UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - Introdução à Educação Física - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Introdução à Educação Física

0-19232

2

40


EMENTA

Conceitos e concepções da Educação Física. Código de Ética. Funções e atribuições do Profissional de Educação Física.


OBJETIVO GERAL

Apresentar o componente curricular/profissão Educação Física, aproximando os (as) acadêmicos (as), aos campos de atuação do professor/ profissional de Educação Física.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar diferentes conceitos e concepções de Educação Física relacionando-os à função social do exercício profissional; - Conhecer o código de ética dos profissionais de Educação Física; - Evidenciar as diferentes funções e atribuições dos professores/profissionais de Educação Física - Promover a aproximação dos (as) acadêmicos (as) nos possíveis campos de atuação profissional.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. O que é Educação Física
1.1 Educação Física: conceitos e concepções;
1.2 Objetivos da Educação Física;
1.3 As habilitações em Educação Física (licenciatura/bacharelado);
1.4 Os conhecimentos que trata a Educação Física.
1.5 Os campos de atuação do profissional de Educação Física

16

2

2. Código de ética do profissional de Educação Física

10

3

3. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos: fichamento.
3.1 - Estrutura do fichamento
3.2 - Elaboração do fichamento.
3.3 - Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.

04

4

4. - Aproximação do aluno nos diferentes campos de atuação profissional
4.1 - Roteiro de observação;
4.2 - Problematização das observações realizadas.


10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Estudo dirigido; - Trabalho de pesquisa na biblioteca ou internet; - Trabalho em grupo; - Seminário para socialização das buscas na biblioteca ou internet; - Produção de texto. - Estudo dirigido; - Trabalho individual; - Saída a campo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do fichamento.

HABILIDADES

- Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

- Responsabilidade em relação às tarefas individuais e em grupo. - Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. - Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

01 – Avaliação Integrativa³

todas

x

x

x

2.0

25/06/2025

02 - Produção de texto (conceitos)

1

x

x

x

2.0

28/03/2025

x

02/04/2025

03 – Prova escrita

2

x

x

x

2.0

25/04/2025

04 - Elaboração do fichamento

3

x

x

x

2.0

15/05/2025

x

29/05/2025

05 – Seminário (saída a campo)

4

x

x

x

2.0

18/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é educação física. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 2011. 113 p. (Coleção primeiros passos)

2

LOZADA, Cristiano; FREITAS, Tracy. Introdução à profissão: educação física. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595022614.

3

SANTOS, Ana Paula Maurilia dos et al. Legislação e ética profissional. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595029019.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KUNZ, E. (Org.).. Educação física: ensino e mudanças. Ijuí: Unijuí, 2013.

2

BARBANTI, V. J. Dicionário de educação física e esporte. 3. São Paulo: Manole, 2011. (Recurso online)

3

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2003.

4

DARIDO, S. C. Educação física no ensino superior x educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

5

VARGAS, Angelo. Direito e legislação desportiva: uma abordagem no universo dos profissionais de educação física. Brasília: Conselho Federal de Educação Física, 2017. 1 recurso online.

obs:Outras bibliografias poderão ser incluídas (desde que disponíveis na biblioteca por meio físico ou virtual), para oferecer maior fundamentação teórica às unidades de ensino desenvolvidas.

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