UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Estética e Cosmética - Estética Facial Avançada - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Estética e Cosmética

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22

PROFESSOR

Bruna Andersen Pereira de Jesus


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estética Facial Avançada

0-19481

4

80


EMENTA

Estudo da aplicação de técnicas intradérmicas com ativos específicos a estética facial.

Eletroestética mediado a disfunções cutâneas faciais.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar conhecimento e capacitar os alunos sobre as principais técnicas relacionadas a procedimentos injetáveis e equipamentos tecnológicos voltados para tratamentos faciais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os procedimentos abordados em aula, identificar e realizar procedimentos baseados na estética avançada de acordo com a necessidade do paciente e saber resolver possíveis intercorrências.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da disciplina, cronograma, apresentação do Plano de Ensino. Aspectos introdutórios sobre Estética Avançada.

4

2

Introdução ao Microagulhamento- O que é, vantagens e desvantagens, Roller X Derma Pen, Anamnese, Indicações e Contraindicações, Neocolagênese, reparação tecidual, fases da cicatrização e Processo inflamatório. Drug Delivery. Cuidados pós procedimento, Reações esperadas, Intercorrências e complicações comuns, Ativos e fornecedores. Estudo de caso. Práticas.

8

3

Toxina Botulínica- mecanismo de ação, anatomia aplicada, indicações e contraindicações, pontos de aplicação (área estética e funcional), diluição, preparação, imunologia, efeitos colaterais, complicações. Práticas.

8

4

Skinbooster- função, Mecanismo de ação, métodos de aplicação. Práticas.

8

5

Fios de PDO e de Sustentação- Conhecimento dos fios de PDO e de sustentação (lisos, de volumização e de tração); aspectos biológicos e histológicos aplicados ao uso dos fios; anatomia, indicações e contraindicações dos diferentes fios em cada local da face; planos e ângulos de inserção, planejamento, pontos anestésicos e discussão de casos clínicos. Intercorrências e complicações. Práticas.

8

6

Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico- Histórico, Tipos e Classificação de Preenchedores, Apresentação Técnica do Ácido Hialurônico, Indicações, Contraindicações, Anatomia da face, Pontos Anestésicos, Técnicas de Preenchimento de malar, mandíbula, olheira, mento e lábio. Complicações e intercorrências. Estudo de caso. Práticas.

8

7

Bioestimuladores de Colágeno- Indicações e contraindicações, mecanismos de ação, técnicas de diluição e hidratação, técnicas de aplicação e eventos adversos dos bioestimuladores:
Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse);
Ácido poli-L-láctico (Sculptra, Elleva);
Ultrassom Microfocado e Lazer. Práticas.

8

8

Aulas práticas

28

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conduta das aulas práticas: - As aulas práticas irão priorizar como modelos primeiramente as acadêmicas e colegiado mediante anamnese (critérios serão avaliados mediante a necessidade de cada modelo e potencial para desenvolvimento de estudos de casos). - Imprescindível o uso de Epis (jaleco, mascara, luvas, calcados fechados, unhas curtas, cabelos presos) - Proibido o uso/publicação de imagens sem autorização prévia da professora e dos modelos. - Os procedimentos somente serão realizados mediante avaliação por ficha de anamnese do LABEST, bem como assinatura do termo de consentimento livre esclarecido.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; LAB – Aula em Laboratório; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; TICS – Tecnologias de informação e comunicação


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Serão considerados contribuições pertinentes ao tema, coerência nas respostas em relação as avaliações, domínio prático e teórico dos procedimentos estudados.

HABILIDADES

-Desenvolver uma formação técnico-científica que confira qualidade ao futuro profissional; -Desenvolver a capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na prática enquanto futuro profissional; - Possuir capacidade de realizar avaliação facial, e desenvolver protocolos específicos para cada paciente de acordo com sua necessidade.

ATITUDES

Iniciativa, Cooperação, Assiduidade, Responsabilidade, Interesse e Participação.

OUTRAS

Postura ética e profissional, análise crítica ao paciente.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

1.0

A definir

Avaliação I

1, 2 e 3

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação II

4 e 5

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação III

6 e 7

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Atividades e participação em sala

Todas

1.0

A definir

Seminários

Todas

1.0

A definir

Práticas em Laboratório

Todas

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BORELLI, Shirlei. Cosmiatria em dermatologia: usos e aplicações. São Paulo: Editora Roca Ltda., 2007. 339p. ISBN 9788572416948

2

ENGEL, Cássio L. (ed.); MEDCURSO. Dermatologia. São Paulo: Frattari, 2008. 72 p.

3

SAMPAIO, Sebastião A. P.; CASTRO, Raymundo M.; RIVITTI, Evandro A. Dermatologia básica. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. 645 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

VARGAS, Anielle de; BORDIN, Marina. Análise de encaminhamento médico para procedimentos estéticos pós-operatórios de cirurgia plástica. Revista Personalité: a estética com ciência, São Paulo, v.14, n.74 , p. 84-93, set. 2011.

2

ANDRADE, Gisele et al. Métodos e técnicas de avaliação estética. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595023192.

3

GOBBO, Priscila C. Dal. Estética facial essencial: orientações para o profissional de estética. São Paulo: Editora Atheneu, 2010. 199p. ISBN 9788538801078

4

KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABATOVICH, Oleg (ed.). Dermatologia estética. São Paulo: Atheneu, 2004. 795 p. ISBN 8573796103.

5

BAUMANN, Leslie. Dermatologia cosmética: princípios e prática. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. 223p. ISBN 8573098589

obs:Conduta das aulas práticas: - As aulas práticas irão priorizar como modelos primeiramente as acadêmicas e colegiado mediante anamnese (critérios serão avaliados mediante a necessidade de cada modelo e potencial para desenvolvimento de estudos de casos). - Imprescindível o uso de Epis (jaleco, mascara, luvas, calcados fechados, unhas curtas, cabelos presos) - Proibido o uso/publicação de imagens sem autorização prévia da professora e dos modelos. - Os procedimentos somente serão realizados mediante avaliação por ficha de anamnese do LABEST, bem como assinatura do termo de consentimento livre esclarecido. Média final para aprovação: 7,0. Frequência: acima ou igual a 75% da CH total da disciplina. O contato com a professora deverá ser feito preferencialmente via google classroom e e-mail (brunaandersen@uniplaclages.edu.br), canais oficiais de comunicação. É importante que o aluno monitore seu portal para checagem de notas e frequência; qualquer divergência, contatar a professora pelos meios de comunicação institucionais ou em sala. Os pedidos de Justificativa de Falta, Avaliação Fora de Prazo e Concessão de Licença, das atividades acadêmicas obrigatórias e não obrigatórias, deverão ser requeridos pelo discente ou terceiro por ele autorizado no portal do aluno, no prazo de 5 (cinco) dias úteis subsequentes ao dia da falta, do dia da avaliação ou do início da licença, sob pena de indeferimento. O discente deverá anexar ao requerimento os documentos que comprovem o motivo de força maior ou caso fortuito do não comparecimento à aula, à avaliação ou solicitação de licença, sob pena de indeferimento. A Justificativa de Falta de que trata o art. 1º não gera abono de falta, mas garante a recuperação das atividades previstas no plano de ensino do componente curricular que o discente não se fez presente. A falta será justificada se o discente apresentar, juntamente com o requerimento, trabalho que contemple o conteúdo que foi abordado na aula que faltou.

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