PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Audrilara Arruda Rodrigues Campos |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado I |
0-20261 |
5º |
7 |
140 |
EMENTA |
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Inserção do acadêmico no espaço sócio institucional. Reconhecimento e caracterização da prática institucional e da instituição/organização campo de estágio. Planejamento das atividades e sistematização da prática. Desenvolvimento de atividades teórico prático em espaço sócio ocupacional. Elaboração de Diagnóstico Institucional. |
OBJETIVO GERAL |
Inserir o acadêmico no espaço institucional de forma a garantir o exercício da práxis profissional, efetivando o aprendizado das interfaces e intervenção do Serviço Social na realidade concreta das relações pertinentes a sociedade, respeitando o que preconiza a Lei 8662/93 que regulamenta a profissão e o Código de Ética Profissional de 1993. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Propiciar ao acadêmico/a conhecimento do processo de trabalho profissional do Serviço Social na instituição onde estiver inserido; - Instrumentalizar o acadêmico/a para que tenha condições de construir o Diagnóstico Institucional; - Identificar as posturas éticas e políticas, teóricas e metodológicas, técnico operativas do trabalho do Assistente Social na instituição; - Mapear as características da população atendida, bem como a rede de atendimento; - Identificar as demandas de trabalho do Assistente Social; - Verificar os métodos e instrumentos de trabalho do Assistente Social, bem como as legislações e aportes teóricos que contribuem para o embasamento da práxis profissional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Aportes teóricos que subsidiam o processo de estágio no que se refere a relação teoria e prática; |
60 |
2 |
- Acompanhamento do supervisor de campo; |
80 |
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TOTAL DE HORAS |
140 h |
*Descrição das Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Classroom, entre outros. |
Estratégias:- Aula Expositiva e Dialogada (EAD) - Trabalho em Grupo - Pesquisa - Diagnóstico |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, atitude proativa, interlocução entre teoria e prática, fundamentação teórica, referenciais teóricos apropriados e de fontes seguras, seguir os passos metodológicos do portfólio, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, texto coerente e coeso, produção do material, domínio das Normas ABNT, organização, clareza, responder aos apontamentos do supervisor e orientador, escrita lógica, senso crítico e investigativo, entre outros. |
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HABILIDADES |
Organização, Habilidade de trabalhar com o coletivo; Escrita e apresentação oral; Criatividade; Iniciativa; Domínio de recursos de digitação. |
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ATITUDES |
Participação; Assiduidade; Cumprimento dos prazos, Pontualidade; Respeito, Presença; Maturidade nas relações institucionais, com os usuários, com o supervisor de estágio e orientador; Comprometimento Responsabilidade; Iniciativa e postura ética, assiduidade e pontualidade nas orientações e entrega do portfólio e demais atividades solicitadas pelo professor orientador, da disciplina e supervisor de estágio. |
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OUTRAS |
Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo supervisor de campo, orientador de estágio e professor da disciplina; Participação nas oficinas da disciplina de estágio; Cumprir o estabelecido no Regulamento de Estágio Supervisionado. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. A avaliação do estágio em serviço social é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho da prática profissional. Desta forma, a recuperação acontecerá de forma simultânea ao longo do processo de ensino aprendizagem no portfólio e construção do diagnóstico institucional, não havendo recuperação no que se refere ao estágio da prática. A nota para aprovação do aluno/a é 7,0 (sete), conforme regulamentação da universidade. As datas previstas para realização das avaliações podem sofrer alterações, conforme o bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Diagnóstico Institucional |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Oficina de Problematização |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Supervisão de Campo |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
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||||
Orientação de Estágio |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Portfólio |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 176 p. ISBN 9788524914003 |
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2 |
BONETTI, Dilséia Adeodata; SILVA, Marlise Vinagre (Org.). Serviço social e ética: convite a uma nova práxis. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003. 232 p. ISBN 852490631-6. |
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3 |
LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 232p. ISBN 9788524914928. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BARROCO, Maria Lucia S. Ética e serviço social: fundamentos ontológicos. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2022. |
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2 |
MAGALHÃES, Selma. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. São Paulo: papel social, 2019. |
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3 |
MANFROI, Vania Maria; HILLESHEIM, Jaime; CARTAXO, Ana Maria Baima. Estágio supervisionado em serviço social: contradições no cotidiano de trabalho. 1. ed. Florianópolis: 2022. |
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4 |
SÁ, Jeanete L. Martins de. Serviço social e interdisciplinaridade: dos fundamentos filosóficos à prática interdisciplinar no ensino, pesquisa e extensão.8.ed. São Paulo: Cortez, 2010. |
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5 |
TEIXEIRA, Laís Vila Verde et al. Análise institucional e serviço social. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786581492137. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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