PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Patricia Fatima de Oliveira Furtado |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Práticas Extensionistas |
0-19434 |
3º |
3 |
60 |
EMENTA |
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Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Promover o conhecimento e habilidade junto ao acadêmico do exercício profissional do Assistente Social nos espaços socio-ocupacioanais de instituições organizacionais, possibilitando alternativas de novos espaços de trabalho no mundo contemporâneo, de maneira crítica e propositiva através da integralidade entre teoria e prática. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Conhecer as configurações de atuação profissional do Assistente Social nas instituições governamentais e não governamentais - Compreender as potencialidades, dificuldades e os desafios dos Assistentes Sociais no cenário das instituições do Estado ( governo) e Sociedade Civil ( não governamental) - Oportunizar aos acadêmicos a construção da identidade profissional com visão crítica em meio as instituições estudadas (organizacionais e não organizacionais), possibilitando novas alternativas ao mercado de trabalho. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Processo de institucionalização das organizações governamentais e não governamentais no Brasil e sua relação com o Serviço Social. |
12 |
2 |
Visitas técnicas às instituições governamentais e não governamentais no campo do Serviço Social |
36 |
3 |
As expressões da questão social no campo de trabalho do Assistente Social nas instituições governamentais e não governamentais. |
12 |
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TOTAL DE HORAS |
60 h |
As datas previstas nas avaliações descritas neste plano de ensino poderão sofrer alterações de acordo com as dinâmicas das aulas e bom aproveitamento dos conteúdos. Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, a qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina; - os trabalhos das disciplinas devem seguir as normas da ABNT para os trabalhos acadêmicos; - obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença; - a avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Serão aulas ministradas em formato semanal. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. Os estudantes no decorrer da disciplina irão participar de atividades através de visitas técnicas em instituições governamentais e não governamentais e aplicar um projeto de extensão. |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. |
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HABILIDADES |
Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. – organização e apresentação de trabalhos. |
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ATITUDES |
Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa. |
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OUTRAS |
Agilidade, Espírito de cooperação com os colegas e professor, respeito pelas regras estabelecidas no contrato pedagógico estabelecido em sala de aula entre professor e aluno. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Trabalho coletivo/ Proposta projeto de extensão |
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3.0 |
A definir |
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Trabalho individual/Estudo Dirigido |
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|
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Trabalho individual/ Portfólio |
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|
4.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Atividade em grupo/ oficina |
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|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
ALBUQUERQUE, Antonio Carlos Carneiro de. Terceiro setor: história e gestão de organizações. 2. ed. São Paulo: Summus, 2006. 151 p. ISBN 978-85-323-0251-9. |
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2 |
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 27. ed. São Paulo: Cortez, 2020. 357 p. ISBN 978-85-249-2766-9. |
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3 |
ANDRADE, Renato. Serviço social gestão e terceiro setor: dilemas nas políticas sociais. São Paulo: Saraiva, 2015 ISBN 9788502635364. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BAPTISTA, Myrian Veras; BATTINI, Odária. A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Veras Editora, 2014. 175 p. ISBN 9788587064486. |
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2 |
FALEIROS, Vicente de Paula. Saber profissional e poder institucional. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2015. 197 p. ISBN 9788524923289. |
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3 |
MELO, Débora Sinflorio da Silva; SCALABRIN, Felipe. Ciência política e teoria geral do estado. Porto Alegre: SAGAH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788595021891. |
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4 |
MOTA, Ana Elizabete da. O feitiço da ajuda: As determinações do serviço social na empresa. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1998. 143 p. ISBN 852490316-3 |
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5 |
TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONG`S: principais funções gerenciais. 11.ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2009. 126 p. (Coleção FGV Prática) ISBN 9788522506996 |
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obs:Diante a necessidade de atualizar de forma constante os periódicos do curso, segue abaixo a complementação das referências a serem utilizadas, conforme relatório de adequação para bibliografias básicas e complementares do Curso de Serviço Social a serem utilizadas no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). |
Para a atenticação do plano de ensino |
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