UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Serviço Social - Serviço Social e Seguridade Social I - Saúde - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social Par056/22

PROFESSOR

Brenda Gomes Farias


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Serviço Social e Seguridade Social I - Saúde

0-20260

4

80


EMENTA

Política da Saúde: gênese e determinantes. Reforma sanitária no Brasil. Organização e

funcionamento da política de saúde. Sistema Único de Saúde. Políticas públicas de saúde no âmbito

do SUS. Relação Público e Privado. Controle Social. Intervenção do profissional na política de

saúde.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos acadêmicos de Serviço Social a compreensão do processo da Política de Saúde no Brasil, bem como apreensão dos referenciais teóricos da prática profissional do Serviço Social na saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender o processo saúde doença relacionado com os vários modelos de atenção à saúde; - Compreender o papel do Estado brasileiro em relação à Política de Saúde, analisando o contexto social e demográfico brasileiro e o processo histórico do sistema de saúde; - Apreender o processo da Política Pública Setorial Saúde (Sistema Único de Saúde - SUS) elaboração, gestão, financiamento e controle social; - Identificar o processo de participação da sociedade civil no monitoramento da Política Pública de Saúde: Conselhos e Conferências; - Conhecer os campos de atuação do Assistente Social na área da saúde, bem como as possibilidades de intervenção do profissional neste contexto; - Analisar a importância do SUS no contexto atual, processo de trabalho e os desafios profissionais na atenção primária e hospitalar; - Aprofundamento teórico acerca das instituições privadas e não governamentais no SUS.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade I – Conceito ampliado de saúde:
- Determinantes sociais;
- Aspectos históricos do processo de saúde doença;
- Gênese do SUS e a relação com a reforma sanitária;
- Modelos de atenção em saúde no Brasil: atenção primária, secundária e terciária.

18

2

Unidade II – Sistema Único de Saúde – SUS - Lei. 8.080/90:
- Implementação do SUS: objetivos e atribuições;
- Princípios e Diretrizes;
- Modelos de atenção, financiamento e gestão;
- Reflexões de saúde no cenário contemporâneo: âmbito privado e não
governamental.

20

3

Unidade III – Controle Social – Lei 8.142/90:
- Participação da Sociedade Civil;
- Monitoramento da Política de Saúde;
- Conselhos e Conferências.

8

 

TOTAL DE HORAS

46 h


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AED (Aula Expositiva Dialogada) QC (Questões comentadas); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); AI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Sistematização do conteúdo abordado na disciplina, correlação dos conteúdos dados em disciplinas anteriores com a prática do profissional assistente social. Criatividade, organização, elaboração dos trabalhos e representatividade do conteúdo apresentado (textos coerentes e coesos, utilizar regras de formatação, normas ABNT) capacidade de síntese, qualidade do material pesquisado e elaboração de ideias próprias.

HABILIDADES

Participação, ética, liderança, comprometimento, postura adequada a situação, senso crítico, assiduidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, solidariedade, proatividade.

ATITUDES

As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de trabalhos) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas. Habilidade em trabalhar com o coletivo, criatividade, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros.

OUTRAS

Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Prova integrativa

1,2,3,4

2.0

A definir

Atividade coletiva

1,2,3,4

1.0

A definir

Prova 1

1,2

2.0

A definir

x

A definir

Prova 2

3,4

2.0

A definir

x

A definir

Estudo dirigido

1,2,3,4,

2.0

A definir

Atividade individual

1,2,3,4

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRAVO, Maria Inês Souza. Saúde, serviço social, movimentos sociais e conselhos: desafios atuais. São Paulo: Cortez, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788524924415.

2

MINAYO, Maria Cecília de Souza ; AKERMAN, Marco ; DRUMOND JÚNIOR, Marcos ; CARVALHO, Yara Maria de (Org.). Tratado de saúde coletiva. São Paulo: Editora Hucitec, 2007. 871 p. ISBN 852710704x

3

VASCONCELOS, Ana Maria de. A prática do serviço social: cotidiano, formação e alternativas na área da saúde. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2013. 597 p. ISBN 978-85-249-1993-0.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

COHN, Amélia et al. A saúde como direito e como serviço. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2015. 192 p. ISBN 978-85-249-2335-7.

2

LIMA, E. T. Saúde e democracia: Histórias e perspectivas do SUS. Fiocruz

3

MATOS, Maurílio Castro de. Serviço social ética e saúde: reflexões para o exercício profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2017 1 recurso online ISBN 9788524922602.

4

BRAVO, Maria Inês Souza; UCHÔA, Roberta (Org.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2006. 408 p. ISBN 9788524912665

5

SIMIONATTO, Ivete; RIBEIRO, Vera. Dilemas do Mercosul: reforma do Estado, direito à saúde e perspectivas da agenda social. Florianópolis: Lagoa, 2004. 200 p. ISBN 8588793148

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2025 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática