PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Giovani Letti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Gestão da Inovação |
0-19469 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Fundamentos de Inovação. Tipos de inovação. Perfil dos profissionais da inovação. Função da inovação nas organizações. Estratégias de inovação. Ferramentas e métodos para inovação. Inovação aberta. Mensuração dos resultados da inovação. Criação de cultura de inovação. |
OBJETIVO GERAL |
Criar no acadêmico uma visão crítica sobre a função da inovação nas organizações e no mercado. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver uma visão mais ampla sobre os processos de inovação. Apresentar ferramentas de inovação, que possam ser usadas nos espaços profissionais do acadêmico. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Fundamentos de inovação. O que é inovação. Diferença entre descoberta, invenção e inovação. A importância da inovação para as organizações e para a sociedade. |
4 |
2 |
Tipos de inovação. Inovação incremental, inovação radical, sistema tecnológico, paradigma tecnoeconômico. |
4 |
3 |
Ferramentas e métodos para inovação. Principais ferramentas e métodos utilizados no mercado atual. Processos de inovação. Mensuração. |
12 |
4 |
Estratégias de inovação. Principais práticas do mercado. Inovação fechada e inovação aberta. |
12 |
5 |
Perfil dos profissionais da inovação. Buscadores, criadores, desenvolvedores, executores e facilitadores. Criatividade. Métodos para desenvolver a criatividade e gerar inovação. |
4 |
6 |
Criação de cultura de inovação. Características de empresas que possuem cultura de inovação. Modelos para criação de cultura de inovação. |
4 |
7 |
Atividades extraclasse: exercícios relacionados aos itens da disciplina. Pesquisas complementares. |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
56 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares. |
Estratégias:Descrição das Estratégias: ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração. |
|||||||||||
OUTRAS |
As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
Todas |
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 1 |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 |
4, 5, 6 |
x |
x |
x |
3.5 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FASCIONI, Ligia. Atitude pró-inovação: prepare seu cérebro para a revolução 4.0. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555200485. |
|||||||||||
2 |
TAJRA, Sanmya; RIBEIRO, Joana. Inovação na prática: design thinking e ferramentas aplicadas a startups. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786555201574. |
|||||||||||
3 |
VASCONCELLOS, Marcos. Inovação pelas pessoas: o caminho para o sucesso das organizações. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555205572. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BIRKINSHAW, Julian; MARK, Ken. 25 ferramentas de gestão: inclui estratégia do oceano azul, design thinking, startup enxuta, inovação aberta, inteligência emocional, dentre outras. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788550805115. |
|||||||||||
2 |
BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788550814377. |
|||||||||||
3 |
KIM, W. Chan. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005. 241p. ISBN 9788535215243 |
|||||||||||
4 |
OSTERWALDER, Alexandre; PIGNEUER, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 1 recurso online. ISBN 9786555204605. |
|||||||||||
5 |
TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação: uma abordagem estratégica, organizacional e de gestão de conhecimento. 3. São Paulo: GEN Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595150812. |
|||||||||||
obs:Não será permitido o uso de telefones celulares em sala de aula, salvo para o uso pedagógico. A proibição está amparada pela Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, do Estado de Santa Catarina. Amparado pelo artigo 5º, inciso X, da Constituição Federal, é proibida a gravação das aulas, em partes, ou na sua totalidade, sem o consentimento do professor. A disciplina será ministrada, em parte, de forma híbrida, com aulas à distância, porém síncronas. Tudo de acordo com a estratégia pedagógica da disciplina. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |