PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Elétrica |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Elétrica Par773/17 |
PROFESSOR |
Nathielle Waldrigues Branco |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Subestações |
0-18156 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Modelo de capacidade de carga. Diagramas básicos de subestações. Cálculos elétricos típicos. Especificações básicas dos componentes e equipamentos de uma subestação. Roteiro básico para o planejamento e projeto de uma subestação. Coordenação de isolamento. Cálculo de sobre tensões. Serviços auxiliares. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar, discutir, exercitar e avaliar com os alunos uma metodologia para o desenvolvimento projetos de subestações, focando no entendimento e interpretação do dimensionamento elétrico e mecânico necessário em subestações. Ao fim da disciplina o aluno deve estar apto projetar subestações elétricas de potência. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Apresentar os conceitos para dimensionamento de subestações abrigadas e não abrigadas. - Apresentar simbologia e normas para desenvolvimento de projeto elétrico. - Apresentar as ferramentas computacionais para desenvolvimento de projeto elétrico de subestações. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Aplicação de normas e diferenciação dos tipos de subestações e componentes. |
4 |
2 |
Apresentação de simbologia do diagrama de força, desenho e vistas superior e frontal. |
6 |
3 |
Dimensionamento de componentes; |
16 |
4 |
Desenho para projeto, folhas e apresentação finais. |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
36 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecer dispositivos e equipamentos para subestação. Conhecer técnicas e aprender a projetar uma subestação. Saber a importância de uma subestação do sistema elétrico. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
ATITUDES |
Autocontrole, ética, liderança, comprometimento, postura, senso crítico, pontualidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, comprometimento, pró-atividade, compromisso, solidariedade. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
1.0 |
10/05/2025 |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1,2 |
x |
x |
x |
3.0 |
10/04/2025 |
x |
17/04/2025 |
||||
Avaliação 2 |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
3.0 |
22/05/2025 |
x |
29/05/2025 |
||||
Avaliação 3 |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
3.0 |
03/07/2025 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
PRAZERES, Romildo Alves dos. Redes de Distribuição de Energia Elétrica e Subestações.. Base 2008 |
|||||||||||
2 |
CAVALIN, Geraldo; CERVELIN, Severino. Instalações elétricas prediais. 21. ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 2013. 388 p. ISBN 8571945411 |
|||||||||||
3 |
BARROS, Benjamin Ferreira de; GEDRA, Ricardo Luis. Cabine Primária – Subestações de Alta Tensão de Comunicador.. Erica 2009 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BARROS, Benjamim Ferreira de. Cabine primária subestações de alta tensão de consumidor. São Paulo: Erica 2015. |
|||||||||||
2 |
CELESC. Norma de Entrada de Instalações Consumidoras em Alta Tensão N321-0001 |
|||||||||||
3 |
CELESC. Norma de Entrada de Instalações Consumidoras em Alta Tensão N321-0003 |
|||||||||||
4 |
CREDER, Hélio. Instalações elétricas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012. |
|||||||||||
5 |
FILHO, João Mamede .Instalações Elétricas Industriais. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos. 2006. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |