PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
PROFESSOR |
Neusa Maria Sens de Barros |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Geometria Plana |
0-19141 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Axiomas de Euclides. Paralelismo. Perpendicularidade. Ângulos. Triângulos. Congruência de triângulo. Polígonos. Circunferência e círculo. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo. Área de superfícies planas. Construção geométrica usando régua e compasso e/ou recursos computacionais. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício da profissão docente. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Através desta disciplina o acadêmico deverá ter segurança para: - Conhecer os axiomas de Euclides. - Identificar as condições de paralelismo e perpendicularismo. - Conceituar ângulos e sua classificação. - Classificar triângulos quanto a lados e ângulos e suas propriedades. - Classificar polígonos, estudar suas propriedades e relações. - Definir circunferência e círculos e suas relações. - Estudar as semelhanças e congruências de triângulos. - Resolver problemas envolvendo área de superfícies planas. - Construir figuras geométricas usando instrumentos de medidas e softwares específicos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Axiomas (Postulados) de Euclides. |
10 |
2 |
Paralelismo e Perpendicularismo. |
06 |
3 |
Triângulos: |
12 |
4 |
Quadriláteros:- Definição e elementos. |
12 |
5 |
Polígonos:- Definições e elementos. |
08 |
6 |
Circunferência e Círculo:- Definições e elementos. |
10 |
7 |
Semelhança de triângulos:- Casos ou critérios de semelhança. |
04 |
8 |
Triângulos retângulos:- Relações métricas.- Aplicações do teorema de Pitágoras.- Triângulos quaisquer: relações métricas e cálculo de linhas notáveis |
08 |
9 |
Áreas de Superfícies Planas:- Aplicações das fórmulas das figuras mais comuns.- Área de polígonos |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula |
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação em eventos e palestras promovidas pelo curso, |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
1,2,3,4,5,6,7,8,9 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação individual |
1,2,3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação em dupla |
4,5,6, |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação com pesquisa |
7,8,9 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de matemática elementar 9: geometria plana. 7. ed. São Paulo: Atual, 1993. 451 p. ISBN 85-7056-268-3. |
|||||||||||
2 |
IMENES, Luiz Márcio. Geometria das dobraduras. 7.ed. São Paulo: Editora Scipione Ltda, 1999. 64 p.:il (Vivendo A Matemática) 962 ISBN 85-262-1222-2 |
|||||||||||
3 |
BOYER, Carl B; MERZBACH, Uta C. História da matemática. São Paulo: Blucher, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788521216117. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
EVES, Howard W. Geometria. São Paulo: Atual, 1992 |
|||||||||||
2 |
GARCIA, Antônio Carlos de Almeida; CASTILHO, João Carlos Amarante. Matemática sem mistério: Geometria Plana e Espacial. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006 |
|||||||||||
3 |
LIMA, Elon Lages. Coordenadas do Plano: com as soluções dos exercícios. Rio de Janeiro: SBM/INEP, 2013 |
|||||||||||
4 |
RODRIGUES, C.I. &REZENDE, E.Q.F. Cabri-géomètre e a geometria plana. Campinas: Unicamp, 1999. |
|||||||||||
5 |
RICH, Bernett. Geometria plana. São Paulo: McGraw-Hill, 1972. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |