PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Ciências Contábeis |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par766/17 |
PROFESSOR |
Munir Saleh |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Comércio Exterior |
0-17676 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Conceitos básicos do comércio exterior. Câmbio. Aduana. Sisbacen. Siscomex. Tarifa externa comum. Classificação tarifária. Balança comercial. Balanço de pagamento. |
OBJETIVO GERAL |
Oferecer aos alunos os instrumentos necessários para a compreensão dos fundamentos e práticas de comércio exterior e seus reflexos sobre o desenvolvimento dos países, especialmente o Brasil. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Destacar a enorme importância do comércio internacional no cotidiano das empresas. Transmitir conhecimentos teóricos e práticos essenciais à atuação nesse mercado, propiciando condições para a tomada de decisões eficientes e posicionamento competitivo na atividade de comércio exterior. Apresentar os mecanismos de política comercial e as normas de exportação e importação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR E CONCEITOS BÁSICOS. |
06 |
2 |
EXTRUTURA DO COMÉRCIO EXTERIOR DO BRASIL e ÓRGÃOS INTERVENIENTES. |
7 |
3 |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO |
14 |
4 |
SISTEMA ADUANEIRO |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
37 h |
|
Estratégias:AED, ED, TI |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Avaliações individuais utilizando plataformas digitais. Exercícios individuais para tomada de decisão e discussão em grupos para debater os resultados. Visão sistêmica do processo de produção. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Trabalho em grupo. Resiliência e utilização de conhecimentos anteriores para tomada de decisão. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, respeito aos colegas, e dedicação aos conteúdos repassados. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1 e 2 |
x |
x |
x |
4.0 |
07/05/2025 |
x |
15/05/2025 |
||||
Avaliação 2 |
3 e 4 |
x |
x |
x |
4.0 |
28/05/2025 |
x |
11/06/2025 |
||||
Trabalhos |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
18/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
SEGRE, German (Org.). Manual prático de comércio exterior. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 224 p. ISBN 9788597016123. |
|||||||||||
2 |
LIMA, Miguel; SILBER, Simão Davi; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de (org.). Manual de comércio exterior e negócios internacionais. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547218485. |
|||||||||||
3 |
NASCIMENTO, Natali. Aspectos práticos das relações internacionais no comércio exterior brasileiro. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2013. 160p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ROJAS, Pablo. Introdução à logística portuária e noções de comércio internacional. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 recurso online. (Tekne). ISBN 9788582601945. |
|||||||||||
2 |
MAIA, Jayme de Mariz. Economia internacional e comércio exterior. 16. São Paulo: Atlas, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788597023640. |
|||||||||||
3 |
SILVA, Dayane Alves de Souza et al. Planejamento e viabilidade das operações de exportação e importação. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. (Administração). ISBN 9786556900797. |
|||||||||||
4 |
CHEREM, Giselda da Silveira. Organização mundial do comércio: economia, direito, subsídios. Curitiba: Editora Juruá, 2003. 218 p. ISBN 853620446-X |
|||||||||||
5 |
MINERVINI, Nicola. O exportador: construindo o seu projeto de internacionalização. 7. São Paulo: Grupo Almedina, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788562937200. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |