PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social - Par785/17 |
PROFESSOR |
Patricia Fatima de Oliveira Furtado |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Cotidiano e Identidade Profissional (Oficina de Serviço Social II) |
0-18366 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Diferentes perspectivas que compõem a prática e atuação profissional a partir da compreensão da categoria cotidiano. Construção da identidade do Assistente Social na contemporaneidade. |
OBJETIVO GERAL |
Construir e oferecer junto ao acadêmico um olhar crítico e compreensivo acerca do processo da construção da identidade do assistente social nos diversos espaços de atuação no cenário contemporâneo, além da visão de mundo e as principais abordagens acerca do tema. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer as configurações e tendências das demandas contemporâneas do Serviço Social; - Compreender as lutas e conquistas coletivas e os parâmetros de atuação profissional na atualidade; - Oportunizar aos acadêmicos a construção da identidade profissional sintonizada/balizada nos debates e discussões contemporâneas da categoria profissional, em consonância com o Projeto Ético-Político Profissional |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
• As principais características do serviço social na contemporaneidade; |
10 |
2 |
UNIDADE II |
8 |
3 |
UNIDADE III |
8 |
4 |
UNIDADE IV |
7 |
5 |
Atividade Prática Extraclasse - Rodas de Conversa Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 07 aulas em atividade Prática Extraclasse |
7 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
AED (Aula Expositiva Dialogada); MM (Mapa mental); QC (Questões comentadas); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); AI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros. |
Estratégias:AED MM ED QC |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT |
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HABILIDADES |
Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. Habilidade (psicomotora) – organização e apresentação de trabalhos. |
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ATITUDES |
Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa |
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OUTRAS |
Agilidade, espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
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Avaliação Individual |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
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Prova I |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação coletiva |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
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Prova II |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 27. ed. São Paulo: Cortez, 2020. 357 p. ISBN 978-85-249-2766-9. |
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2 |
PAULO NETTO, José; CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. Cotidiano: conhecimento e crítica. São Paulo: Cortez, 2012. 93 p. ISBN 9788524919022. |
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3 |
MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço social: identidade e alienação. 16. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 165 p. ISBN 9788524903519 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
FREIRE, Lúcia M. de B. O serviço social na reestruturação produtiva: espaços, programas, direções e processos do trabalho profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. 328 p. ISBN 978-85-249-1663-2. |
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2 |
MARTINELLI, Maria Lúcia. O trabalho do assistente social em contextos hospitalares: desafios cotidianos. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.107 , p. 497-508, jul. 2011. |
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3 |
MOTA, Ana Elizabete. Espaços ocupacionais e dimensões políticas da prática do assistente social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.34, n.120 , p. 694-705, out. 2014. |
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4 |
PAULO NETTO, José. Capitalismo monopolista e serviço social. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012. 176 p. ISBN 8524903945. |
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5 |
SILVA, Cláudio Gomes da. Serviço Social e reestruturação produtiva: entre a lógica do mercado e a defesa do projeto ético-político profissional. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.29, n.94 , p. 176-197, jun. 2008. |
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6 |
FÁVERO, Eunice Teresinha. Serviço social, direitos e prática profissional. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n.99 , p. 434-443, jul. 2009. |
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7 |
YAZBEK, Maria Carmelita; MARTINELLI, Maria Lúcia; RAICHELIS, Raquel. O Serviço Social brasileiro em movimento: fortalecendo a profissão na defesa de direitos. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, v.29, n.95 especial , p. 5-32, set. 2008. |
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obs:As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. No referido semestre utilizaremos como estratégias de ensino: textos e vídeos disponibilizados no Google Classroom utilizando plataforma digital. Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). ( OBS: essa explanação se diz respeito as duas últimas obras selecionadas) |
Para a atenticação do plano de ensino |
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