PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Oliveira Machado Fernandes Junior |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado I |
0-19230 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Estágio de observação na atuação do Pr5ofissional de Educação Física que atua com treinamento de esportes de alto rendimento. Estágio de Observação na atuação do professor de Educação Física dos anos iniciais da Educação Básica. |
OBJETIVO GERAL |
Subsidiar por meio dos fundamentos teóricos e metodológicos os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a observação e compreensão do Estágio, nos campos do treinamento de esportes de alto rendimento bem como, no espaço da Escola na atuação do professor de Educação Física dos anos iniciais da Educação Básica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto aos diferentes espaços de atuação no Bacharel e Licenciatura; 2. Observar, compreender e vivenciar os diferentes espaços de estágio (treinamento de esportes de alto rendimento e na Educação Física anos inicias da Educação Básica no espaço da escola); 3. Elaborar plano/roteiro de Observação; 4. Analisar e compreender o processo desenvolvido, dialogando com os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais (dentre outras) que envolvem os diferentes processos de atuação nos campos de Estágio; 6. Apresentar o Relatório de Observação, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso/Universidade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 UNIDADE I – Estágio de Observação da prática profissional em Educação Física na área treinamento de esportes de alto rendimento. Estágio de Observação na atuação do professor de Educação Física dos anos iniciais da Educação Básica. |
06 |
2 |
UNIDADE II – Prática de Observação e Compreensão do Estágio nas áreas do treinamento de esporte de alto rendimento bem como na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola nos anos iniciais doa educação Básica. |
26 |
3 |
UNIDADE III - Elaboração de Relatório e apresentação dos resultados da observação do Estágio. |
08 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: - Aula expositiva dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Seminário. - Aula expositiva e dialogada; - Estudo dirigido; - Saída à campo - Aula expositiva e dialogada; - Estudo dirigido; - Seminário |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita. |
|||||||||||
ATITUDES |
Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio. |
|||||||||||
OUTRAS |
Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Leituras Plano de Trabalho de Estágioe pesquisas |
01 e 02 |
|
|
|
2 |
24/03/2025 |
|
|
||||
– Prática de Estágio, Prática de Estágio |
2 e 3 |
|
|
|
6 |
02/06/2025 |
|
|
||||
– Apresentação Oral – Seminário Final |
1,2 , 3. |
|
|
|
2 |
16/06/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 176 p. ISBN 8524905573 |
|||||||||||
2 |
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática@p0 11.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. 200 p. ISBN 9788524918872. |
|||||||||||
3 |
PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006. 148 p. (Coleção leitura) ISBN 8521902433 |
|||||||||||
2 |
Educação física no ensino superior x educação física na escola: implicações para a prática pedagógica |
|||||||||||
3 |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Visão didática da educação física: análises críticas e exemplos práticos de aulas. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/a Indústria e Comércio, 1991. 113 p. (Coleção Educação Física. Série Fundamentação) 2863 ISBN 85-215-0548-5 |
|||||||||||
4 |
KUNZ, Elenor (org.). Didática da educação física 1. 5.ed. Ijuí: Unijuí, 2013 . 158 p. (Coleção educação física). ISBN 9788541900300. |
|||||||||||
5 |
TANI, Go; BENTO, Jorge Olímpio; PETERSEN, Ricardo Demétrio de Souza. Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 1 recurso online. ISBN 978-85-277-2043-4. |
|||||||||||
obs:Poderá ser utilizado como fontes de pesquisa digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCieLO; Google Acadêmico dentre outros. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |