PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Luciano Coelho |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Desenvolvimento Web |
0-20286 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Técnicas de desenvolvimento WEB. Tecnologias e frameworks de programação para Web. WEB API. REST. Representação de dados. Aplicações dinâmicas integradas a banco de dados. Integração. Frameworks de persistência de dados. Conteinerização. |
OBJETIVO GERAL |
Ao término da disciplina os alunos deverão estar aptos para construir aplicações WEB integradas com API e banco de dados, fazendo uso de infraestrutura baseada em contêiner. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer todo ambiente de desenvolvimento web; Demonstrar visão prática do desenvolvimento de sistemas web e das principais técnicas que o compõem; Integrar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas sobre HTML, CSS, JavaScript; Banco de Dados e todas as relacionadas a programação para desenvolver sistemas web; Utilizar técnicas de arquitetura em camadas; Utilizar os serviços de infraestrutura para o desenvolvimento de aplicações como, por exemplo, sistema de bancos de dados e o servidor HTTP baseados em contêiner; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
• Apresentação da disciplina |
1 |
2 |
• Introdução ao Desenvolvimento Web |
3 |
3 |
• Conteinerização |
12 |
4 |
• Infraestrutura para desenvolvimento de aplicações WEB |
32 |
5 |
• Consumindo APIs REST |
32 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conteúdo proposto na ementa e no conteúdo programático, verificando através de laboratórios práticos se o aluno atingiu aos objetivos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de resolução das atividades propostas e qualidade das implementações realizadas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade e frequência em aula, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional. |
|||||||||||
OUTRAS |
|
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 |
Todas |
x |
x |
x |
4.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 3 |
Todas |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CATUNDA, Marco. Guia de consulta rápida: Python. São Paulo: Novatec, 2001. 128 p. ISBN 8575522009-8 |
|||||||||||
2 |
HAROLD, Elliotte R. Refatorando HTML. Porto Alegre: Bookman, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788577806706. |
|||||||||||
3 |
SOARES, Bruno Augusto Lobo. Aprendendo a linguagem PHP. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007. 161 p. ISBN 9788573935684 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
PERKOVIC, Ljubomir. Introdução à computação usando Python: um foco no desenvolvimento de aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788521630937. |
|||||||||||
2 |
RICHARDSON, Leonard. Restful: serviços web. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. 336p. ISBN 9788576081715 |
|||||||||||
3 |
STEFANOV, Stoyan. Padrões JavaScript. São Paulo: O`Reilly, 2010. 238p. ISBN 9788575222669 |
|||||||||||
4 |
THOMSON, Laura. PHP MySQL: desenvolvimento web. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. |
|||||||||||
5 |
NIEDERAUER, Juliano. Desenvolvendo websites com PHP: aprenda a criar websites dinâmicos e interativos com PHP e banco de dados. São Paulo: Novatec, 2004. 269 p. ISBN 8575220500 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |