PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Engenharia Civil |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia Civil Par772/17 |
PROFESSOR |
Johnny Rocha Jordan |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Trabalho de Conclusão de Curso |
0-18587 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Elaboração, desenvolvimento e apresentação do trabalho de Curso na área de engenharia mecânica, que integralize os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com o tema e metodologia projetados na disciplina de "Trabalho de Conclusão de Curso" do 9º semestre |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Desenvolver as linhas de pesquisa do Curso de Engenharia Civil; - Aprofundar os conhecimentos na área profissionalizante; - Auxiliar o acadêmico na escolha de um novo tema a ser pesquisado, quando o caso de alteração de tema ou orientador (problematização do tema); - Reforçar a aplicação das normas de formatação e redação adotadas no curso de Engenharia Civil para elaboração do Projeto de Pesquisa e do Trabalho de Conclusão de Curso, seguindo a ABNT; - Promover a interação entre orientando, orientador e professor coordenador do Trabalho de Conclusão; - Auxiliar no desenvolvimento e redação do Trabalho de Conclusão de Curso; - Apresentação do TCC ao colegiado do curso (pré-banca); - Defesa perante banca examinadora do Trabalho de Conclusão de Curso (apresentação pública). |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da Disciplina e Discussão Inicial Sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso |
4 |
2 |
Acompanhamento do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. |
16 |
3 |
Encontros com o orientador |
12 |
4 |
Apresentação TC |
8 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX. Apresentação pública TC. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
- relevância do tema; - profundidade e abrangência do desenvolvimento; - adequação do volume de texto ao conteúdo; - contextualização (estado da arte, apresentação do problema); - correção do conteúdo; - capacidade de fazer uso dos conhecimentos adquiridos no curso; - resultados obtidos (metodologia, novos conceitos etc.). |
|||||||||||
HABILIDADES |
- Organização; - Clareza; - Respeito às normas de elaboração de TC com base nas normas da ABNT. |
|||||||||||
ATITUDES |
- Interesse demonstrado; - Participação nas aulas e reuniões com o orientador; - Apresentação à banca examinadora. |
|||||||||||
OUTRAS |
Discussão dos TCs entre os acadêmicos |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 |
1 - 4 |
x |
x |
x |
5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
1 - 4 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Normas para apresentação de documentos científicos: teses, dissertações, monografias e trabalhos acadêmicos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2002. 420 p. ISBN 857335039-3 |
|||||||||||
2 |
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597026580. |
|||||||||||
3 |
MATTAR, João. Metodologia Cientifica na Era da Informática. São Paulo Saraiva 2008 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 159 p. ISBN 978-85-224-5823-3. |
|||||||||||
2 |
CONSTRUINDO o saber: metodologia científica-fundamentos e técnicas. 8.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1998. 175 p. 10012 ISBN 853080071-0 |
|||||||||||
3 |
BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Comunicação e expressão. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788569726272. |
|||||||||||
4 |
GONÇALVES, Mônica Lopes; BALDIN, Nelma; ZANOTELLI, Cladir Terezinha; CARELLI, Mariluci Neis; FRANCO, Selma Cristina. Fazendo pesquisa: do projeto à comunicação científica. Joinville: Universidade de Joinville, 2004. 110 p. |
|||||||||||
5 |
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer: projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 2. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2003. 196 p. ISBN 8576260077 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |