UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Matemática - Geometria Plana - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Geometria Plana

0-19141

4

80


EMENTA

Axiomas de Euclides. Paralelismo. Perpendicularidade. Ângulos. Triângulos. Congruência de triângulo. Polígonos. Circunferência e círculo. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo. Área de superfícies planas. Construção geométrica usando régua e compasso e/ou recursos computacionais.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício da profissão docente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Através desta disciplina o acadêmico deverá ter segurança para: - Conhecer os axiomas de Euclides. - Identificar as condições de paralelismo e perpendicularismo. - Conceituar ângulos e sua classificação. - Classificar triângulos quanto a lados e ângulos e suas propriedades. - Classificar polígonos, estudar suas propriedades e relações. - Definir circunferência e círculos e suas relações. - Estudar as semelhanças e congruências de triângulos. - Resolver problemas envolvendo área de superfícies planas. - Construir figuras geométricas usando instrumentos de medidas e softwares específicos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Axiomas (Postulados) de Euclides.
- Conceitos primitivos
- Segmentos de retas. Conceitos.
- Ângulos: Definições. Congruência e comparação. Ângulo reto, agudo,
obtuso. Medidas

10

2

Paralelismo e Perpendicularismo.
- Conceitos e propriedades.
- Existência e unicidade da perpendicular.

06

3

Triângulos:
- Elementos e classificação.
- Congruência de triângulos.
- Desigualdade nos triângulos
- Propriedades
- Cevianas

12

4

Quadriláteros:- Definição e elementos.
Quadriláteros notáveis e suas propriedades

12

5

Polígonos:- Definições e elementos.
- Diagonais - ângulos internos – ângulos externos
- Polígonos regulares:

08

6

Circunferência e Círculo:- Definições e elementos.
- Posições relativas de reta e circunferência.
- Posições relativas de duas circunferências.
- Segmentos tangentes – quadriláteros circunscritíveis.
- Ângulos na circunferência

10

7

Semelhança de triângulos:- Casos ou critérios de semelhança.

04

8

Triângulos retângulos:- Relações métricas.- Aplicações do teorema de Pitágoras.- Triângulos quaisquer: relações métricas e cálculo de linhas notáveis

08

9

Áreas de Superfícies Planas:- Aplicações das fórmulas das figuras mais comuns.- Área de polígonos

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

Participação em eventos e palestras promovidas pelo curso,

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

1,2,3,4,5,6,7,8,9

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação individual

1,2,3

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação em dupla

4,5,6,

x

x

x

3.0

A definir

Avaliação com pesquisa

7,8,9

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar 9: geometria plana. 7. ed. São Paulo: Atual, 1993. 451 p. ISBN 85-7056-268-3.

2

IMENES, Luiz Márcio. Geometria das dobraduras. 7.ed. São Paulo: Editora Scipione Ltda, 1999. 64 p.:il (Vivendo A Matemática) 962 ISBN 85-262-1222-2

3

BOYER, Carl B; MERZBACH, Uta C. História da matemática. São Paulo: Blucher, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788521216117.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

EVES, Howard W. Geometria. São Paulo: Atual, 1992

2

GARCIA, Antônio Carlos de Almeida; CASTILHO, João Carlos Amarante. Matemática sem mistério: Geometria Plana e Espacial. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006

3

LIMA, Elon Lages. Coordenadas do Plano: com as soluções dos exercícios. Rio de Janeiro: SBM/INEP, 2013

4

RODRIGUES, C.I. &REZENDE, E.Q.F. Cabri-géomètre e a geometria plana. Campinas: Unicamp, 1999.

5

RICH, Bernett. Geometria plana. São Paulo: McGraw-Hill, 1972.

obs:

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