UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Serviço Social - Pesquisa Social em Serviço Social II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social Par056/22

PROFESSOR

Audrilara Arruda Rodrigues Campos, Wander Galvão Lopes Fernandes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Pesquisa Social em Serviço Social II

0-20262

4

80


EMENTA

Elaboração e análise de indicadores socioeconômicos. Análises qualitativas e quantitativas.

Aplicação, tabulação, interpretação e análise de dados.


OBJETIVO GERAL

Compreender as etapas metodológicas da pesquisa científica necessárias para a elaboração de um projeto de pesquisa, contemplando a revisão da literatura do tema da pesquisa, aspectos da coleta e organização dos dados quantitativos e qualitativos, sistematização e análise de dados, devolução e socialização dos resultados da pesquisa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Propiciar aos alunos (as) conhecimento que permita a construção de um projeto de pesquisa como instrumento que possa dar respostas profissionais em direção a promoção da justiça e dos direitos dos usuários do Serviço Social; - Propiciar aos alunos (as) a construção de um perfil pesquisador; - Promover a compreensão do conceito de indicadores sociais e sua aplicabilidade na pesquisa e nas políticas sociais; - Apreender elementos que compõem a pesquisa científica; - Conhecer e apreender sobre as técnicas de coleta de dados, identificando dados qualitativos e quantitativos; - Compreender a sistematização e análise dos dados relacionados à pesquisa científica; - Compreender a importância da devolução e socialização dos dados de pesquisa científica; - Elaborar um projeto de pesquisa científica de acordo com as orientações da ética em pesquisa e em conformidade com as normas da ABNT.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade I – Planejamento e construção da pesquisa científica - Retomada dos elementos constituintes do projeto de pesquisa científica. - Construção da revisão de literatura do tema abordado.

20

2

Unidade II - Técnicas de coleta e análise de dados em pesquisa - Apreensão e definição das técnicas de coleta de dados do projeto de pesquisa científica.
- Metodologias Qualitativas e Quantitativas para pesquisas sociais. - Sistematização e análise dos dados relacionados à pesquisa científica.

16

3

Unidade III - Elaboração e análise de indicadores socioeconômicos
- Conceitos e aplicabilidades dos Indicadores Sociais para a profissão do Serviço Social.

15

4

Unidade IV – Projeto de pesquisa e apresentação dos resultados
- Devolução e socialização dos resultados da pesquisa.
- Compreensão da importância da devolução e socialização dos dados da pesquisa científica.
- Elaboração e apresentação do projeto de pesquisa científica na área do Serviço Social, de acordo com as orientações da ética em pesquisa e em conformidade com as normas da ABNT.

15

5

Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni – Parecer 050/2023,
os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse.

14

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Descrição das Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; OM – Ensino com Pesquisa.


Estratégias:AED ET TI OM APE TIG


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT.

HABILIDADES

Organização, apresentação de projetos, usar criatividade, dominar os recursos de digitação.

ATITUDES

Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa, agilidade, espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno.

OUTRAS

- Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. - A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. - Todos os trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. - Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída ao/s aluno/s a nota zero. - Os projetos de pesquisa científica serão desenvolvidos individualmente. - Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, o qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. - Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4

x

x

x

2.0

A definir

Atividade em grupo

3

x

x

x

1.0

A definir

Prova I

2

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

Prova II

3

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

Projeto de Pesquisa II

4

x

x

x

3.0

A definir

Seminário Apresentação Projeto Pesquisa

4

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 5. ed. Campinas: Alínea, 2012. 141 p. ISBN 9788575165959.

2

LUNA, Sérgio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: PUC/SP, 2013. 108 p. (Série trilhas) ISBN 9788528304084

3

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. 407 p. (Saúde em debate, 46). ISBN 978-85-271-0181-3.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

2

BENTO, António. Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), n. 65, 2012, p. 42-44.

3

CARVALHO, Denise Bomtempo Birche de. [et al.]. Pesquisa em serviço social e temas contemporâneos / (orgs). – São Paulo: Cortez, 2020.

4

CHIZZOTTI, Antônio. Coleta de dados quantitativos e coleta de dados qualitativos. In: CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2005. P. 51-68; 89-108.

5

CAPPELLE, M. C. A.; MELO, M. C. de O. L.; GONÇALVES, C. A. Análise de conteúdo e análise de discurso nas ciências sociais. Organizações Rurais & amp; Agroindustriais, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011.

6

DORSA, Arlinda Cantero. O papel da revisão da literatura na escrita de artigos científicos INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 21, n. 4, out./dez. 2020.

7

ECHER, Isabel Cristina. A revisão de literatura na construção do trabalho científico. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre, 2001, p.5-20.

8

LIMA, Telma Cristiane Sasso, MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis. 2007, p. 37- 45.

9

LISBOA, Teresa Kleba. Gênero, feminismo e Serviço Social – encontros e desencontros ao longo da história da profissão. Rev. Katál. Florianópolis v. 13 n. 1 p. 66-75 jan./jun. 2010.

10

MARSIGLIA, Regina Maria Giffoni. Orientações Básicas para a Pesquisa. In: MOTA, A.E., et. Al. (orgs.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez; Brasília: OPAS, OMS, MS, 2009, p. 383-398

11

MENDONÇA, Daniel. Uma (Breve) Introdução ao Pensamento Pós-Estruturalista. Revista do Programa de Pós em Artes Centro de Artes UFPEL-Paralelo31. Edição 15, dez. 2020.

12

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu (orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

13

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), Fundação Oswaldo Cruz. Av. Brasil 4036/700, Manguinhos. 21040-361 Rio de Janeiro RJ 17(3):621-626, 2012.

14

MINAYO, Maria Cecília de Souza; sanches, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade@p0 Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/sep, 1993.

15

MOREIRA, Walter. Revisão de Literatura e Desenvolvimento Científico: conceitos e estratégias para confecção. janus, lorena, ano 1, no 1, 2o semestre de 2004.

16

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2006.

17

NEVES, Clarissa E. B; CORRÊA, Maria B. (Org.). Pesquisa Social empírica: métodos e técnicas. Cadernos de Sociologia. Porto Alegre: Editora da Universidade, v. 9, 1998.

18

PRATES, Jane Cruz. O método marxiano de investigação e o enfoque misto na pesquisa social: uma relação necessária. Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 11, n. 1, p. 116 - 128, jan./jul. 2012.

19

SAVICKAS,Mark L. Como redigir um relatório de pesquisa: finalidades e problemas em artigos científicos. Rev. bras. orientac. prof v.10 n.1 São Paulo jun. 2009.

20

TEIXEIRA, Enise Barth. A Análise de Dados na Pesquisa Científica importância e desafios em estudos organizacionais. Editora Unijuí • ano 1 • n. 2 • jul./dez. • 2003 p. 177-201.

21

TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetivos de pesquisa. Rev. Saúde Pública. 2005. 39(3) 507-514.

obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática