PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
PROFESSOR |
Juliano Machado Menegazzo |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Fundamentos da Matemática |
0-19142 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Conjuntos numéricos reais e complexos. Operações numéricas e suas propriedades. Equações do 1º e 2º grau. Sistemas lineares com duas incógnitas. Equação exponencial, logaritmos. Trigonometria no Triângulo retângulo e no ciclo trigonométrico. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, solidificando os fundamentos do conhecimento matemáticos estudados anteriormente. Fazer com que os conteúdos matemáticos desenvolvidos sejam ferramentas indispensáveis no exercício da profissão de professor. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Proporcionar as condições para que o acadêmico desenvolva raciocínio lógico-matemático; 2. Oportunizar conhecimentos básicos que contribuam para a capacitação profissional, visando o desempenho mediante raciocínio e conhecimento científico. 3. Desenvolver o espírito crítico, tomada de iniciativa e decisões na solução de problemas dos conteúdos de ensino básico. 4. Instrumentalizar o acadêmico nos conhecimentos básicos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1 Números e Operações |
16 |
2 |
1 Álgebra |
12 |
3 |
1 Radicais |
12 |
4 |
1 Equações |
20 |
5 |
1 Trigonometria |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; . |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
OUTRAS |
--- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
AVALIAÇÃO INTEGRATIVA |
TODAS |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
|
x |
|
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
|
x |
x |
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
|
x |
x |
|
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BIANCHINI, Edwaldo; PACOLLA, Herval. Matemática. São Paulo: Moderna, 2004. 111 p. (Coleção 1a série ensino médio). |
|||||||||||
2 |
IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel. Fundamentos de matemática elementar: sequências, matrizes, determinantes, sistemas. 6. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 4, 229 p. ISBN 85-7056-267-5. |
|||||||||||
3 |
IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar: complexos, polinômios, equações. 6. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 6, 241 p. ISBN 85-7056-048-6. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BEZERRA, Manoel Jairo. Matemática para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2001. 496 p. (Série parâmetros). ISBN 85-262-3787-X. |
|||||||||||
2 |
CARMO, Manfredo Perdigão. Elementos de geometria diferencial. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/a Indústria e Comércio, 1971. 205 p. (Elementos De Matemática, Impa) 7895 |
|||||||||||
3 |
TAHAN, Malba; SOUZA, Júlio César de Mello e. Matemática divertida e curiosa. 26. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. 158 p. ISBN 978-85-01-03375-8. |
|||||||||||
4 |
PAIVA, Manoel. Matemática: caderno de revisão. São Paulo: Moderna, 2010. 151 p. ISBN 9788516069162. |
|||||||||||
5 |
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Matemática: ensino médio. 4. ed.reform. São Paulo: Saraiva, 2004. v. 2, 476 p. ISBN 8502044605. |
|||||||||||
obs: Em todas as unidades serão exigidos a apresentação de listas de exercícios que serão computadas nas avaliações, correspondendo a 0,5 da referida nota. (exceto para Avaliação Integrativa). |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |