PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Patrick Alexander Giusti Naufel |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
User Experience |
0-19472 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Conceitos de UX. Introdução a interação homem-máquina. Arquitetura da informação. Usabilidade. Técnicas de pesquisa sobre o usuário. Design de interfaces e percepção do usuário. Técnicas e ferramentas de mensuração de resultados e avaliação de interfaces. Projeto de produtos e serviços orientados para a experiência de usuário. |
OBJETIVO GERAL |
Entendimento dos princípios e processos para se projetar uma boa experiência do usuário. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Aspectos como usabilidade, arquitetura de informação, design de interação, acessibilidade, fatores humanos, estratégia de conteúdo, pesquisas com usuários, serão tópicos abordados durante o curso para aprofundar o conhecimento sobre a área. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Fase Introdutória: Princípios e conceitos fundamentais |
20 |
2 |
Fase Descoberta: Entendimento sobre o usuário, |
12 |
3 |
Fase Definição: |
16 |
4 |
Fase Desenvolvimento: |
20 |
5 |
Fase Entrega: |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Os materiais da disciplina, atividades e as aulas síncronas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Google Classroom sendo que o código da turma será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp |
Estratégias:AED, ARM, ARS, AGM, AGC, TG |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Práticos e teóricos sobre os fundamentos de UX e Design Thinking e sua aplicação nos ambientes e organizações |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de Entender os Problema e Necessidades do Usuários e Propor Soluções de Real Valor para o Mercado e Negócios |
|||||||||||
ATITUDES |
Empatia, colaboração, interesse, participação ativa nas aulas e atividades, bom comportamento, respeito, assiduidade e contribuição para o bom andamento das aulas |
|||||||||||
OUTRAS |
Não há |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Integrativa |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Trabalhos Práticos |
1 a 5 |
x |
x |
x |
4 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Provas Teóricas |
1 a 5 |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
KRUG, Steve. Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 195p. ISBN 9788576082712 |
|||||||||||
2 |
CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. São Paulo: Novatec, 2010. 421p. ISBN 9788575222324 |
|||||||||||
3 |
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas idéias. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2010. 149p. ISBN 9788535238624 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
LOWDERMILK, Travis. Design Centrado no Usuário: Um guia para o Desenvolvimento de aplicativos amigáveis. São Paulo: Novatec, 2019. |
|||||||||||
2 |
TEIXEIRA, Fabrício. Introdução a Boas Práticas de UX. 1ª Ed. São Paulo: Casa do Código, 2014 |
|||||||||||
3 |
ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen; PREECE, Jenny. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. |
|||||||||||
4 |
WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: Noções básicas de planejamento visual |
|||||||||||
5 |
NORMAN, Donald. O Design do Dia a Dia. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Anfiteatro Rocco, 2006 |
|||||||||||
obs:Livros complementares não constam no acervo |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |