UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Serviço Social - Serviço Social e Avaliação de Programas e Projetos Sociais - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social - Par785/17

PROFESSOR

Wander Galvão Lopes Fernandes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Serviço Social e Avaliação de Programas e Projetos Sociais

0-18364

4

80


EMENTA

Relevância e significado da avaliação. Tipos e modalidades. Avaliação de projetos sociais. Indicadores sociais. Análise, implantação e implementação de projetos sociais. Processo de Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos acadêmicos/as subsídios teóricos no desenvolvimento de estratégias para elaboração de projetos sociais, indicadores sociais, bem como coordenação, execução e avaliação de programas e projetos sociais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Possibilitar que os/as acadêmicos/as tenham compreensão do significado da avaliação e de sua importância para políticas, programas e projetos sociais; - Proporcionar que os/as alunos/as de Serviço Social desenvolvam competências pontuadas na Lei que regulamenta a profissão de acordo com art. 4º; inciso I e II; - Instrumentar os/as acadêmicos/as para que compreendam os tipos, modalidades e métodos de políticas, programas e projetos sociais; - Viabilizar formas para que os/as acadêmicos/as aprendam a construir indicadores sociais para a avaliação de programas e projetos sociais; - Propiciar a compreensão acerca da avaliação, implantação e implementação de políticas, programas e projetos sociais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceito e relevância da avaliação para as políticas, programas e
projetos sociais.

20

2

Tipos, modalidades e métodos de avaliação.

16

3

Elaboração de Indicadores Sociais.

15

4

Análise, implantação e implementação de políticas, programas e projetos sociais; - Seminário Apresentação do Relatório.

15

5

Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni – Parecer 050/2023, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse.

14

 

TOTAL DE HORAS

80 h

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. - Todos os Trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. - Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída ao/s aluno/s a nota zero. - Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, o qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. - Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; OM – Ensino com Pesquisa.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. Saber articular conteúdo teórico com a prática. Saber construir indicadores sociais e criticidade, saber utilizar a biblioteca.

HABILIDADES

Organização, apresentação de trabalhos, usar criatividade, dominar os recursos de digitação.

ATITUDES

Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa.

OUTRAS

Agilidade, espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4

x

x

x

2.0

A definir

Atividade individual

2

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 1ª Prova

1

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2ª Prova

2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Trabalho em Grupo: Relatório de Avaliação de Programas e Projetos Sociais (1,5) e Seminário de Apresentação dos Grupos referente a divulgação e utilização dos resultados do Relatório de Avaliação de Programas e Projetos Sociais (0,5).

1,2,3,4

x

x

x

2.0

A definir

Estudo Dirigido

4

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015. 81 p. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 25). ISBN 978-85-7496-363-1.

2

JANUZZI, Paulo de Martino. Monitoramento e avaliação de programas sociais: uma introdção aos conceitos e técnicas. Campinas: Alínea, 2016. 161p. ISBN 9788575167618.

3

MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone G.; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Osvaldo Cruz, 2005. 243 p. ISBN 8589697061


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CANO, Ignácio. Introdução à avaliação de programas sociais. – 3. ed. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

2

COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. - 11. ed. - Petrópolis: Vozes, 2013.

3

FREIRE, Lúcia M. de B. O Serviço Social na reestruturação produtiva: espaços, programas, direções e processos do trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2016.

4

JANUZZI, Paulo de Martino. Monitoramento e avaliação de programas sociais: uma introdução aos conceitos e técnicas. - Campinas, São Paulo: Editora Alínea, 2016.

5

OLIVEIRA, Nadja Aline Melo de. Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos sociais. Idioma em Português. Editora: Independently Published, 2020.

obs:Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

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