PLANO DE ENSINO |
2025/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Brenda Gomes Farias |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Instrumentos Técnicos e Operativos do Serviço Social II |
0-19432 |
3º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Concepções e aspectos ético-políticos do instrumental técnico-operativos. Relação entre os aspectos teórico-metodológicos e o instrumental técnico-operativo. Instrumentos e técnicas no exercício profissional. Metodologia de intervenção: abordagens individuais e coletivas da ação profissional. |
OBJETIVO GERAL |
Concepções e aspectos ético políticos do instrumental técnico operativo do serviço social. Perspectivas teórico metodológicas na construção dos instrumentos de intervenção. Instrumentos e técnicas no exercício profissional. Atribuição e Competência Profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Subsidiar os acadêmicos a reflexão sobre as concepções e aspectos éticos políticos do instrumental técnico operativo; - Propiciar aos acadêmicos elementos teórico metodológico, ético político e técnico operativo do Serviço Social para intervenção profissional; - Refletir sobre a atualidade do instrumental técnico da profissão diante das atuais demandas sócio ocupacionais; - Promover a reflexão sobre a habilidade técnica, atitudes e instrumentos que subsidiam a operacionalização do processo de trabalho do Assistente Social. - Desenvolver um olhar crítico sobre a totalidade, integrando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação acadêmica de forma interdisciplinar; - Proporcionar aos acadêmicos de S.S. momentos de integração, através de atividades em equipe, como forma de aproximação da relação entre teoria e prática. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I - Serviço Social e a Instrumentalidade |
30 |
2 |
Unidade II - Intervenção e Instrumentos Técnicos-Operativos |
36 |
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TOTAL DE HORAS |
66 h |
- Roda de Conversa Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018,, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse |
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
- Roda de Conversa Obs: Conforme aprovado pela resolução do Consuni n. 367/2018 – Parecer 038/2018,, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse |
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HABILIDADES |
Participação, ética, liderança, comprometimento, postura adequada a situação, senso crítico, assiduidade, responsabilidade, autonomia, iniciativa, disponibilidade, solidariedade, proatividade. |
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ATITUDES |
Participação, assiduidade, cumprimento dos prazos, pontualidade, respeito, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa, postura ética, pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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OUTRAS |
- A nota para aprovação do acadêmico/a é 7,0 (sete), conforme regulamentação da universidade. As datas previstas para realização das avaliações podem sofrer alteração, conforme o bom aproveitamento dos conteúdos da disciplina. - Todos os trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. -Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída ao/s aluno/s a nota zero. - O/a estudante que não entregar os trabalhos da disciplina nas datas indicadas no plano de ensino ou acordada com a turma terá descontado de sua nota 0,25 pontos por dia de atraso. - Avaliação Integrativa acontecerá na modalidade definido em reunião de colegiado. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1,2,3,4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
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Atividade Coletiva |
1,2,3,4 |
|
|
|
0 |
A definir |
|
|
||||
Prova I |
1,2 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prova II |
3,4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Atividade Individual |
1,2,3,4 |
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Estudo dirigido |
1,2,3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em serviço social. 4. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 208 p. ISBN 852490667-7 |
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2 |
GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade do serviço social. 3.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 215 p. ISBN 8524905697 |
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3 |
SANTOS, Cláudia Mônica dos; BACKY, Sheila; GUERRA, Yolanda (org.). A dimensão técnico-operativa no serviço social: desafios contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2017. 205 p. ISBN 978-85-249-2522-1. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BAPTISTA, Myrian Veras; BATTINI, Odária. A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Veras Editora, 2014. 175 p. ISBN 9788587064486. |
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2 |
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS. O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuição ao debate no judiciário, penitenciário e na previdência social. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2014. 182 p. ISBN 978-85-249-2194-0. |
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3 |
MAGALHÃES, Selma Marques. Avaliação e linguagem: relatórios, laudos e pareceres. 5. ed. Campinas: Papel social, 2019. 114 p. ISBN 978-85-65540-53-7. |
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4 |
MOREIRA, Carlos Felipe Nunes. O trabalho com grupos em serviço social/ a dinâmica de grupo como estratégia para reflexão crítica. São Paulo: Cortez & Moraes, 2013. 95 p. |
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5 |
VELOSO, Renato. Serviço social, tecnologia da informação e trabalho. São Paulo: Cortez, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788524920912. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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