UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Plano de Ensino

Uniplac - Graduação - Serviço Social - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2025/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social Par056/22

PROFESSOR

Patricia Fatima de Oliveira Furtado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19434

3

60


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Promover o conhecimento e habilidade junto ao acadêmico do exercício profissional do Assistente Social nos espaços socio-ocupacioanais de instituições organizacionais, possibilitando alternativas de novos espaços de trabalho no mundo contemporâneo, de maneira crítica e propositiva através da integralidade entre teoria e prática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer as configurações de atuação profissional do Assistente Social nas instituições governamentais e não governamentais - Compreender as potencialidades, dificuldades e os desafios dos Assistentes Sociais no cenário das instituições do Estado ( governo) e Sociedade Civil ( não governamental) - Oportunizar aos acadêmicos a construção da identidade profissional com visão crítica em meio as instituições estudadas (organizacionais e não organizacionais), possibilitando novas alternativas ao mercado de trabalho.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Processo de institucionalização das organizações governamentais e não governamentais no Brasil e sua relação com o Serviço Social.

Possíveis campos de atuação do Serviço Social nos espaços socio-ocupacioanais governamentais e não governamentais e os desafios contemporâneos.

12

2

Visitas técnicas às instituições governamentais e não governamentais no campo do Serviço Social

36

3

As expressões da questão social no campo de trabalho do Assistente Social nas instituições governamentais e não governamentais.

Os desafios do serviço social em relação a sua prática profissional frente as instituições governamentais e não governamentais

12

 

TOTAL DE HORAS

60 h

As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina; - os trabalhos das disciplinas devem seguir as normas da ABNT para os trabalhos acadêmicos; - obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença; - a avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Serão aulas ministradas em formato semanal. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. Os estudantes no decorrer da disciplina irão participar de atividades através de visitas técnicas em instituições governamentais e não governamentais e aplicar um projeto de extensão.


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT.

HABILIDADES

Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. – organização e apresentação de trabalhos.

ATITUDES

Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa.

OUTRAS

Agilidade, Espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Trabalho coletivo/ Proposta projeto de extensão

3.0

A definir

Trabalho individual/Estudo Dirigido

1.0

A definir

x

A definir

Trabalho individual/ Portfólio

4.0

A definir

x

A definir

Atividade em grupo/ oficina

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ALBUQUERQUE, Antonio Carlos Carneiro de. Terceiro setor: história e gestão de organizações. 2. ed. São Paulo: Summus, 2006. 151 p. ISBN 978-85-323-0251-9.

2

IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 27. ed. São Paulo: Cortez, 2020. 357 p. ISBN 978-85-249-2766-9.

3

ANDRADE, Renato. Serviço social gestão e terceiro setor: dilemas nas políticas sociais. São Paulo: Saraiva, 2015 ISBN 9788502635364.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAPTISTA, Myrian Veras; BATTINI, Odária. A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Veras Editora, 2014. 175 p. ISBN 9788587064486.

2

FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2015. 197 p. ISBN 9788524923289.

3

MELO, Débora Sinflorio da Silva; SCALABRIN, Felipe. Ciência política e teoria geral do estado. Porto Alegre: SAGAH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595021891.

4

MOTA, Ana Elizabete da. O feitiço da ajuda: As determinações do serviço social na empresa. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1998. 143 p. ISBN 852490316-3

5

TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONG`S: principais funções gerenciais. 11.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009. 126 p. (Coleção FGV Prática) ISBN 9788522506996

obs:Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC).

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