PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR |
Paulo Roberto Alves Falk |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Atletismo |
0-19229 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Fundamentos técnicos/táticos e aspectos metodológicos do Atletismo. Provas de Pista, Campo e Rua. Regras. |
OBJETIVO GERAL |
Contribuir para a formação de futuros profissionais qualificados e capazes de intervir por meio de conhecimentos teórico-práticos, acadêmica e profissionalmente no ensino do atletismo, compreendendo a modalidade como desporto, expressão do movimento humano, atividade motora em suas possibilidades de trabalho. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer a história do atletismo através dos tempos no contexto social. - Conhecer e aplicar os conceitos básicos do atletismo, facilitando o processo ensino aprendizagem. - Aprender os fundamentos Técnicos/Táticos do atletismo para que possam aplicar profissionalmente com qualidade, contribuindo na expansão do Atletismo. - Demonstrar a relação do Atletismo com as diversas modalidades esportivas e métodos de treinamento e desenvolvimento das capacidades atléticas. - Vivenciar as provas de pista e campo e rua para que os futuros profissionais de Educação Física, possam colocar em prática os ensinamentos adquiridos na Universidade - Conhecer as provas de pista e de campo e rua para que possam aplicar as regras na organização de eventos de atletismo. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.História do Atletismo e seu contexto social. |
4 |
2 |
2. Conceitos do Atletismo – Da iniciação ao rendimento: |
16 |
3 |
3. Métodos e equipamentos para treinamento: |
4 |
4 |
4. Fundamentos Técnicos e Táticos do Atletismo: |
40 |
5 |
5. Vivencia e conhecimento das provas de campo e de rua: |
8 |
6 |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Participação em Organização e Arbitragem em eventos de atletismo de Lages e Região. |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Para o desenvolvimento dos temas da disciplina utilizar-se-á algumas estratégias didáticas como: aula expositiva, dinâmicas de grupo, seminários, estudo dirigido, exercícios de fixação, acompanhamento de eventos esportivos diversos e/ou situações de prática de ensino do Atletismo, mostras de painéis, vídeos, encenações, oficinas, debate sobre recursos pedagógicos sobre o Atletismo ;aulas práticas, entre outras. Essas estratégias serão utilizadas de acordo com a necessidade da disciplina e do tema a ser trabalhado. Os recursos materiais específicos do atletismo, estrutura físicas e seus acessórios como: bloco de partida, sarrafo, colchão, suporte de sarrafo, peso, dardo, disco, barreiras serão utilizados segundo as conveniências e disponibilidades do momento . |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio e compreensão dos métodos de ensino utilizados na vivência da modalidade como conteúdo na prática pedagógica, bem como no desenvolvimento de atletas de rendimento. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Relacionar atividades que auxiliem o desenvolvimento de habilidades e fundamentos pertinentes ao atletismo. Identificar e vivenciar os fundamentos do atletismo, sua relação com o desenvolvimento humano e suas aplicabilidades práticas. Utilização de ferramentas de gestão na organização e realização de eventos esportivos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Comprometimento, interação em grupo, assiduidade, dedicação e pontualidade. Promover seu autodesenvolvimento e contribuir com a construção do conhecimento. Ter postura ética e respeitar as diferenças. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito ao material de aulas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Servirão de elementos avaliativos: - Avaliação contínua das atividades desenvolvidas no decorrer do semestre; - Avaliações teóricas e práticas; - Assiduidade nas aulas da disciplina; - Análise de textos, relatórios de pesquisa; Serão avaliados também desde o primeiro encontro o desenvolvimento/desempenho em atividades, tais como: participação em debates, discussão/interpretação das leituras sugeridas, e atividades práticas relacionadas ao atletismo. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 – Prova Teórica I |
1 e 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 – Trabalho Prático I |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03 - Prova Teórica II |
4 e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 4 - Trabalho em grupo |
Todas |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
KIRSCH, August; DIECKERT, Jürgen. Antologia do atletismo: Metodologia para iniciação escolas e clubes. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/a Indústria e Comércio, 1983. (Educação Física Prática) 10038 ISBN 852150207-9 |
|||||||||||
2 |
COICEIRO, Geovana Alves. 1000 exercícios e jogos para o atletismo. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 2011. 135p. ISBN 8573322314 |
|||||||||||
3 |
SILVA, Juliano Vieira da; PRIESS, Fernando Guilherme. Metodologia do atletismo. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595028807. |
|||||||||||
4 |
MATTHIESEN, Sara Quenzer. Fundamentos de educação física no ensino superior: atletismo: teoria e prática. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527731065. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
https://www.cbat.org.br/repositorio/cbat/documentos_oficiais/regras/RegrasdeCompeticaoeRegrasTecnicasEdicao2022-final.pdf |
|||||||||||
2 |
MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo: teoria e prática. Guanabara Koogan, 2007. |
|||||||||||
3 |
Bompa, Tudor O. Treinamento total para jovens campeões, ed. Phorte, São Paulo-SP, 2022. |
|||||||||||
4 |
MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. |
|||||||||||
5 |
FERNANDES, J. L. Atletismo: os saltos. 2 ed. São Paulo: EPU, 2003. |
|||||||||||
6 |
FERNANDES, J. L. Atletismo: corridas. 3 ed. São Paulo: EPU, 2003. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |