PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Brenda Gomes Farias |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Serviço Social e Seguridade Social I - Saúde |
0-20260 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Política da Saúde: gênese e determinantes. Reforma sanitária no Brasil. Organização e funcionamento da política de saúde. Sistema Único de Saúde. Políticas públicas de saúde no âmbito do SUS. Relação Público e Privado. Controle Social. Intervenção do profissional na política de saúde. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar aos acadêmicos de Serviço Social a compreensão do processo da Política de Saúde no Brasil, bem como apreensão dos referenciais teóricos da prática profissional do Serviço Social na saúde. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender o processo saúde doença relacionado com os vários modelos de atenção à saúde; - Compreender o papel do Estado brasileiro em relação à Política de Saúde, analisando o contexto social e demográfico brasileiro e o processo histórico do sistema de saúde; - Apreender o processo da Política Pública Setorial Saúde (Sistema Único de Saúde - SUS) elaboração, gestão, financiamento e controle social; - Identificar o processo de participação da sociedade civil no monitoramento da Política Pública de Saúde: Conselhos e Conferências; - Conhecer os campos de atuação do Assistente Social na área da saúde, bem como as possibilidades de intervenção do profissional neste contexto; - Analisar a importância do SUS no contexto atual, processo de trabalho e os desafios profissionais na atenção primária e hospitalar; - Aprofundamento teórico acerca das instituições privadas e não governamentais no SUS. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I – Conceito ampliado de saúde: |
18 |
2 |
Unidade II – Sistema Único de Saúde – SUS - Lei. 8.080/90: |
20 |
3 |
Unidade III – Controle Social – Lei 8.142/90: |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
46 h |
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Estratégias:*Descrição das Estratégias: AED (Aula Expositiva Dialogada) QC (Questões comentadas); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); AI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Sistematização do conteúdo abordado na disciplina, correlação dos conteúdos dados em disciplinas anteriores com a prática do profissional assistente social. Criatividade, organização, elaboração dos trabalhos e representatividade do conteúdo apresentado (textos coerentes e coesos, utilizar regras de formatação, normas ABNT) capacidade de síntese, qualidade do material pesquisado e elaboração de ideias próprias. |
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HABILIDADES |
Participação, ética, liderança, comprometimento, postura adequada a situação, senso crítico, assiduidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, solidariedade, proatividade. |
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ATITUDES |
As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de trabalhos) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas. Habilidade em trabalhar com o coletivo, criatividade, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros. |
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OUTRAS |
Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Prova integrativa |
1,2,3,4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
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Atividade coletiva |
1,2,3,4 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
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Prova 1 |
1,2 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Prova 2 |
3,4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Estudo dirigido |
1,2,3,4, |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
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Atividade individual |
1,2,3,4 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BRAVO, Maria Inês Souza. Saúde, serviço social, movimentos sociais e conselhos: desafios atuais. São Paulo: Cortez, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788524924415. |
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2 |
MINAYO, Maria Cecília de Souza ; AKERMAN, Marco ; DRUMOND JÚNIOR, Marcos ; CARVALHO, Yara Maria de (Org.). Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Editora Hucitec, 2007. 871 p. ISBN 852710704x |
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3 |
VASCONCELOS, Ana Maria de. A prática do serviço social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2013. 597 p. ISBN 978-85-249-1993-0. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
COHN, Amélia et al. A saúde como direito e como serviço. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2015. 192 p. ISBN 978-85-249-2335-7. |
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2 |
LIMA, E. T. Saúde e democracia: Histórias e perspectivas do SUS. Fiocruz |
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3 |
MATOS, Maurílio Castro de. Serviço social ética e saúde: reflexões para o exercício profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2017 1 recurso online ISBN 9788524922602. |
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4 |
BRAVO, Maria Inês Souza; UCHÔA, Roberta (Org.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 408 p. ISBN 9788524912665 |
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5 |
SIMIONATTO, Ivete; RIBEIRO, Vera. Dilemas do Mercosul: reforma do Estado, direito à saúde e perspectivas da agenda social. Florianópolis: Lagoa, 2004. 200 p. ISBN 8588793148 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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