correlação entre teoria e prática profissional, levando em consideração a assimilação, reflexão, participação e interesse dos acadêmicos. |
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HABILIDADES |
Capacidade de concentração, discussão e assimilação do conteúdo. |
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ATITUDES |
Pontualidade e assiduidade; Interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo; Manifestações e atitudes éticas. |
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OUTRAS |
Não uso de celular e/ou qualquer dispositivo eletrônico. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Avaliação I |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.5 |
04/04/2025 |
x |
18/04/2025 |
||||
Avaliação II |
5, 6 |
x |
x |
x |
2.5 |
09/05/2025 |
x |
23/05/2025 |
||||
Avaliação III |
8,9 |
x |
x |
x |
2.5 |
19/06/2025 |
x |
26/06/2025 |
||||
Seminário |
1,2 |
x |
x |
x |
1.5 |
03/07/2025 |
|
|
||||
Integrativa |
1, 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
04/06/2025 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ASPERHEIM, Mary Kane. Farmacologia para enfermagem. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2004. 256 p. ISBN 8527708507 |
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2 |
CRAIG, Charles R.; STITZEL, Robert E. Farmacologia moderna. 4.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 1996. 825 p. 10174 |
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3 |
RANG,Humphrey Peter. Farmacologia. 8ª. Elsevier 2016 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
KATZUNG, Bertram. Farmacologia básica e clínica. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2003. 1054 p. ISBN 8527707462 |
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2 |
RANG DALE. Farmacologia Básica. 7°. |
|||||||||||
3 |
SILVA, Penildon. Farmacologia. Rio de Janeiro Guanabara Koogan |
|||||||||||
4 |
ARMONIA, Paschoal Laércio. Farmacologia geral : princípios básicos que regem os efeitos benéficos e adversos dos medicamentos. Santos |
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5 |
MILLER, Otto. Farmacologia clínica e terapêutica. 14. ed. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 1988. 606 p. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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