PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Juliana Gargioni de Lima |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Serviço Social e Educação |
0-18018 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Educação, Estado e Sociedade. Política Educacional Brasileira: fundamentos históricos e bases legais. Dimensão Social da Política Educacional. Interfaces entre Educação e Serviço Social. O exercício profissional do assistente social na área da educação. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer a Política Educacional Brasileira, Estado e Sociedade, revendo os fundamentos históricos e bases legais, desde a dimensão social da Política Educacional, e suas interfaces entre Educação e Serviço Social, possibilitando aos acadêmicos/as conhecimento acerca do Serviço Social e suas atribuições no trabalho nas escolas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Promover um espaço para conhecimento e reflexão aos acadêmicos/as sobre a Política Educacional Brasileira, pontuando sobre a Educação, Estado e Sociedade revendo os fundamentos históricos e bases legais; - Proporcionar que os/as alunos/as de Serviço Social tenham conhecimento sobre a dimensão social da Política Educacional; - Promover o conhecimento e reflexão acerca das interfaces entre Educação e Serviço Social; - Verificar que a atuação do Assistente Social nas escolas nas mais variadas expressões cotidianas, tanto nas relações externas (família, sociedade e entre outros) quanto nas relações internas (diretores, docentes e alunos, entre outros) que compõem o campo educacional; - Proporcionar aos acadêmicos/as conhecimento sobre o exercício profissional do Assistente Social na área da educação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
UNIDADE I |
10 |
2 |
UNIDADE II |
10 |
3 |
UNIDADE III |
8 |
4 |
UNIDADE IV |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
32 h |
Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 8 aulas em atividade Prática Extraclasse. |
Estratégias:Descrição das Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; OM – Ensino com Pesquisa. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. Saber articular conteúdo teórico com a prática. Saber construir indicadores sociais e criticidade, saber utilizar a biblioteca. |
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HABILIDADES |
Organização, apresentação de trabalhos, usar criatividade, dominar os recursos de digitação |
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ATITUDES |
Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa. |
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OUTRAS |
Agilidade, espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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|
2.0 |
A definir |
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Trabalho em Grupo |
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2.0 |
A definir |
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Avaliação 1ª Prova |
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2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 2ª Prova |
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|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Trabalho Individual |
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|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
AMARO, Sarita. Serviço social em escolas: fundamentos, processos e desafios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 170p. ISBN 978-85-326-5439-7. |
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2 |
MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Educação e serviço social: elo para a construção da cidadania. São Paulo: UNESP, 2012. 277 p. ISBN 978-85-393-0243-7. |
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3 |
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. 126 p. (Mundo do trabalho). ISBN 978-85-7559-068-3. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BACKHAUS. Berenice Beatriz. Prática do Serviço Social escolar. Uma abordagem interdisciplinar. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 38, ano 13, abri.1992, p.37-55. Periódico. |
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2 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à prática educativa. 34.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. |
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3 |
LOPES, Eleni Melo Silva. Serviço Social e Educação: as perspectivas de avanços do profissional de Serviço Social no sistema escolar público. Trabalhos Acadêmicos – UNESP – Campus de Marília, Marília, 2005. |
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4 |
MOTTA, Vania Cardoso da, e Larissa Dahmer Pereira. Educação e Serviço Social. Subsídio para uma análise crítica. Coletânea Nova do Serviço Social. Valéria Forti e Yolanda Guerra coordenadoras da coleção. Rio de Janeiro: Lumen Juris Serviço Social, 2017. |
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5 |
SILVA, Marcela Mary José da. Serviço Social na Educação: Teoria e Prática. São Paulo: Papel Social, 2012. |
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obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina; - os trabalhos das disciplinas devem seguir as normas da ABNT para os trabalhos acadêmicos; - obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença; - a avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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