UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Educação Física - História da Educação Física - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Mara Shirley Rossi


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

História da Educação Física

0-19231

2

40


EMENTA

História e concepções da Educação Física e dos Esportes. Tendências da Educação Física no Brasil.


OBJETIVO GERAL

Relacionar os conteúdos históricos da Educação Física e dos Esportes com os fatos ou tendências da atualidade, com vistas a legitimidade de sua relevância social, identificação profissional e superação dos desafios da área.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer e contextualizar sobre as transformações ocorridas na Educação Física e nos esportes desde a pré-história até o momento atual; 2. Caracterizar e diferenciar as concepções presentes na história da Educação Física e esportes no Oriente e Ocidente; 3. Reconhecer e relacionar e reconhecer as características da Educação Física e dos esportes no Brasil em seus diversos períodos; 5. Apresentar domínio dos conceitos e categorias relacionadas à história da Educação Física e dos esportes.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I – História e Conceito da Educação Física e Esportes.

1.1 Conhecimento da história das manifestações físico-desportivas:

1.1.1 Atividades físicas na Antiguidade (Aspectos natural, utilitário e guerreiro);

1.2 Divisões da história com a Educação Física e Esportes:

1.2.1 Educação Física e esportes no Oriente e Ocidente (China, Egito, Índia, Japão, Grécia e Roma);

1.2.2 Os jogos olímpicos;

1.2.3 Educação Física e Esportes na Idade Média, Renascimento e contemporaneidade.

15

2

UNIDADE II – Tendências da Educação Física no Brasil:

2.1 História da Educação Física e Esportes no Brasil (Colônia, Império e República);

2.2 Tendências da Educação Física e Esportes nas diferentes décadas:

2.2.1 Tendências Contextuais da Educação Física: Na escola e nos esportes.

25

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aula expositiva e dialogada; discussão em grupo; seminários; pesquisas; análise de filmes; dramatizações; leitura de textos; curiosidades históricas, olímpicas e esportivas; linha do tempo; avaliações (provas e apresentações de trabalhos); seminários.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos dos fatos históricos, esportivos e olímpicos; contextualização de acontecimentos da atualidade; argumentação.

HABILIDADES

Contextualizar aspectos históricos da Educação Física; Reconhecer os diversos períodos da história; Identificar as diferentes tendências da Educação Física; Estabelecer sínteses das bibliografias disponibilizadas para a disciplina.

ATITUDES

Participação efetiva; comprometimento com as atividades da disciplina; pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno no carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de aprovação a frequência deverá ser igual ou superior a 75%.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

I e II

x

x

x

2.0

A definir

Linha do Tempo

I

x

x

x

1.0

27/02/2025

Prova Teórica I

I

x

x

x

2.0

24/05/2025

Prova Teórica II

II

x

x

x

3.0

22/05/2025

x

29/05/2025

Seminário (socialização das leituras e interpretação de textos)

I, II

2.0

12/06/2025

x

26/06/2025


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 19. ed. São Paulo: Papirus, 2013. 175p. (Coleção corpo e motricidade). ISBN 978-85-308-0021-5.

2

MEDINA, João Paulo Subirá. A educação física cuida do corpo ... e "mente": novas contradições e desafios do século XXI. 26.ed. São Paulo: Papirus, 2011. 159p. ISBN 9788530809140.

3

KOLYNIAK FILHO, Carol. Educação física: uma introdução. São Paulo: Educ, 1998. 100 p. (Série trilhas) ISBN 8528300900


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é educação física. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 2011. 113 p. (Coleção primeiros passos)

2

MELO, Victor Andrade de. História da educação física e do esporte no Brasil: panorama e perspectiva. São Paulo: Editora IBRASA, 1999. 115 p. 23191 ISBN 8534801460

3

RAMOS, Jayr Jordão. Os exercícios físicos na história e na arte: Do homem primitivo aps nossos dias. São Paulo: Editora IBRASA, 1982. 348 p.

4

SOARES, Carmem Lúcia. Educação física: raízes européias e Brasil. 2. ed.rev. São Paulo: Editora Autores Associados, 2001. 145 p. ISBN 8531496018-7

5

SOARES, Carmem Lúcia. Imagens da educação no corpo: Estudo a partir da ginástica francesa no século xix. Campinas: Editora Autores Associados, 1998. 145 p. : il. (Coleção Educação Contemporânea) 10363 ISBN 858570153-6

6

MARINHO, Inezil Penna. História geral da educação física. São Paulo: Cia. Brasil Editora, 19--. 212 p. 11167

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática