PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Vanuza Brunetta |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Serviço Social Trabalho e Profissão |
0-19433 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
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A compreensão do trabalho como fundamento ontológico e teleológico na perspectiva marxiana. As Configurações do trabalho na atualidade. O serviço social como especialização do trabalho coletivo partícipe dos processos de trabalho. Os elementos constitutivos do processo de trabalho e o trabalho do assistente social na contemporaneidade. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos estudantes conhecimento acerca da contextualização histórica referente a categoria trabalho na perspectiva marxiana, trazendo o entendimento sobre os processos de trabalho nesse período, construindo uma visão dialética com a atuação do profissional de Serviço Social no exercício da profissão, desenvolvendo sua maturidade acadêmica e profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Proporcionar conhecimento sobre a categoria trabalho, contribuindo para que os alunos possam discernir sobre esse processo na história, realizando neste ensaio um parâmetro aos dias atuais. - Promover a reflexão e senso crítico referente a categoria trabalho, de forma a contextualizar o domínio capitalista em seu desenvolvimento para o direcionamento de ordem na vida do indivíduo social. - Aprofundar o conhecimento sobre a leitura do exercício profissional do Serviço Social, apreendendo suas características nas múltiplas determinações e relações em que se constitui, no qual sua formação está voltada em princípios éticos que norteiam as suas competências e habilidades necessárias à sua operacionalização. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
- Contextualização da categoria trabalho e (re)produção das relações sociais na teoria de Marx; |
16 |
2 |
- As metamorfoses no mundo do trabalho; |
10 |
3 |
A prática profissional do assistente social |
20 |
4 |
Serviço Social na Contemporaneidade |
20 |
5 |
Atividade Prática Extraclasse: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse |
14 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
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Estratégias:*Descrição das Estratégias: AED (Aula Expositiva Dialogada); ARM (Aula com Recursos Multimídia); APE (Atividades Práticas Extraclasse); DG (Dinâmicas de Grupo); DM (Dramatização); EC (Estudo de Caso); ED (Estudo Dirigido); ET ( Estudo de Texto); SE (Seminário); TG (Trabalho em Grupo); TI (Trabalho Individual); VT (Visitas Técnicas); PD (Plataforma Digital), Classroom, entre outros. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Construção de conceitos claros, organização na elaboração dos trabalhos; Interpretação e produção de texto coerente e articulado; Domínio das normas da ABNT. |
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HABILIDADES |
Expressar-se em público; Trabalhar em grupo; Organização e apresentação das atividades com criatividade; |
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ATITUDES |
Postura ética; Criatividade; Responsabilidade; Pontualidade; comprometimento; Pontualidade na entrega dos trabalhos; Participação em sala de aula; |
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OUTRAS |
Busca pelos referenciais bibliográficos indicados, Cooperação com os colegas e professora; respeito pelas regras conjuntamente estabelecidas no contrato pedagógico. Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre.Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
1, 2, 3, 4 |
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2.0 |
A definir |
|
|
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Trabalho Individual |
1, 2, 3, 4 |
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|
1.0 |
A definir |
|
|
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Avaliação Individual I |
1, 2, 3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação Individual II |
4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Trabalho Grupo |
3,4 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
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Seminário |
1,2,3,4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho@p1: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788524924439. |
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2 |
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 27. ed. São Paulo: Cortez, 2020. 357 p. ISBN 978-85-249-2766-9. |
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3 |
RAICHELIS, Raquel; VICENTE, Damares; ALBUQUERQUE, Valéria (org.). A nova morfologia do trabalho no serviço social. São Paulo: Cortez, 2018. 341 p. ISBN 978-85-249-2621-1. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BAPTISTA, Myrian Veras; BATTINI, Odária. A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Veras Editora, 2014. 175 p. ISBN 9788587064486. |
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2 |
FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2015. 197 p. ISBN 9788524923289. |
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3 |
FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2015. 197 p. ISBN 9788524923289. |
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4 |
SILVA, Daniela Quadros da et al. Processo de trabalho em serviço social. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595027879. |
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5 |
SOUZA, Edvânia Â. de; SILVA, Maria Liduina de Oliveira e (org.). Trabalho, questão social e serviço social: a autofagia do capital. São Paulo: Cortez, 2019. 253 p. ISBN 978-85-249-2758-4. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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