PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Vanuza Brunetta |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Serviço Social, Movimentos Sociais, Processos Participativos e Educação Popular |
0-18012 |
9º |
4 |
80 |
EMENTA |
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História dos movimentos sociais rurais e urbanos. Movimentos sociais na atualidade e diferentes expressões. Cidadania, democracia representativa e participativa. Intervenção profissional na assessoria e apoio a movimentos sociais e educação popular. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos acadêmicos reflexão teórica sobre os movimentos sociais, bem como análise crítica e compreensão da história dos movimentos sociais Urbanos e Rurais, bem como o papel do Assistente Social e sua intervenção. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Proporcionar reflexão teórico-crítica acerca do papel dos movimentos sociais; - Reconhecer os movimentos sociais enquanto potencializador do empoderamento da sociedade civil; - Compreender a emergência dos novos movimentos sociais e sua afirmação nos espaços públicos de construção alternativas, novas elaborações, análises e demandas; - Ampliar o debate referente à atuação profissional do Assistente Social junto aos Movimentos Sociais. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Compreensão teiorica sobre Estado, sociedade civil e sociedade capitalista. |
16 |
2 |
Aprofundar o conhecimento sobre novos Movimentos Sociais; |
10 |
3 |
- Movimentos Sociais e questões ambientais; |
20 |
4 |
- O trabalho de assistentes sociais junto aos movimentos sociais, mobilização e empoderamento; |
20 |
5 |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; APE Atividades Práticas Extraclasse; DG - Dinâmicas de Grupo; ET - Estudo de Texto; TG -Trabalho em Grupo; TI Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; Classroom, entre outros. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
- Saber articular conteúdo teórico com prática; - Interpretar textos, - Comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados; - Comunicar-se e interagir com os colegas e professor; - Cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos; pertinentes, ter senso crítico; Construção de conceitos claros, organização na elaboração dos trabalhos; Interpretação e produção de texto coerente e articulado; - Domínio das Normas da ABNT. |
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HABILIDADES |
-Expressar-se em público; - Saber trabalhar em grupo; - Escrever de forma clara e objetiva; Organização e apresentação das atividades com criatividade; |
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ATITUDES |
-Postura ética, - Responsabilidade, assiduidade, interesse e pontualidade; - Criticidade, – Capacidade Investigativa; Senso crítico; Organização dos trabalhos apresentados; Pontualidade na entrega dos trabalhos; Participação em sala de aula. |
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OUTRAS |
Busca pelos referenciais bibliográficos indicados, Cooperação com os colegas e professora; respeito pelas regras conjuntamente estabelecidas no contrato pedagógico. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1, 2, 3, 4 |
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2.0 |
A definir |
|
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Avaliação Individual I |
1, 2, |
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|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação Individual II |
3, 4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Trabalho Grupo |
1, 2, |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Trabalho Individual |
1, 2, 3, 4 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
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Seminário |
1,2,3,4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021. 139 p. ISBN 978-65-5548-024-5. |
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2 |
MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, classe e movimento social. 3.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 384p. ISBN 9788524918575 |
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3 |
SANTOS, Ana Paula Fliegner dos et al. Movimentos sociais e mobilização social. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595025547. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
ARAMIDES, Maria Beatriz Costa. Movimentos sociais e serviço social: uma relação necessária. São Paulo: Cortez, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788524923708. |
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2 |
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. 6.ed. rev. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 120 p. ISBN 852490478x |
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3 |
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. 2.ed.] Petrópolis: Editora Vozes, 2004. 143 p. ISBN 853262832x |
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4 |
GOHN, Maria da Glória. Novas teorias dos movimentos sociais. 3.ed. São Paulo: Loyola editora, 2010. 165p. ISBN 9788515035809 |
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5 |
BRAVO, Maria Inês Souza; MENEZEZ, Juliana Souza Bravo de (org.). Saúde, serviço social, movimentos sociais e conselhos: desafios atuais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2016. 366 p. ISBN 978-85-249-2077-6. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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