PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Andreia Munalli Pereira Borssatto |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Educação Física Adaptada |
0-19234 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Atividades físicas adaptadas para grupos especiais. Tipos de deficiências. Recursos humanos e materiais. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar conhecimentos de Educação Física Adaptada apresentando subsídios técnico-pedagógicos para o desenvolvimento de atividades físicas, esportivas e de lazer de pessoas com deficiência no âmbito do ensino especial e inclusivo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender a necessidade das atividades físicas para as pessoas com deficiência como componente de Qualidade de Vida; - Conhecer conceitos básicos, objetivos e os contextos da Educação Física Adaptada; - Reconhecer os recursos materiais, humanos e pedagógicos existentes no contexto da Educação Física Adaptada; - Reconhecer as causas e as características básicas associadas às deficiências física, intelectual, auditiva visual e múltipla; - Reconhecer os equipamentos e os espaços físicos implementados no âmbito do ensino especial e do ensino inclusivo; - Programar atividades físicas esportivas, recreativas e educacionais para pessoas com deficiências. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Histórico. Conceitos e objetivos da Educação Física Adaptada |
8 |
2 |
Recursos materiais, humanos e pedagógicos. |
|
3 |
Causas e características básicas da DF, DI, DA e DV. |
6 |
4 |
Causas e características básicas das deficiências e ou incapacidades temporárias. |
6 |
5 |
Processos inclusivos nos contextos da Educação Física. |
10 |
6 |
Implementação de equipamentos e espaço. Programa de atividades físicas adaptadas. |
6 |
|
TOTAL DE HORAS |
36 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em X aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Seminário de Educação Física Adaptada 2024 |
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas /conteúdos a serem trabalhados durante o semestre. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, ausências justificadas, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de profissionais da EF. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1-2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 |
3-4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
avaliação 3 |
1-2-3-4-5-6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 4 |
1-2-3-4-5-6 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Educação física inclusiva e esportes adaptados. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Educação física). ISBN 9786556900612. |
|||||||||||
2 |
CANALES, Lindsay K; LYTLE, Rebecca K. Atividades físicas para jovens com deficiências graves. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788520444993. |
|||||||||||
3 |
SILVA, Juliano Vieira da. Educação física adaptada. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595026414. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ARAÚJO, Paulo Ferreira. Desporto adaptado no Brasil. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2011. 215p. ISBN 9788576553304. |
|||||||||||
2 |
ALVES, Maria Luiza Tanure; FIORINI, Maria Luiza Salzani; VENDITTI JÚNIOR, Rubens (org.). Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola. Curitiba: Appris, 2019. 196 p. ISBN 978-85-473-3024-8. |
|||||||||||
3 |
GREGUOL, Márcia, Costa, Roberto Fernandes da (org.). Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 4. Barueri: Manole, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788520456224. |
|||||||||||
4 |
MAZINI FILHO, Mauro Lúcio et al. Grupos especiais: prescrição de exercício físico: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. 1 recurso online. ISBN 9786557830420. |
|||||||||||
5 |
ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536312101. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |