UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Serviço Social - Serviço Social e Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social - Par785/17

PROFESSOR

Juliana Gargioni de Lima


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Serviço Social e Educação

0-18018

2

40


EMENTA

Educação, Estado e Sociedade. Política Educacional Brasileira: fundamentos históricos e bases legais. Dimensão Social da Política Educacional. Interfaces entre Educação e Serviço Social. O exercício profissional do assistente social na área da educação.


OBJETIVO GERAL

Conhecer a Política Educacional Brasileira, Estado e Sociedade, revendo os fundamentos históricos e bases legais, desde a dimensão social da Política Educacional, e suas interfaces entre Educação e Serviço Social, possibilitando aos acadêmicos/as conhecimento acerca do Serviço Social e suas atribuições no trabalho nas escolas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Promover um espaço para conhecimento e reflexão aos acadêmicos/as sobre a Política Educacional Brasileira, pontuando sobre a Educação, Estado e Sociedade revendo os fundamentos históricos e bases legais; - Proporcionar que os/as alunos/as de Serviço Social tenham conhecimento sobre a dimensão social da Política Educacional; - Promover o conhecimento e reflexão acerca das interfaces entre Educação e Serviço Social; - Verificar que a atuação do Assistente Social nas escolas nas mais variadas expressões cotidianas, tanto nas relações externas (família, sociedade e entre outros) quanto nas relações internas (diretores, docentes e alunos, entre outros) que compõem o campo educacional; - Proporcionar aos acadêmicos/as conhecimento sobre o exercício profissional do Assistente Social na área da educação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I
- A Educação para além do Capital;
- A educação como transcendência positiva da autoalienação do trabalho;
- Educação: o desenvolvimento contínuo da Consciência Socialista.

10

2

UNIDADE II
- Conhecer a Política Educacional;
- O Serviço Social e a Questão Social na escola;
- Fundamentos e Processos Potenciais;
- Identidade e formação para o trabalho em escolas.

10

3

UNIDADE III
- Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa

8

4

UNIDADE IV
- O Serviço Social em Escolas;
- Lei Nº 13.935/2019 “Dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica”.

4

 

TOTAL DE HORAS

32 h

Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 8 aulas em atividade Prática Extraclasse.


Estratégias:Descrição das Estratégias: AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; OM – Ensino com Pesquisa.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. Saber articular conteúdo teórico com a prática. Saber construir indicadores sociais e criticidade, saber utilizar a biblioteca.

HABILIDADES

Organização, apresentação de trabalhos, usar criatividade, dominar os recursos de digitação

ATITUDES

Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa.

OUTRAS

Agilidade, espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

2.0

A definir

Trabalho em Grupo

2.0

A definir

Avaliação 1ª Prova

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2ª Prova

2.0

A definir

x

A definir

Trabalho Individual

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

AMARO, Sarita. Serviço social em escolas: fundamentos, processos e desafios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. 170p. ISBN 978-85-326-5439-7.

2

MARTINS, Eliana Bolorino Canteiro. Educação e serviço social: elo para a construção da cidadania. São Paulo: UNESP, 2012. 277 p. ISBN 978-85-393-0243-7.

3

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008. 126 p. (Mundo do trabalho). ISBN 978-85-7559-068-3.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BACKHAUS. Berenice Beatriz. Prática do Serviço Social escolar. Uma abordagem interdisciplinar. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 38, ano 13, abri.1992, p.37-55. Periódico.

2

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à prática educativa. 34.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

3

LOPES, Eleni Melo Silva. Serviço Social e Educação: as perspectivas de avanços do profissional de Serviço Social no sistema escolar público. Trabalhos Acadêmicos – UNESP – Campus de Marília, Marília, 2005.

4

MOTTA, Vania Cardoso da, e Larissa Dahmer Pereira. Educação e Serviço Social. Subsídio para uma análise crítica. Coletânea Nova do Serviço Social. Valéria Forti e Yolanda Guerra coordenadoras da coleção. Rio de Janeiro: Lumen Juris Serviço Social, 2017.

5

SILVA, Marcela Mary José da. Serviço Social na Educação: Teoria e Prática. São Paulo: Papel Social, 2012.

obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina; - os trabalhos das disciplinas devem seguir as normas da ABNT para os trabalhos acadêmicos; - obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença; - a avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

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