PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Audrilara Arruda Rodrigues Campos |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Serviço Social: Família e Segmentos Vulneráveis |
0-18363 |
7º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Construção histórica do trabalho com famílias. Perfil da família latino americana, brasileira e catarinense. Intervenção do Serviço Social com famílias e segmentos vulneráveis na sociedade contemporânea. Instrumentos para estudo e trabalho com famílias e segmentos sociais vulneráveis. Aspectos ético político no trabalho com famílias. |
OBJETIVO GERAL |
Instrumentalizar os acadêmicos de Serviço Social no sentido de conhecer os segmentos vulneráveis e os modelos de família, bem como a apreensão dos referenciais teóricos e instrumentos utilizados na intervenção profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Proporcionar a incorporação de conceitos básicos sobre família a partir de uma perspectiva sócio histórica; - Subsidiar os acadêmicos de Serviço Social, com instrumental teórico para a intervenção com famílias e segmentos vulneráveis; - Conhecer as possibilidades de intervenção relacionadas a família e segmentos vulneráveis; - Propiciar o debate sobre o papel da família no âmbito da proteção social na atualidade e sobre o trabalho profissional no âmbito das políticas sociais; - Oferecer subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações profissionais com famílias; - Viabilizar o conhecimento dos métodos e instrumentos técnicos-operativos utilizados pelo Assistente Social na área da família e segmentos vulneráveis, bem como as legislações pertinentes a cada segmento. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I – Construção Histórica |
12 |
2 |
Unidade II – Políticas sociais e suas interfaces com as famílias |
12 |
3 |
Unidade III - Serviço Social e o trabalho com famílias |
20 |
4 |
Unidade IV - Segmentos Vulneráveis e Intervenção profissional |
20 |
5 |
Unidade V - Atividade Prática Extraclasse |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
76 h |
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Estratégias:AED - Aula Expositiva Dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; APE- Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Classroom, entre outros. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Sistematização do conteúdo abordado na disciplina, correlação dos conteúdos dados em disciplinas anteriores com a prática do profissional assistente social. Criatividade, organização, elaboração dos trabalhos e representatividade do conteúdo apresentado (textos coerentes e coesos, utilizar regras de formatação, normas ABNT) capacidade de síntese, qualidade do material pesquisado e elaboração de ideias próprias. |
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HABILIDADES |
Participação, ética, liderança, comprometimento, postura adequada a situação, senso crítico, assiduidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, solidariedade, pró-atividade. |
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ATITUDES |
As habilidades serão avaliadas através da produção textual (considerando além dos aspectos de conteúdo os aspectos formais da apresentação de trabalhos) escrita e sistematização e produção do texto; escrita clara e objetiva, postura ética, autonomia e capacidade de articular novas revisões bibliográficas, participação e assiduidade nas aulas. Habilidade em trabalhar com o coletivo, criatividade, senso investigativo, iniciativa, normas ABNT, organização, entre outros. |
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OUTRAS |
Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. Avaliação é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho profissional, sendo que o acadêmico deverá obter nota 7,0 ao final do semestre para obter aprovação na disciplina. As notas serão atribuídas conforme os itens descritos abaixo: - Atividades Coletivas: será avaliado a criatividade, relação entre teoria e prática, leitura da realidade, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, elaboração de síntese, postura corporal, gestualidade adequada, entonação de voz, autocontrole, postura, ética, comprometimento, respeito, texto coerente e coeso, pontualidade na entrega, dominar recursos de digitação, iniciativa, demonstrar poder de persuasão e capacidade de argumentação, análise crítica, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Avaliação Integrativa: será avaliado atitude pró-atividade, interlocução entre teoria e prática, bem como a interlocução entre as disciplinas e a prática do assistente social, fundamentação teórica, escrita clara e objetiva, uso de recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, postura ética, texto coerente e coeso, produção do material, normas ABNT, organização, clareza, escrita lógica, senso crítico e investigativo, articulação das ideias e a interface com os demais disciplinas, entre outros. (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Atividades Individuais: será avaliado elaboração de síntese, escrita clara, objetiva, correção ortográfica, texto coerente e coeso, raciocínio lógico, análise crítica, identificação das legislações pertinentes, utilização de aportes teóricos, abordar questões pertinentes à situação, apresentar conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, comprometimento, senso crítico, dentre outros) (NOTA: 2,0) será avaliado conhecimento, habilidades e atitudes - Prova: será avaliado a demonstração de visão sistêmica do assunto, interpretação, raciocínio lógico, análise crítica, identificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, utilização de aportes teóricos, conhecimento do assunto, ética, posicionamento adequado a situação, iniciativa, senso crítico e investigativo, dentre outros. (NOTA: 4,0) será avaliado conhecimento e atitude |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
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Atividades Coletivas |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
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Provas I |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Provas II |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Atividades Individuais |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ACOSTA, Ana Rojas; VITALE, Maria Amalia Faller. Família: redes, laços e políticas públicas. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 316 p. ISBN 8524911832 |
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2 |
GROSSI, Miriam Pillar. Gênero, violência e sofrimento: (Coletânea). Florianópolis: Editora da UFSC, 1998. 21 p. (Antropologia em Primeira Mão) 9960 |
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3 |
SZYMANSKI, Heloisa; BILAC, Elisabete Dória; SARTI, Cyntia A.; MELLO, Sylvia Leser de; GOMES, Jerusa Vieira; ROMANELLI, Geraldo; VITALE, Maria Amalia Faller; GENOFRE, Roberto Maurício; CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. A família contemporânea em debate. 4.ed. São Paulo: Educ, 2002. 122 p. ISBN 8528300730 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CERQUEIRA, Margarida; PIRES, Susana; FIGUEIREDO, Daniela; MATOS, Ana; SOUSA, Liliana. Os problemas das famílias multiproblemáticas: comparação da perspectiva dos profissionais e das próprias famílias. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.24, n.76 , p. 143-164, set. 2003. |
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2 |
KALOUSTIAN, Sílvio Manoug. Família brasileira: a base de tudo. 4.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 183 p. 23859 ISBN 852490541-7 |
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3 |
MATTOS, Hélcio Fernandes. Dependência química na adolescência: tratar a dependência de substâncias no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Schwarcz Ltda, 2004. 291 p. ISBN 8585717904 |
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4 |
MALDONADO, Maria Tereza. Os construtores da paz: caminhos da prevenção da violência. 2.ed.reform. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2004. 120 p. (Polêmica) ISBN 8516041395 |
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5 |
SALES, Mione Apolinário; MATOS, Maurílio Castro de (Org.). Política social, família e juventude: uma questão de direitos. São Paulo: Cortez Editora, 2004. 317 p. ISBN 852491029-1. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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