PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Audrilara Arruda Rodrigues Campos, Wander Galvão Lopes Fernandes |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Pesquisa Social em Serviço Social II |
0-20262 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Elaboração e análise de indicadores socioeconômicos. Análises qualitativas e quantitativas. Aplicação, tabulação, interpretação e análise de dados. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender as etapas metodológicas da pesquisa científica necessárias para a elaboração de um projeto de pesquisa, contemplando a revisão da literatura do tema da pesquisa, aspectos da coleta e organização dos dados quantitativos e qualitativos, sistematização e análise de dados, devolução e socialização dos resultados da pesquisa. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Propiciar aos alunos (as) conhecimento que permita a construção de um projeto de pesquisa como instrumento que possa dar respostas profissionais em direção a promoção da justiça e dos direitos dos usuários do Serviço Social; - Propiciar aos alunos (as) a construção de um perfil pesquisador; - Promover a compreensão do conceito de indicadores sociais e sua aplicabilidade na pesquisa e nas políticas sociais; - Apreender elementos que compõem a pesquisa científica; - Conhecer e apreender sobre as técnicas de coleta de dados, identificando dados qualitativos e quantitativos; - Compreender a sistematização e análise dos dados relacionados à pesquisa científica; - Compreender a importância da devolução e socialização dos dados de pesquisa científica; - Elaborar um projeto de pesquisa científica de acordo com as orientações da ética em pesquisa e em conformidade com as normas da ABNT. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I – Planejamento e construção da pesquisa científica - Retomada dos elementos constituintes do projeto de pesquisa científica. - Construção da revisão de literatura do tema abordado. |
20 |
2 |
Unidade II - Técnicas de coleta e análise de dados em pesquisa - Apreensão e definição das técnicas de coleta de dados do projeto de pesquisa científica. |
16 |
3 |
Unidade III - Elaboração e análise de indicadores socioeconômicos |
15 |
4 |
Unidade IV – Projeto de pesquisa e apresentação dos resultados |
15 |
5 |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni – Parecer 050/2023, |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Descrição das Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; OM – Ensino com Pesquisa. |
Estratégias:AED ET TI OM APE TIG |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. |
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HABILIDADES |
Organização, apresentação de projetos, usar criatividade, dominar os recursos de digitação. |
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ATITUDES |
Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa, agilidade, espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. |
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OUTRAS |
- Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. - A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. - Todos os trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. - Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída ao/s aluno/s a nota zero. - Os projetos de pesquisa científica serão desenvolvidos individualmente. - Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, o qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. - Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Atividade em grupo |
3 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova I |
2 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prova II |
3 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Projeto de Pesquisa II |
4 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Seminário Apresentação Projeto Pesquisa |
4 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. 5. ed. Campinas: Alínea, 2012. 141 p. ISBN 9788575165959. |
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2 |
LUNA, Sérgio Vasconcelos. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: PUC/SP, 2013. 108 p. (Série trilhas) ISBN 9788528304084 |
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3 |
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010. 407 p. (Saúde em debate, 46). ISBN 978-85-271-0181-3. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. |
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2 |
BENTO, António. Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), n. 65, 2012, p. 42-44. |
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3 |
CARVALHO, Denise Bomtempo Birche de. [et al.]. Pesquisa em serviço social e temas contemporâneos / (orgs). – São Paulo: Cortez, 2020. |
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4 |
CHIZZOTTI, Antônio. Coleta de dados quantitativos e coleta de dados qualitativos. In: CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2005. P. 51-68; 89-108. |
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5 |
CAPPELLE, M. C. A.; MELO, M. C. de O. L.; GONÇALVES, C. A. Análise de conteúdo e análise de discurso nas ciências sociais. Organizações Rurais & amp; Agroindustriais, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011. |
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6 |
DORSA, Arlinda Cantero. O papel da revisão da literatura na escrita de artigos científicos INTERAÇÕES, Campo Grande, MS, v. 21, n. 4, out./dez. 2020. |
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7 |
ECHER, Isabel Cristina. A revisão de literatura na construção do trabalho científico. Revista Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre, 2001, p.5-20. |
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8 |
LIMA, Telma Cristiane Sasso, MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis. 2007, p. 37- 45. |
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9 |
LISBOA, Teresa Kleba. Gênero, feminismo e Serviço Social – encontros e desencontros ao longo da história da profissão. Rev. Katál. Florianópolis v. 13 n. 1 p. 66-75 jan./jun. 2010. |
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10 |
MARSIGLIA, Regina Maria Giffoni. Orientações Básicas para a Pesquisa. In: MOTA, A.E., et. Al. (orgs.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez; Brasília: OPAS, OMS, MS, 2009, p. 383-398 |
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11 |
MENDONÇA, Daniel. Uma (Breve) Introdução ao Pensamento Pós-Estruturalista. Revista do Programa de Pós em Artes Centro de Artes UFPEL-Paralelo31. Edição 15, dez. 2020. |
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12 |
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu (orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. |
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13 |
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), Fundação Oswaldo Cruz. Av. Brasil 4036/700, Manguinhos. 21040-361 Rio de Janeiro RJ 17(3):621-626, 2012. |
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14 |
MINAYO, Maria Cecília de Souza; sanches, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade@p0 Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/sep, 1993. |
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15 |
MOREIRA, Walter. Revisão de Literatura e Desenvolvimento Científico: conceitos e estratégias para confecção. janus, lorena, ano 1, no 1, 2o semestre de 2004. |
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16 |
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2006. |
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17 |
NEVES, Clarissa E. B; CORRÊA, Maria B. (Org.). Pesquisa Social empírica: métodos e técnicas. Cadernos de Sociologia. Porto Alegre: Editora da Universidade, v. 9, 1998. |
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18 |
PRATES, Jane Cruz. O método marxiano de investigação e o enfoque misto na pesquisa social: uma relação necessária. Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 11, n. 1, p. 116 - 128, jan./jul. 2012. |
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19 |
SAVICKAS,Mark L. Como redigir um relatório de pesquisa: finalidades e problemas em artigos científicos. Rev. bras. orientac. prof v.10 n.1 São Paulo jun. 2009. |
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20 |
TEIXEIRA, Enise Barth. A Análise de Dados na Pesquisa Científica importância e desafios em estudos organizacionais. Editora Unijuí • ano 1 • n. 2 • jul./dez. • 2003 p. 177-201. |
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21 |
TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetivos de pesquisa. Rev. Saúde Pública. 2005. 39(3) 507-514. |
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obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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