PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Athos Rodrigo de Moraes Branco |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-20289 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
A disciplina de Prática Extensionista tem como objetivo proporcionar aos estudantes do curso de Sistemas da Informação a vivência prática de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, aplicando-os em projetos de extensão voltados para a comunidade. A ênfase será dada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às necessidades reais da sociedade, promovendo a integração entre a academia e a comunidade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Capacitar o aluno quanto a visão de mercado para projetos e soluções de TI • Gestão de Pessoas – com ênfase nos relacionamentos comerciais. • Controle de Custos de uma Empresa e os reflexos sobre a lucratividade • Como precificar uma solução • Despesas Fixas e Variáveis • Margem de venda, margem de lucro e markup • Conhecer o mercado e concorrentes • TAM, SAM, SOM – Como calcular projeções e tamanho de mercado • Aumento de Lucro e Aumento de Produtividade • Entender a diferença entre Valor e Proposta de Valor • Como calcular o Preço de Venda@p0 • Difusão da Inovação e a curva de adoção de produtos • Prospecção e captação de Leads • Fases de uma venda em TI • Funil de venda de sistema de TI • Técnicas e modelos de vendas • Como tratar Objeções dos clientes na negociação • ROI – Retorno do Investimento • Modelos de contrato de venda e prestação de serviço • Transparência, Ética e Respeito na Negociação |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1. Introdução à Extensão Universitária |
2 |
2 |
2. Gestão de Pessoas e Custos |
6 |
3 |
3. Análise e gestão de mercado |
4 |
4 |
4. Preço de Venda, Valor e Proposta de Valor |
4 |
5 |
5. Vendas de Soluções de TI |
14 |
6 |
6. Além da venda... |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX – ARM - EC |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
- Compreensão e validação do aprendizado, verificado através das avaliações e trabalho propostos. |
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HABILIDADES |
- Capacidade de resolução das atividades propostas e qualidade dos trabalhos. |
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ATITUDES |
- Pontualidade, assiduidade, participação nas atividades propostas, responsabilidade e compromisso do aluno, respeito, postura profissional, trabalho em equipe e interesse. |
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OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
Todas |
|
|
|
3 |
A definir |
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Avaliação 01 |
1 a 3 |
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|
|
3 |
A definir |
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Avaliação 02 |
4 a 6 |
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|
|
4 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
GONÇALVES, Irio Ávila et al. Gestão de recursos, custos e formação do preço de venda. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556902425. |
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2 |
OLIVEIRA, Cristiane Kessler de; LIMA, Aline Poggi Lins de. Gestão de vendas e negociação. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788533500570. |
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3 |
CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P; SILVEIRA, Jarbas A. N. Fundamentos de gestão de projetos. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597005622. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403. |
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2 |
CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P; SILVEIRA, Jarbas A. N. Fundamentos de gestão de projetos. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597005622. |
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3 |
ELLIS, Sean; BROWN, Morgan. Hacking growth: a estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788550816159. |
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4 |
LONGO, Walter. Vítimas do critério: como tomar decisões num mundo em transformação. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555206630. |
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5 |
CORRÊA, Henrique L.; CAON, Mauro. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2002. 479 p. |
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obs:Caso ocorram aulas remotas síncronas, respeitarão o horário cadastrado da disciplina e serão realizadas através da ferramenta Google Meet. O link fixo da disciplina será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp. Os materiais da disciplina, atividades e as aulas síncronas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Google Classroom, o código da turma será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp. A frequência deverá ser indicada pelo(a) aluno(a), através do chat da ferramenta Google Meet utilizada para as aulas síncronas. Ao final da aula será conferida pelo professor, que lançará seu registro no diário de classe. A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). De acordo com o Art. 2º, Parágrafo único, da Resolução nº 435/2020, [...] "O(a) aluno(a) ao ingressar na sala de aula digital, aceita a gravação da aula, sendo que esta será disponibilizada no Google Classroom. A reprodução da gravação fora deste ambiente é vedada." |
Para a atenticação do plano de ensino |
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