UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Educação Física Adaptada - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Andreia Munalli Pereira Borssatto


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Educação Física Adaptada

0-19234

2

40


EMENTA

Atividades físicas adaptadas para grupos especiais. Tipos de deficiências. Recursos humanos e materiais.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar conhecimentos de Educação Física Adaptada apresentando subsídios técnico-pedagógicos para o desenvolvimento de atividades físicas, esportivas e de lazer de pessoas com deficiência no âmbito do ensino especial e inclusivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a necessidade das atividades físicas para as pessoas com deficiência como componente de Qualidade de Vida; - Conhecer conceitos básicos, objetivos e os contextos da Educação Física Adaptada; - Reconhecer os recursos materiais, humanos e pedagógicos existentes no contexto da Educação Física Adaptada; - Reconhecer as causas e as características básicas associadas às deficiências física, intelectual, auditiva visual e múltipla; - Reconhecer os equipamentos e os espaços físicos implementados no âmbito do ensino especial e do ensino inclusivo; - Programar atividades físicas esportivas, recreativas e educacionais para pessoas com deficiências.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Histórico. Conceitos e objetivos da Educação Física Adaptada

8

2

Recursos materiais, humanos e pedagógicos.

3

Causas e características básicas da DF, DI, DA e DV.

6

4

Causas e características básicas das deficiências e ou incapacidades temporárias.

6

5

Processos inclusivos nos contextos da Educação Física.

10

6

Implementação de equipamentos e espaço. Programa de atividades físicas adaptadas.

6

 

TOTAL DE HORAS

36 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em X aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Seminário de Educação Física Adaptada 2024


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas /conteúdos a serem trabalhados durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, ausências justificadas, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de profissionais da EF.

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 1

1-2

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 2

3-4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

avaliação 3

1-2-3-4-5-6

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 4

1-2-3-4-5-6

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Educação física inclusiva e esportes adaptados. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Educação física). ISBN 9786556900612.

2

CANALES, Lindsay K; LYTLE, Rebecca K. Atividades físicas para jovens com deficiências graves. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788520444993.

3

SILVA, Juliano Vieira da. Educação física adaptada. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026414.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARAÚJO, Paulo Ferreira. Desporto adaptado no Brasil. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2011. 215p. ISBN 9788576553304.

2

ALVES, Maria Luiza Tanure; FIORINI, Maria Luiza Salzani; VENDITTI JÚNIOR, Rubens (org.). Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola. Curitiba: Appris, 2019. 196 p. ISBN 978-85-473-3024-8.

3

GREGUOL, Márcia, Costa, Roberto Fernandes da (org.). Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 4. Barueri: Manole, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788520456224.

4

MAZINI FILHO, Mauro Lúcio et al. Grupos especiais: prescrição de exercício físico: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. 1 recurso online. ISBN 9786557830420.

5

ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536312101.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática