PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Audrilara Arruda Rodrigues Campos |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Supervisionado III |
0-18365 |
7º |
7 |
140 |
EMENTA |
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Aplicação do plano de intervenção de estágio. Proposição de estratégias teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas de ação profissional. Sistematização da prática. Oficinas de orientação pedagógica. Desenvolvimento de atividades teórico prática em espaço ocupacional. Mapeamento da Rede socioassistencial e intersetorial e o fazer profissional. |
OBJETIVO GERAL |
Construir as atividades de estágio a partir da problematização e delimitação de intervenção relacionados ao campo de estágio em Serviço Social, possibilitando a aplicação do projeto de intervenção mediadas pelas dimensões constitutivas da profissão. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Estimular a capacidade de argumentação do estagiário acerca das práticas nas quais participa, utilizando o método da problematização (Arco de Maguerez); - Analisar as práticas sociais e instrumentalização para aplicação do projeto de intervenção; - Identificar as demandas, os métodos e instrumentos de trabalho do Assistente Social, bem como as legislações e aportes teóricos que contribuem para o embasamento da práxis profissional; - Desenvolver um saber crítico, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar; - Desenvolver habilidades e atitudes investigativas, propositiva e interventiva para um agir profissional competente; - Realizar o Mapeamento da Rede Socioassistencial e Intersetorial dos campos de estágio. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Aportes teóricos que subsidiam o processo de estágio no que se refere a relação teoria e prática; |
60 |
2 |
- Acompanhamento do supervisor de campo; |
80 |
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TOTAL DE HORAS |
140 h |
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Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; APE – Atividades Práticas Extraclasse; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas, Classroom, entre outros. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, atitude proativa, interlocução entre teoria e prática, fundamentação teórica, referenciais teóricos apropriados e de fontes seguras, seguir os passos metodológicos do portfólio, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados (termos técnicos), elaboração de síntese, texto coerente e coeso, produção do material, domínio das Normas ABNT, organização, clareza, responder aos apontamentos do supervisor e orientador, escrita lógica, senso crítico e investigativo, entre outros. |
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HABILIDADES |
Organização, Habilidade de trabalhar com o coletivo; Escrita e apresentação oral; Criatividade; Iniciativa; Domínio de recursos de digitação. |
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ATITUDES |
Participação; Assiduidade; Cumprimento dos prazos, Pontualidade; Respeito, Presença; Maturidade nas relações institucionais, com os usuários, com o supervisor de estágio e orientador; Comprometimento Responsabilidade; Iniciativa e postura ética, assiduidade e pontualidade nas orientações e entrega do portfólio e demais atividades solicitadas pelo professor orientador, da disciplina e supervisor de estágio. |
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OUTRAS |
Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo supervisor de campo, orientador de estágio e professor da disciplina; Participação nas oficinas da disciplina de estágio; Cumprir o estabelecido no Regulamento de Estágio Supervisionado.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. A avaliação do estágio em serviço social é contínua e cumulativa, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, bem como voltada para a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho da prática profissional. Desta forma, a recuperação acontecerá de forma simultânea ao longo do processo de ensino aprendizagem no portfólio e construção do diagnóstico institucional, não havendo recuperação no que se refere ao estágio da prática. A nota para aprovação do aluno é 7,0 (sete), conforme regulamentação da universidade. As datas previstas para realização das avaliações podem sofrer alterações, conforme o bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Aplicação Projeto de Intervenção |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Oficina de Problematização |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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Supervisor de Campo |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
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Orientações Estágio |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Portfólio |
|
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Relatório |
|
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
HILLESHEIM, Jaime; MANFROI, Vania Maria; CARTAXO, Ana Maria Baima (org.). Estágio supervisionado em serviço social: contradições no cotidiano de trabalho. Florianópolis: Emais, 2022. 264 p. ISBN 978-65-86439-81-6. |
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2 |
BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 176 p. ISBN 9788524914003 |
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3 |
LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em serviço social: desafios para a formação e o exercício profissional. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010. 232p. ISBN 9788524914928. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BARROCO, Maria Lucia Silva. Ética e serviço social: fundamentos ontológicos. 3. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 222 p. ISBN 8524908130. |
|||||||||||
2 |
FILGUEIRAS, Cristina Almeida Cunha. Atores locais na implementação da política de qualificação profissional. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.107 , p. 438-460, jul. 2011. |
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3 |
BAPTISTA, Myrian Veras. A investigação em serviço social. São Paulo: Editora Veras, 2012. 105p. ISBN 8587064274 |
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4 |
SPINK, Mary Jane. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 296 p. ISBN 8524907185 |
|||||||||||
5 |
OLIVEIRA, Cirlene Aparecida Hilário da Silva. O estágio supervisionado na formação profissional do assistente social: desvendando significados. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.25, n.80 , p. 59-81, set. 2004. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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